Minilua

Por que as pessoas ainda acreditam em astrologia?

Se você perguntar para algumas pessoas se elas acreditam que uma galinha morta na esquina pode afetar sua vida, muitos vão dizer que não. Se perguntar para alguém se acredita que colocar o nome de alguém dentro do mel faz ela se apaixonar, provavelmente a resposta também será negativa, afinal nenhuma dessas coisas faz sentido. Mas, mesmo assim, a grande maioria das pessoas ainda acredita que as estrelas a bilhões de anos-luz daqui podem influenciar a vida delas, e porque será isso?

A astrologia (não confundir com astronomia) é uma pseudociência que clama existir uma ligação direta entre nossa vida e estrelas que existem a milhões de anos luz daqui, além dos planetas que nos cercam. Eles também afirmam que o dia do seu nascimento influencia toda sua vida e personalidade. Mas o que será que a ciência diz sobre isso?

Obviamente, a ciência fala que tudo isso não passa de bobagem e que signos, e qualquer outras coisa do gênero, são mais uma forma de enganação popular. Até mesmo os argumentos científicos dados pelos astrólogos são facilmente derrubados:

Gravidade

Muitos astrólogos, para tentar explicar suas crenças, falam que a gravidade de outros planetas influencia nossa vida aqui na Terra, mas isso é papo furado. Um planeta como Saturno, por exemplo, tem a mesma influência gravitacional sobre a gente do que um carro que passa na rua. Ou seja, se a gravidade influencia nossa vida e personalidade, qualquer coisa grande passando do nosso lado faria tudo mudar.

Mudanças

A astrologia surgiu há milhares de anos, em uma época em que mal se conheciam os planetas do Sistema Solar. E agora, cada ano que passa, novos planetas são descobertos, ou seja, parece que a cada ano todas as teorias astrológicas precisam ser reformuladas. E mesmo que tal coisa exista, todas as previsões astrológicas podem estar erradas, pois não conhecemos tudo a nossa volta.

Horóscopo

Essa é simples. Segundo os astrólogos, cada pessoa nasce sob um horóscopo, que tem influência por toda sua vida. Mas então porque basta lermos dois jornais diferentes para que o horóscopo do dia seja totalmente diferente em cada um deles? Ou porque existem pessoas que nasceram no mesmo dia e possuem personalidades totalmente diferentes, afinal, segundo a astrologia, a data do nascimento determina isso.

Fatos

Até hoje não existe nenhuma pesquisa séria que prove a existência de alguma ligação entre os astros, data de nascimento e outras coisas que os astrólogos afirmam influenciar nossa vida.

Então, se não existe nenhuma prova, evidencia ou mesmo pistas, que prove que a astrologia funcione, porque será que tantas pessoas ainda acreditam nisso?

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/