Minilua

Por que os mares são azuis?

Ou verdes, como podemos visualizar em algumas fotos.

De acordo com o que já estudamos, a água é transparente, mas por que a água dos oceanos têm colorações entre o azul e o verde?

A água do mar pode apresentar várias cores, dependendo das partículas que estiverem em suspensão nela, da quantidade de luz solar incidindo sobre ela e da sua profundidade. Além disso, as cores que vemos dependem dos comprimentos de onda da luz que a água reflete e que são visíveis para os nossos olhos.

Dependendo da composição de determinado material, os diversos comprimentos de luz viajam por ele de maneira diferente. No caso da água do mar, o comprimento de onda próximo ao espectro do azul viaja até profundidades maiores, enquanto que os comprimentos de onda mais claros como vermelhos, amarelos e laranjas são absorvidos mais rápido. Além disso, as moléculas de água ajudam a propagar o comprimento de onda azul, absorvendo os comprimentos de onda mais claros e refletindo os tons de azul em diversas direções. É por isso que enxergamos a cor dos oceanos como sendo azul. Mas e os mares com águas verdes ou até marrons?

No caso do mar verde, é possível que exista uma grande abundância de sedimentos ou plantas marinhas na água, interferindo na forma de como a luz é refletida. Já no caso das águas marrons, que normalmente ficam assim depois da passagem de alguma tempestade, a cor se deve à ação do vento e das correntes mais agitadas, que coletam mais areia e sedimentos que, por sua vez, ficam em suspensão na água.

Por último, outra hipótese é a de que a água reflete o azul do céu, embora esse efeito somente ocorra quando o mar se encontra bem tranquilo e em ângulos relativamente baixos. De qualquer forma, a maior parte dos oceanos é completamente escura, pois bem pouca a luz é capaz de chegar a profundidades superiores a 200 metros e nenhuma luz penetra a mais de mil metros.