O que vai acontecer com seu corpo quando morrer?

A morte é uma das coisas mais implacáveis da vida, ninguém nunca escapou dela e até que tenhamos uma tecnologia centenas de vezes mais avançada do que a atual, ninguém vai escapar. Por isso, já que em algum momento do futuro seu corpo vai parar de funcionar, melhor ficar sabendo o que realmente vai acontecer quando “bater as botas”:




A morte

masaw

Existe uma grande discussão sobre quando a vida começa, mas, na outra ponta, a morte é tratada com mais certeza. Quando seu cérebro para as atividades, não existe mais possibilidade de estar vivo e nesse momento a morte é declarada, mesmo que outros órgãos ainda estejam funcionando corretamente.

Estando morto, a pessoa começa a esfriar a uma taxa que fica em torno de 1 grau Celsius por hora, até que se corpo fique com a mesma temperatura do ambiente em volta. Sem oxigênio entrando no corpo, todas as células começam a morrer, iniciando o processo de apodrecimento corporal.

Rapidamente, o corpo também começa a enrijecer, criando o rigor mortis, que é o “endurecimento” muscular. Esse rigor ocorre por causa do cálcio que se aloja nos músculos. É praticamente impossível mover qualquer parte do corpo nesse estágio da morte. Esse enrijecimento aparece algumas horas após a morte e pode durar por até 36 horas, depois o corpo volta ao normal. Durante o relaxamento, o corpo solta fezes e urina, além disso, movimentos involuntários podem ocorrer.

Sem sangue circulando, com todos os nutrientes necessários à vida, a pela seca, dando a impressão de que barba e cabelos estão crescendo mais rápido. A gravidade leva o sangue para as costas, se o corpo estiver deitado, e cria uma palidez no rosto.

Alguns dias depois da morte, o corpo começa a apresentar marcas esverdeadas, devido a enzina corporais que começam a diluir o corpo, como o suco gástrico que antes digeria os alimentos e agora digere seu próprio estômago. O fedor corporal cresce, devido aos químicos liberados pela decomposição das células.

Em uma semana, o corpo já terá sido digerido em 60% por bactérias. O que sobrar vai ficar roxo, depois preto. O cabelo começa a cair e apenas o esqueleto “sobrevive”. Em uma temperatura amena, serão necessários 4 meses para que tudo que você foi um dia deixe para atrás apenas o esqueleto.

  1. Jose Carlos

    1 de janeiro de 2016 em 17:30

    Acho que vo pagar pra congelar meu cérebro. dAQUI UNS 50 OU 100 ANOS ,É INTERESSANTE SABER COMO O MUNDO ESTARÁ .

  2. Sabrina

    23 de novembro de 2015 em 22:08

    Gostaria que meu espírito ficasse observando o próprio corpo apodrecer… seria uma experiência interessante.

  3. Lynn Rock

    23 de novembro de 2015 em 11:45

    Como diria dona Clotilde: “Nesse mundo, não somos nada”

  4. Michel

    22 de novembro de 2015 em 02:16

    Deu uma depressão essa matéria,não sei porque……no fundo todos nós sabemos que a vida é só uma e acabou

  5. Marcel Cordeiro

    21 de novembro de 2015 em 20:57

    Nessas horas que gostaria de nascer em uma época no futuro em que já tenhamos tecnologia suficiente para sermos imortais.

    • Ricardo Dutra

      26 de novembro de 2015 em 06:35

      Você pode congelar o seu corpo quando morrer.É o preço de um carro.É caro, mas dá para fazer.

  6. Transã1 da America

    21 de novembro de 2015 em 19:21

    Por isso que tem que comer todas as mina antes de morrer!

7 Comentários
Topo