Por que nos sentimos melhores quando ouvimos músicas tristes?

Quando estamos nos sentindo deprimidos, ouvimos músicas que correspondem com a nossa melancolia. O efeito de ouvirmos uma música triste faz nos sentirmos melhor e não o contrário, como muitos acreditam.

escuchar-musica-triste

Uma pesquisa publicado na revista PLoS ONE, realizado por alunos da Universidade Livre de Berlim, entrevistou 722 pessoas em todo o mundo após ouvirem musicas tristes e notaram que a maioria das pessoas sentiram-se consoladas quando as ouviam, especialmente durante períodos que passavam  por algum sofrimento emocional. Os participantes também sentiram que as musicas inspiraram sua imaginação, e os fez sentir saudades de tempos passados.

Alegre-Triste-960x500

O estudo também discute que a musicoterapia pode nos ajudar a melhorar o bem-estar emocional. Pessoas emocionalmente instáveis ​​em particular, podem se beneficiar da terapia de música triste, de acordo com o estudo. Estas pessoas tendem a usar a música para regular as emoções.

Então, da próxima vez que você estiver passando por algo triste em sua vida, pegue seus fones de ouvidos e ponha para tocar “Moonlight Sonata” (canção triste de Beethoven, favorita entre os 722 entrevistados) e assim trabalhe o que está incomodando você.

Beethoven

  1. Litzen Vampiro

    1 de abril de 2016 em 12:44

    Então Dsbm deve ser ótimo pra terapia com musica

  2. Luiz Ricardo

    31 de março de 2016 em 22:29

    Lembrei do Shy do Sonata Arctica

  3. Willyam Ricardo

    31 de março de 2016 em 14:54

    Quando eu me sinto triste , pra mim as musicas melancólica pioram ainda mais , por isso eu taco um rock ou uma musica animada pra me sentir mais inspirado e tentar passar por isso de uma forma mais rápida. Musica triste tento ouvir na hora de dormir , elas são muito boas pra isso rsrsr

    • André Silva

      31 de março de 2016 em 19:16

      Comigo é totalmente o contrário, ouvir música agitada quanto eu to triste só piora a situação, a música triste meio que consola a gente, dá a impressão que não estamos sozinhos na tristeza.

      • Wyvern Björk

        31 de março de 2016 em 21:51

        Exatamente isso André! Tenho a impressão de que os sentimentos que tenho naquele momento não são tão incomuns, que qualquer um pode tê-los e supera-los, mas não é só isso, existem outras coisas envolvidas que não consigo/quero explicar kkk.

  4. André Silva

    31 de março de 2016 em 12:34

    Não li porque já vi essa mesma matéria há meses em outro site que não direi o nome pra não ser chato. Eu adoro música triste, a maioria das minhas músicas são tristes. Não tenho essa citada no post, vou procurar depois. Recomendo:
    Caribbean Blue – Enya
    Christina Aguilera – Hurt
    The Arrival of the birds (essa é instrumental)
    Boyce Avenue – Shadow of the day

6 Comentários
Topo