Por que vagalumes parecem pisca-piscas?

Na próxima vez em que você ver um vaga-lume, tenha em mente que o seu pisca-pisca traseiro não é apenas para deixar sua noite iluminada e bela. Ele é também uma forma original e as vezes mortal de demonstrar amor.

tumblr_inline_nf7vnuXVeI1rdfegx

Certamente quando você era criança, deve ter passado várias noites de verão perseguindo esses insetos, até conseguir pegar um e coloca-lo dentro de um vidro, para ficar se perguntando: como e porque esses insetos são capazes de possuir iluminação própria?

A resposta é que os vaga-lumes contêm um composto orgânico em seus abdomens chamado luciferina - (do latim lucifer, “que ilumina”) é uma classe de pigmentos responsável pela bioluminescência em alguns animais, como por exemplo: fungos e algas e vaga-lumes. O termo luciferina é usado para referenciar-se a qualquer molécula emissora de luz usada por uma luciferase ou fotoproteína –. Como o ar corre para dentro do abdómen do inseto, ele reage com esse composto e a reação química dá o brilho ao vaga-lume. Esta luz é às vezes chamada de “luz fria”, porque gera uma quantidade insignificante de calor. O vaga-lume pode regular o fluxo de ar no abdômen para criar um padrão pulsante.

post-vaga-g

Alguns especialistas acham que o estilo “piscante” do vagalume pode prevenir o inseto de ser predado por várias outras espécies. Por outro lado, os sapos parecem não se importar com isso. Eles comem tantos vaga-lumes que eles mesmos começam a brilhar.

16422_lightning_bug_3001
Os vaga-lumes machos também acendem como sinal de desejo por companheiras, já os vaga-lumes fêmeas somente retribuem o sinal caso estejam interessadas. Mas nem todo o piscar dos vaga-lumes é sinônimo de romantismo. Cada espécie de vaga-lume possui um padrão de emissão de luz, mas algumas fêmeas conseguem imitar o padrão de outras espécies, apenas para devorar os machos que foram atraídos por serem ludibriados.

Imagina se a humanidade tivesse esse padrão para atração? ( ͡° ͜ʖ ͡°).

  1. SnesTalgia

    24 de agosto de 2015 em 19:54

    lembrei do episódio do chaves quando a popis disse que o tio dela fumou um vagalume kkkk

  2. Leucothea a Ninfa

    24 de agosto de 2015 em 09:23

    Kkkkkkk me lembrou a época dos jogos escolares: “você pensa que é esperto, vagalume é muito mais! Ele pisca a bundinha, coisa que você não faz!” Asuahsuhas, tão sem sentindo, mas a gente cantava muito hahaha

    • Leucothea a Ninfa

      24 de agosto de 2015 em 09:24

      Censurou bun dinha? Kkkk, mas isso nem é ofensivo meeeu

  3. André Silva

    23 de agosto de 2015 em 05:23

    Achei que era porque eles gostavam muito do Natal. Isso com certeza dá uma boa lenda indígena, tipo “o vagalume era um inseto com a bunda normal, até que se apaixonou pela lua. Todas as noites eles se reuniam e admiravam a lua, apaixonados pela sua beleza e sedução, e seus buracos de espinha na cara. Certo dia, a lua decidiu aparecer de dia, e quando os vagalumes zica do cu que pisca viram isso, acharam que ela os estava traindo com o sol. À noite, com raiva de tamanha traição, viraram a bunda pra lua, como forma de protesto. A lua, ao invés de ficar com raiva, decidiu dar a eles um presente, e mandou um raio de luz pra dentro da bunda de cada um. E a partir desse dia, os vagalumes podiam sair por aí iluminando seus caminhos, embelezando por onde passavam, com toda a sua graça, fim”. Dava pra eu ser índio depois dessa.

  4. Greg

    22 de agosto de 2015 em 20:35

    Cu de luz hehe

  5. Raphael Pires

    22 de agosto de 2015 em 11:16

    Quer dizer q a luz do vagalume vem do Capiroto?

    • Thamyres Corrêa

      30 de agosto de 2015 em 14:40

      Pensei a mesma coisa hahahahaha

  6. Juri

    21 de agosto de 2015 em 22:39

    Se a humanidade tivesse isso, no natal ia todo mundo se encoxar

    • Felino

      22 de agosto de 2015 em 07:34

      cu que pisca

    • Aguiar

      21 de agosto de 2015 em 23:28

      Never MDS

      • Adriano Saadeh

        22 de agosto de 2015 em 08:46

        Uma novidade em breve!

    • Cold

      21 de agosto de 2015 em 23:17

      Todo mundo com o bumbum luminoso ( ͡° ͜ʖ ͡°)

      • Wyvern Björk

        22 de agosto de 2015 em 00:28

        Gata (trocadilho já começa aqui), me chama de luciferina que eu deixo seu bumbum aceso…

        • Luciano Saádeh

          22 de agosto de 2015 em 14:23

          SKPOASAKPOASKPOASKOPASOKPSAOKPASKOPSAKPO

15 Comentários
mais Posts
Topo