Minilua

Por que nos sentimos cansados quando dormimos demais?

Quem nunca chegou em casa totalmente exausto, se atirou na cama e só acordou no outro dia, depois de umas doze horas de sono, para descobrir que continuava cansado? Ou chegou em casa “podre” e dormiu umas quatro ou cinco hora, e depois estava “novo em folha”?

Parece que dormir demais em vez de nos descansar, acaba nos deixando mais cansados ainda. E por que será que isso acontece?

Mudanças do sono

Conforme nossa idade vai aumentado, nossas horas de sono tendem a diminuir naturalmente, seja pelos problemas da vida, seja por nosso próprio organismo. Por isso cada idade tem uma média recomendada de horas dormidas.

Quando somos crianças nós dormirmos muito, chegando perto das 18 horas por dia. Isso é muito bom, pois é na hora em que dormirmos que nosso corpo libera os hormônios do crescimento que nós fazem, obviamente, crescer.

Conforme o tempo vai passando, o tempo vai diminuindo, chegando a um pouco mais de 8 horas por noite na adolescência. Já quando adultos, o normal são 7 horas e meia. Claro que esses número são ideais nem sempre seguidos.

Dormindo mais do que a cama

Quando dormimos demais, acabamos nos sentindo mais cansados do que deveríamos, contudo a lógica nos faz pensar exatamente o contrário. Só que o sono trabalha de maneira diferente em nosso corpo, por isso ele precisa ser bem controlado para funcionar bem.

Nosso sono é divido em partes, tendo cada uma mais ou menos 90 minutos, sendo assim precisamos passar em uma noite 5 vezes por esses “caminhos”, o que nos dá mais ou menos sete horas e meia, o tempo perfeito para o corpo.

Só que quando dormimos mais do que devíamos nosso corpo começa esses ciclos novamente, mas sem a mesma efetividade e normalmente a pessoa acaba acordando no meio de um desses, o que é péssimo, pois temos a impressão de estarmos mais cansados do que estávamos quando dormimos.

Assim, se você tiver azar de acordar no meio de um sono profundo chamado REM, pode-se sentir-se pior do que quando deitou.

Mas caso você não resista a um dormida mais longa, segue uma bela dica para evitar esse cansaço pós-sono: Fique quinze minutos no Sol, assim seu corpo “desperta” e volta ao normal. Pois a luminosidade de nossa estrela é quem guia muitas coisas que o corpo faz.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/