Minilua

Por que nos sentimos melhores quando ouvimos músicas tristes?

Quando estamos nos sentindo deprimidos, ouvimos músicas que correspondem com a nossa melancolia. O efeito de ouvirmos uma música triste faz nos sentirmos melhor e não o contrário, como muitos acreditam.

Uma pesquisa publicado na revista PLoS ONE, realizado por alunos da Universidade Livre de Berlim, entrevistou 722 pessoas em todo o mundo após ouvirem musicas tristes e notaram que a maioria das pessoas sentiram-se consoladas quando as ouviam, especialmente durante períodos que passavam  por algum sofrimento emocional. Os participantes também sentiram que as musicas inspiraram sua imaginação, e os fez sentir saudades de tempos passados.

O estudo também discute que a musicoterapia pode nos ajudar a melhorar o bem-estar emocional. Pessoas emocionalmente instáveis ​​em particular, podem se beneficiar da terapia de música triste, de acordo com o estudo. Estas pessoas tendem a usar a música para regular as emoções.

Então, da próxima vez que você estiver passando por algo triste em sua vida, pegue seus fones de ouvidos e ponha para tocar “Moonlight Sonata” (canção triste de Beethoven, favorita entre os 722 entrevistados) e assim trabalhe o que está incomodando você.