Minilua

Por que a pele enruga quando ficamos muito tempo na água?

Todo mundo adora tomar aquele banho demorado ou passar um bom tempo dentro da piscina, e sempre que isso acontece nossas mãos e também os pés acabam ficando enrugados, como se fossemos velhinhos. E apesar de isso ser algo bastante comum, poucas pessoas sabem o verdadeiro motivo pelo qual acontece.

Esse fenômeno ocorre devido à alta concentração de queratina que constitui a pele, e essa substância tende a absorver a água com o tempo. E como nas mãos e pés existe uma maior quantidade dessa proteína, mais água acaba sendo absorvida. No entanto a água é retida somente na camada mais externa da pele, os tecidos de revestimentos mais abaixo dessa camada não entram em contato com a água e por isso permanecem com o mesmo volume. Com isso ocorre um efeito sanfona, a camada externa aumenta o volume e a interna permanece com o mesmo tamanho, as duas estão presas por isso a pele forma "ondinhas", ou rugas.

Por sorte, depois que nos secamos, a pele libera essa água absorvida fazendo com que nossas mãos e pés voltem ao aspecto normal, sem deixar nenhuma marca.