Minilua

Por que o leite sobe e transborda quando ferve?

Ferver leite parece ser uma maldição. Basta um descuido de um segundo para que aquele simples aquecimento se transforme em uma bagunça memorável. Mas por que será que o leite, ao contrário da água, sobe e transborda quando é fervido?

O culpado

Quando fervemos água, nós estamos dando energia ao líquido. Com o tempo, as moléculas recebem tanta energia, e se movem tão rápido, que acabam passando do estado líquido para o gasoso. Quando um grande número dessas moléculas passa pelo mesmo processo, a água começa a borbulhar, gerando bolhas lá no fundo da panela, que se unem a outras e são liberadas na atmosfera.

No leite, que é um líquido muito mais complexo do que a água, nós temos algumas outras substâncias influenciando a fervura. Antes da água existente no leite ferver, a gordura dessa substância acaba indo para cima, o que ocasiona o problema.

A gordura do leite não evapora tão facilmente quanto a água e sua tensão superficial não é facilmente vencida, por isso, quando a água embaixo começa a ferver, em vez do vapor subir para atmosfera, ele tranca na gordura. Nesse momento se incia o processo de subida do leite, onde o vapor começa a levar a gordura para cima, devido a crescente pressão embaixo.

Esse mesmo fenômeno ocorre com outras substâncias ou mesmo quando estamos cozinhando algo que leva bastante água, mas o leite acaba sendo o mais famoso por ferrar a vida de todo o mundo.

Por isso, basta apenas um segundo de distração para que o leite transborde e sua mãe fique “P” da vida.