Minilua

Por que esquecemos as coisas?

Por que eu não consigo me lembrar do que comi no dia 5 do mês passado no almoço, ou por que eu me esqueci aquilo que minha mãe me pediu para fazer? Simples, a culpa toda esta no seu cérebro. Querendo ou não, em algum momento, você vai esquecer alguma coisa.

Esquecer é normal. Nosso cérebro é “programado” para selecionar somente as coisas mais importantes e salva-las em sua memória, muitas vezes para conseguir armazenar uma informação, ele tem que apagar outra menos importante.

Para isso ele leva em conta sua concentração e envolvimento emocional com o fato ou ensinamento, selecionando o que é mais importante, ou seja, quando você não presta atenção em algo muito provavelmente não conseguirá se lembrar dela quando quiser. "Não seria saudável guardar todos os detalhes de todas as nossas experiências", diz o geriatra Weyler Galvão Pôrto, da Unifesp.

Nossa capacidade de memorizar esta totalmente ligada a nossa qualidade de vida, pois pessoas que comem mal, não se exercitam, usam drogas e bebem demais, além das pessoas com Alzheimer, tem a memória debilitada, armazenando cada vez menos coisas.

Cuide de sua saúde que você cuida da sua memória, e assim sua mãe ou seu chefe não te xingam por ficar esquecendo das coisas.