Minilua

Por que as coisas ficam com gosto ruim depois de escovarmos os dentes?

Você, alguma vez na vida, já deve ter escovado os dentes e logo em seguida tomou um suco de laranja ou mesmo comeu qualquer coisa. Se sua memória for boa, vai lembrar que o gosto das coisas fica ruim demais, pois de alguma maneira a pasta de dente parece deixar a boca inutilizada para sentir as coisas direito. Mas porque será que isso acontece?

O gosto e o sabor

O funcionamento do gosto e do cheiro das coisas é um pequeno mistério para a ciência, pois ainda não fomos capazes de entender todos os pormenores dessas duas sensações que nosso corpo tem. Por isso, tentar explicar qualquer coisa que as envolva é complicado, porém, mesmo assim, existe uma boa ideia de como os gostos funcionam.

O primeiro passo para entender o gosto é saber que ele e o sabor são coisas diferentes. O gosto é a reação que nosso corpo gera em contato com os alimentos. O sabor é algo mais subjetivo, é o que você sente quando come algo, é a sua experiência.

Pasta de dente, a grande inimiga do gosto

Se você nunca comeu nada logo depois de escovar os dente, levante aí, vá fazer a higiene bucal e tente comer algo. Se tiver suco de laranja é ainda melhor, pois a coisa fica realmente ruim.

A pasta de dente nada mais é que um composto químico bem complexo, por isso ela contém muitas substâncias diferentes e uma delas é o lauril sulfato de sódio (SLS), que é um surfactante.

O surfactante, também conhecido como tensioativo, serve para diminuir a tensão das superfícies, dando a possibilidade, como no caso da pasta de dente, da formação das bolhas. Além disso, essa substância ajuda a espalhar o creme dental por todos os cantos da boca.

Só que ao mesmo tempo que ajuda, as características químicas dessa substância geram um problema, pois ela também ataca as glândulas responsáveis pelo sabor doce, destruindo os fosfolipídios.

Por isso, sempre que comemos algo logo depois de escovarmos os dentes, o gosto fica estranho, principalmente em coisas doces.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/