Minilua

Por que o Facebook é azul?

O Orkut é roxo, o Google+ branco, mas o Facebook, desde seu primeiro dia na história, quando ele ainda tinha o nome de “Thefacebook”, tinha a cor azul em seu layout, mas porque será que isso ocorre e não existem mudanças?

A cor é algo muito importante em qualquer produto e, na verdade, existe uma grande ciência em volta disso, pois algumas cores fazem as pessoas prestarem mais atenção, outras deixam quem olha mais agitado e algumas conseguem criar uma distração maior. Por isso, cada marca costuma escolher uma cor que combine com seus produtos e apostar nela. Só que, no caso da famosa rede social, as coisas não são bem assim.

Desde a época em que o usuário precisava de um ID com um e-mail de uma instituição educacional para entrar, a rede de Mark Zuckerberg era azul e tudo isso por causa de seu fundador, não que ele seja um grande conhecedor das cores e suas funcionalidades, mas porque ele é daltônico.

Mark não enxerga as cores vermelhas e verdes, somente o azul é uma bela cor aos seus olhos, por isso ela acabou sendo escolhida e nunca foi mudada. Por sorte, essa cor também tende a distrair mais as pessoas, fazendo com que o daltonismo de Mark tenha ajudado seu site de verdade.