Minilua

Por que dizemos saúde quando alguém espirra?

Durante o ano todo, bilhões de pessoas espirram ao redor do mundo.
Espirrar pode ser causado por coisas, como sentir um cheiro aleatório, aspirar pó, ou mesmo ocasionado por um orgasmo – louco. Para mostrar como esse ato é universal, saibam que outros animais espirram também – na verdade, os cientistas sabem muito pouco sobre o fenômeno.
Na maioria dos casos, um espirro é projetado para expelir partículas estranhas e irritantes de suas vias respiratórias, particularmente sua cavidade nasal, e é um reflexo de proteção.
E o que vem depois de um espirro? Aqui no Brasil, geralmente dizemos “saúde”, já nos EUA é tradicionalmente um “te abençoe.”
“Os gregos e os romanos tomaram espirros como um sinal de bem-estar e expressavam seus melhores votos para a pessoa que espirrava usando a frase” viva por muito tempo “, ou” Que Júpiter te abençoe “, de acordo com uma avaliação científica turca de espirros e coceiras publicado no ano passado em Nasal Fisiologia e Fisiopatologia de Doenças Nasais.

Graças ao Papa?

Mas em algum lugar ao longo do caminho, espirros converteram-se em boas graças.
No século 14 o Papa Gregório VII pediu que “Deus te abençoe” ou “saúde”,  tornasse “uma breve oração a ser dita após cada espirro para proteger contra a praga”, disseram os autores da revisão.
A palavra alemã “Gesundheit”, que significa “saúde”.
De acordo com a Wikipedia na busca por “Espirros ao redor do mundo”, muitos países usam somente “saúde” como referência de longevidade em suas respostas para espirros, e somente alguns referem-se a Deus.

Outra resposta para as termologias é que quando espirramos, nosso coração para por um milésimo de segundo, então é de bom grado desejar saúde ou alguma benção para que o coração não pare de vez.