Minilua

Por que os videogames são tão divertidos?

Todo mundo que joga videogames sabe que eles são extremamente divertidos, tanto que algumas pessoas simplesmente viciam em determinados games e ficam meses, às vezes anos, jogando até enjoar.

Mas alguma vez você já pensou qual é o motivo que faz com que os jogos sejam tão divertidos e atrativos? Caso não saiba, os pesquisadores da Universidade de Essex, Inglaterra, acabaram de desenvolver um estudo sobre esse tema, tentando entender o que exatamente torna os games tão interessantes.

A resposta que a pesquisa revelou foi meio óbvia: as pessoas amam os jogos, pois se identificam com os personagens e a história na qual ele joga, ou seja, nos jogos é possível a pessoa ser quem ela sempre quis ser e não pôde, ou mesmo dá a oportunidade dela fazer alguma coisa que sempre sonhou, mas jamais conseguiu realizar, como ir para a guerra, ser um piloto de F-1 ou mesmo ser administrador de alguma empresa.

Dessa maneira, quando um jogador encontra um game onde ele possa “viver seu sonho”, ele simplesmente vicia nele, afinal quem não gosta de ter a oportunidade de fazer tudo que os personagens fazem nos games?

A pesquisa completa foi na Psychological Science, uma renomada revista de psicologia.

Viva seus sonhos, mesmo que seja no videogame!