Minilua

Por que nós temos febre?

É bem comum nós pegarmos uma gripe ou outra doença e nosso corpo reagir com febre. Mas por que será que ele reage dessa maneira?

O corpo

Nosso corpo é uma máquina complexa que possui diversos “parâmetros” para funcionar da maneira correta. Quando algo varia, como, por exemplo, a temperatura ou a pressão sanguínea, alguma coisa não está correta. Essas reações são a maneira do corpo se comunicar que anda sentindo algo diferente.

Normalmente nossa temperatura, nas axilas e na boca, fica em torno dos 36 a 37 graus. Qualquer variação desse valor, por um período longo de tempo, significa que alguma coisa está errada e nosso corpo começou a trabalhar contra algo.

Febre

Ao contrário do que pode parecer, a febre não é uma doença, muito pelo contrário, ela é a reação do corpo contra alguma infecção. Quando o organismo sente uma ameaça, ele inicia um processo que mexe com o sangue, liberando substâncias pirogênicas, que agem no hipotálamo (região do cérebro responsável pelo controle da temperatura corporal).

Na grande maioria dos casos, a febre não deve causar preocupações, pois significa que o corpo está reagindo a um ataque externo de alguma doença e também porque ela é inofensiva (quando as temperaturas corporais não passam dos 40 graus). Já em crianças pequenas, a febre precisa ser observada com maior cuidado, pois o corpo delas ainda não está preparado para a maior parte dos vírus e bactérias, necessitando de ajuda médica.

Quando a temperatura de nosso corpo sobe, rapidamente nos sentimos cansados e também com frio. O cansaço vem do esforço do corpo para aumentar a temperatura, que é uma tarefa complicada. Já o frio surge porque a diferença de temperatura entre nosso corpo e o ar a nossa volta fica maior, isso gera a sensação de frio bem característica da febre.

O que ela realmente faz?

A grande verdade é que existe uma divergência entre alguns pesquisadores no que diz respeito a utilidade da febre. Mas uma pesquisa feita por R. Craven e C. Hirnle em 2006, publicada no “Fundamentos de enfermagem: Saúde humana e funções” revelou que a febre serve para acelerar os processos de defesa corporal.

A febre aumenta a mobilidade dos leucócitos (células do sistema imunológico, responsáveis pela defesa do corpo) e faz com que a média de mortes causadas por infecção diminua drasticamente.

Então, quando estiver sentindo aquela febre, melhor ficar em repouso em casa e torcer para que essa reação do seu corpo funcione como tem que ser, livrando seu organismo dos problemas.