Minilua

Por que saímos tão “feios” em fotos?

Não adianta, por mais que você tente parecer mais natural e espontâneo – bonito dentro do possível –  na hora de ver aquela fotografia que você acabou de tirar, na maioria das vezes bate aquela sensação de que aquele não é você, pelo menos não é assim que você se imagina e pior, não é assim que se vê no espelho!

Mas afinal, de quem é a culpa dessa gritante e pavorosa diferença? Ora, todos! A câmera, o espelho e sobretudo você!

Para começar, os olhos não enxergam a mesma imagem que uma câmera fotográfica capta ao registar uma foto. Isso acontece porque ao contrário da máquina, somos dotados de dois olhos, ou seja, ao observarmos o mundo ao nosso redor contamos com dois pontos de vista distintos, o que pode ser observado em nossa percepção tridimensional das coisas.

Por esse motivo quando nos olhamos no espelho, nosso cérebro constrói uma auto-imagem com menos distorção em função da perspectiva, ao passo que a lente da câmera fotográfica possui somente um ponto de vista, fazendo com que a distorção seja muito maior.

Além disso, existem muitos outros fatores que colaboram para uma bela foto feia. Basta considerarmos que fotografias corriqueiras são batidas sem iluminação adequada, a expressão e ângulo da foto podem não ser os melhores, isso sem falar que o flash costuma dar destaque a imperfeições e oleosidade na pele, coisas que na vida real o cérebro costuma compensar, pois quando percebemos o rosto de uma pessoa na vida real, mentalmente nosso cérebro faz uma “média” de todas expressões faciais da pessoa, enquanto que isso não acontece com uma imagem estática.

Por último e não menos importante, é que costumamos nos achar muito mais bonitos e atraentes do que realmente somos, segundo atesta o estudo, Efeito da Mera Exposição formulado em 1968 pelo psicólogo polonês Robert Zajonc.

E faz todo o sentido, já que as coisas a que somos expostos com mais frequência acabam adquirindo mais familiaridade e isso cabe muito bem no exemplo do espelho X fotografia, já que quanto mais tempo passamos em frente ao espelho, mais bonitos pensamos que somos e pelo mesmo motivo nos estranhamos diante de uma foto, pois não estamos acostumados com aquela imagem fixa.

Uma dica para você sair melhor nas fotografias é tirá-las com maior distância e utilizar o zoom da máquina para aproximar, é claro que isso não vai fazer milagres, mas já dá uma boa amenizada! xD

 

Gostou da matéria? Então não esqueça de dar o seu joinha logo abaixo!

Curta nossa página no Facebook: https://www.facebook.com/Minilua

E se inscreva em nosso canal para acompanhar nossos vídeos semanais clicando na imagem abaixo!