Minilua

Por que as moscas são tão rápidas e fogem de nossos ataques?

Todo mundo já tentou matar uma mosca e a maldita fugiu, muitas vezes mesmo antes de nossa mão chegar perto, elas decolam como se pudessem prever o futuro. Mas como elas conseguem fazer isso?

Bom, apesar de não conseguirmos ver, as moscas possuem pequenos pelos que funcionam como radares e eles captam qualquer movimentação de ar a sua volta. Desse modo quando iniciamos o movimento com a mão para mata-las, elas já sabem que algo está vindo em sua direção, assim conseguem fugir antes de chegarmos perto.

Essa regra não se aplica a Presidentes Americanos:

Mas você deve estar pensando: “Se ela foge por causa da movimentação de ar de nossa mão, por que o mata-moscas não faz com que ela fuja?”

Essa é fácil. Todos devem ter notado que o mata-moscas é sempre furadinho, e isso não é para poupar matéria prima, mas sim para que ele se mova deslocando menos ar do que nossa mão. Assim a mosca tem uma maior dificuldade de captar o ataque.

Existe uma outra questão bem interessante sobre as moscas: “Por que elas esfregam as mãos quando pousam?”

Um engraçadinho iria responder: “Na verdade ela está pondo o guardanapo no pescoço e pensando, enquanto esfrega as mãos: que comida deliciosa!”

Não é bem isso, mas tem certo nexo. Elas esfregam as mãos para limpar-se, pois pousam em muitas coisas sujas. Contudo não é só uma questão de higiene, pois nas suas patas ficam seus receptores que identificam o tipo de alimento ou produto que está sendo tocado.