Por que sentimos o cheiro da chuva muito antes dela chegar?

Quem nunca sentiu aquele cheirinho molhado no ar, antes que uma grande chuva caísse? Esse fenômeno conhecido em todo o mundo, sempre foi um grande mistério para a ciência, mas agora, enfim, temos uma resposta.




Petrichor

6024586316_b2b795a708_z

Petrichor é aquele cheiro que sentimos antes da chuva chegar. Durante muitos anos, a ciência sabia que ele existia e que vinha do óleo liberado por plantas, que acaba sendo absorvido pelo solo e posteriormente gera o delicioso cheiro que todos adoram. Contudo, ninguém sabia exatamente como essas partículas se espelhavam no ar e como elas conseguiam levar o cheiro para lugares onde a chuva ainda não chegou.

Mas agora, usando câmeras de ponta, com tecnologia para gravar milhares de quadros por segundo, um fenômeno desconhecido surgiu, revelando os segredos do Petrichor.




Gotículas de gotas

gota

A pesquisa, conduzida por uma equipe de Engenheiros do MIT, que tinha como chefe Dr Youngsoo Joung, descobriu algumas coisas para lá de interessantes sobre as gotas de chuva.

As gotas agem como meteoros caindo na superfície da Terra, criando as mesmas crateras de impacto, claro que em tamanho bem menor. Isso faz com que partículas sejam jogadas na atmosfera, exatamente do mesmo jeito que ocorre com pedras espaciais:

24B7CB8400000578-0-Aerosol_generation_after_drop_impingement_on_porous_media_is_a_t-a-2_1421318875515

Essas nano-gotículas (mostradas com setinhas nas imagens acima) são as responsáveis pelo cheiro de chuva. Por serem tão pequenas, elas conseguem flutuar por muitos e muitos quilômetros, apenas usando a força dos ventos que são causados pela mesma tempestade que criaram as gotas maiores. Isso faz com que o cheiro se espalhe em uma velocidade superior à da chuva, trazendo aquela sensação maravilhosa antes de despencar água.

Além disso, os pesquisadores descobriram que chuvas fracas em locais secos geram mais gotículas. Ou seja, tempestade muito fortes são ruins para criar Petrichor, pois as gotas muito grandes e velozes, dificultando a geração das nano-gotas.

Antes que você fique pensando mal do MIT e do porque que eles gastariam tempo e dinheiro pesquisando um cheirinho gostoso, saiba que essa pesquisa tem outros objetivos. Durante muito tempo, ninguém saiba como algumas bactérias que vivem em lugares onde os óleos de plantas existem conseguiam aparecer em plena atmosfera da Terra. Por isso, além de descobrir de onde vem o cheiro da chuva, essa pesquisa também revelou coisas importantes sobre a movimentação de bactérias no planeta. Essa descoberta pode servir para ajudar a evitar doenças no futuro, pois agora entendemos como algumas bactérias perigosas conseguem andar livremente por todos os cantos.

  1. Raniel Silva Costa

    3 de fevereiro de 2015 em 10:05

    Eu adoro um dia chuvoso e frio e é ótimo pra dormir e quando faz frio é muito bom ficar enrolado nas cobertas.

  2. Ana Vitória Almeida da Sliva

    21 de janeiro de 2015 em 16:00

    eu consigo perceber pela intensidade dos ventos.

  3. chapolim do mal

    18 de janeiro de 2015 em 13:53

    Estranho, eu ia sair no domingo para o clube ai começa a chover quando eu digo que vou, acho que eu que botei a água no chopp da galera.

  4. Gabriel Frigini

    18 de janeiro de 2015 em 02:03

    Muito interessante!

  5. Litzen Vampiro

    18 de janeiro de 2015 em 01:41

    Legal, eu prefiro dias chuvosos acho eles bem mais bonitos que os ensolarados são ótimos para se estar em casa(se bem que essa semana eu estava sem guarda chuva voltando pra casa e veio a chuva :v), o céu fica mais bonito nublado, o ruim é esse calor que o inverno volte logo…

    Jag vet inte vad som har hänt med mig
    Eller hur jag skjunkit så lågt
    Jag försöker låta bli att se tillbaka
    Försöker låta bli att minnas
    Jag är nykter idag
    och det regnar igen

  6. FunkyMiniluaCat

    17 de janeiro de 2015 em 23:39

    .Agora já sei como aparece o cheiro…muito boa a matéria Diego, acabei me empolgando e vou me aprofundar mais no assunto…

  7. chapolim do mal

    17 de janeiro de 2015 em 22:30

    Science, bitch!
    Como eu disse antes, nós talvez nunca saberemos tudo mas a ciência está sempre atras de coisas novas e de explicar velhos mistérios que contribuem para a nossa sociedade.

  8. Jeff Dantas

    17 de janeiro de 2015 em 22:13

    Sinceramente, daria tudo por uma chuva. Mas não uma chuva qualquer, uma assim: http://1.bp.blogspot.com/-b0WwvzhnSXM/UXC38n7E4QI/AAAAAAAAAtU/kEFCCTdfOaw/s1600/chuva+forte.jpg

    • Luís Felipe

      18 de janeiro de 2015 em 00:38

      Se n houvesse uma mulher na imagem, n seria o Jeff.

      • Death

        18 de janeiro de 2015 em 17:01

        SAHUSAUHSAUHSUSAUASUHUHSAUHSAUHSAUHSAUHSAUAUSHASUHAUSHUHSAUHSA

  9. ErlyJy

    17 de janeiro de 2015 em 19:29

    Chuva não tem cheiro tem bafo…hehe

  10. Emmanov Kozövisck

    17 de janeiro de 2015 em 18:27

    Há uma antiga matéria no Minilua falando exatamente sobre esse assunto e ela afirma que o petricor é causada pela liberação de um fluido proveniente de bactérias que o liberam para fins reprodutivos.

    • Kuzan

      17 de janeiro de 2015 em 22:35

      Eu lembro de ler ela, foi uma boa matéria e é bom saber que se atualizam com informações novas.

    • Diego Martins

      17 de janeiro de 2015 em 19:28

      Sim, era o que se pensava antigamente, mas agora a ciência tem uma resposta mais bem formulada.

      • Emmanov Kozövisck

        17 de janeiro de 2015 em 19:32

        Mas a bactéria em questão realmente existe?

        • Diego Martins

          17 de janeiro de 2015 em 19:43

          Sim. No último parágrafo eu falo sobre elas.

          • Emmanov Kozövisck

            17 de janeiro de 2015 em 22:09

            Ah, desculpe-me pela desatenção e obrigado.

  11. André Silva

    17 de janeiro de 2015 em 18:23

    Engraçado que todo mundo que conheço gosta de sol e detesta chuva, até mesmo na TV a chuva é quase sempre vista como algo ruim, especialmente em comerciais de cerveja, mas eu adoro! só de começar a sentir aquele cheirinho e ver o céu mais escuro já fico alegre, tudo fica mais legal com a chuva, olhar pela janela as coisas fora da casa fica mais legal, olhar pro céu fica mais legal, assistir um filme fica mais legal, ler um livro, quadrinho ou revista fica mais legal, dormir então…é simplesmente maravilhoso!
    Vem chuva, estou com saudades, já chega desse sol infernal!!

    • Nemesis

      19 de janeiro de 2015 em 13:18

      flw tudo!!!

    • Frank the Rabbit

      18 de janeiro de 2015 em 13:37

      Adoro também, pego um cobertor bem pesado, faço um chocolate quente(se tiver muito frio) e… VENHO PRO COMPUTADOR VER UMA SÉRIE NUM SITE DE SÉRIES PIRATAS!

    • Mutley

      18 de janeiro de 2015 em 00:13

      Também gosto bastante da chuva , mas aquela sem ventos e granizos , prefiro a mais calma sem ser passageira,
      uma chuva que dure todo o dia , assim seria ótimo pra caminhar , porque não né ?, as vezes eu sou meio da pá virada mesmo ,
      enquanto a maioria das pessoas estão nas suas casas se protegendo, eu saio pra rua que nem vida loca , andado de bicicleta ,
      aproveito que não tem ninguém , e fico vagando pra arejar um pouco a mente , quase nunca saio de casa ,por isso chuva pra mim é uma benção ,
      só de ouvir aqueles primeiros trovões já melhora o meu humor , fico sempre de olho no clima através da Internet ,
      quando vejo que no dia seguinte vai chover , já começo a observar o céu , marcação serrada com qualquer nuvem que aparece ,
      rola até umas ameaça do tipo ” nem pense em sair voando daqui”,mas tudo porque a chuva pra mim representa ”tempo bom” e ”céu azul”.

      • André Silva

        18 de janeiro de 2015 em 01:21

        Adoro sair na chuva, as vezes no colégio quando começava a chover eu ficava louco pra acabar a aula logo pra dar tempo de ir pra casa antes da chuva acabar, adoro os pingos caindo na gente e aquele vento gelado no rosto.

    • Cacuety Comment

      18 de janeiro de 2015 em 00:00

      Nunca gostei de Sol, desde pequeno quando olhava para a chuva me vinha algo de diferente, inspirador sei lá 😛 só sei que amo chuva <3

      • André Silva

        18 de janeiro de 2015 em 01:11

        Também me sinto inspirado, é o momento em que mais me dá vontade de fazer as coisas, principalmente coisas que exigem paciência, pois a chuva me dá uma sensação de paz e fico mais paciente pra fazer coisas mais complexas.

        • Blue

          18 de janeiro de 2015 em 20:09

          Verdade, perfeito para ler ou escrever, o barulho da chuva é relaxante, melhor para se concentrar em algo, é muito bom ficar na cama em um dia de chuva.

    • Kuzan

      17 de janeiro de 2015 em 21:50

      Chuva <3

    • Blue

      17 de janeiro de 2015 em 19:48

      Te entendo, eu estou com saudade do inverno, todo mundo diz que um dia lindo é um dia de sol com céu azul, mas pra mim um dia lindo é um dia nublado e frio com chuva fraca, não existe dia melhor para ficar em casa o dia inteiro, tomando café/chocolate quente/vinho, lendo um bom livro, assistindo filmes, jogando e fazendo outras coisas legais em casa. Não gosto de praia, além de ter um certo medo do mar (não sei se alguma criatura colossal pode me puxar pro fundo do mar, prefiro não me arriscar) eu acho que ir para a praia é chato, a areia é quente, o sol queima, tem gente chata em tudo quanto é canto, não gosto de praia e odeio calor.

      • Frank the Rabbit

        18 de janeiro de 2015 em 13:42

        Caramba, eu pensei que só eu tinha medo do mar.
        Sério, se eu encosto em alguma coisa quando to no mar(raramente, geralmente só no Carnaval, onde minha família me obriga a ir) eu grito.
        Em mar eu até entro, acho que por ser acostumado desde a infância, apesar de odiar. Mas em rios ou lagos, cara, eu broxo, não consigo de jeito nenhum entrar num lago ou rio, sabe se lá o que tem no fundo escuro e lamacento… eu tenho medo de entrar no submarino do GTA V. Não consigo abrir os olhos no fundo do mar imaginando ver um Cthulhu se aproximando de mim.

        Preciso de ajuda psicológica…

      • Mutley

        18 de janeiro de 2015 em 00:15

        Inverno é vida cara !

      • Doge

        17 de janeiro de 2015 em 22:32

        Eu também, esse sol ninguém aguenta, quem dera o inverno chegasse logo.

      • Kuzan

        17 de janeiro de 2015 em 21:50

        Inverno <3

        • Jeff Dantas

          17 de janeiro de 2015 em 22:13

          Né? Não vejo a hora de chegar o inverno!! ^^

    • Homer Simpson

      17 de janeiro de 2015 em 19:03

      somos dois

33 Comentários
mais Posts
Topo