Minilua

Por que o “Cola” da Coca-Cola e da Pepsi-Cola?

Já parou para pensar em Coca-Cola e Pepsi-Cola? Por que os dois principais refrigerantes do mundo tem “Cola” em seu nome?

Não é apenas no nome que esses dois refrigerantes têm algo em comum, os dois foram criados por farmacêuticos e no início das suas histórias eram remédios, mas acabaram caindo no gosto popular e virando apenas refrigerante. Mas essa já é outra história, vamos ao que interessa: “Por que Cola?”

A “Cola” desses dois refrigerantes vem do fruto de uma árvore africana, que chegou à América junto com os escravos. A noz-de-cola, como é chamado esse fruto, acabou emprestando seu nome aos famosos refrigerantes, por ser um dos principais ingredientes das duas fórmulas secretas.

Antes de chegar nos E.U.A, a noz-de-cola era muito usada na África como estimulante, pois contêm alta concentração de cafeína, que é outra característica tomada da fruta pelos dois refrigerantes.

Um fato muito interessante é que a Coca-Cola não se utiliza mais da castanha original, ela substituiu a fruta africana por produtos sintéticos. A “Cola” ficou só no nome.