Quem te ama mais: o seu gato ou o seu cachorro?

pets-restaurante-de-luxo

A fama de que o cachorro é o melhor amigo do homem e de que os gatos são ranzinzas já é velha, mas parece que a ciência finalmente conseguiu resolver esse impasse: cachorros amam mais os seus donos do que os gatos. Esta afirmação é baseada em uma pesquisa inédita realizada pelo neuroeconomista Dr. Paul Zak como parte de uma nova série na BBC, “Cats vs Dogs”. A pesquisa teve como base os níveis de oxitocina que cada animal produz após brincar com seus donos e os cachorros produziram níveis bem mais elevados de oxitocina do que os gatos.

A oxitocina é um hormônio produzido no hipotálamo, que é conhecido como o “hormônio do amor”, pois costuma ser liberado quando estamos perto de pessoas que amamos. Quando este hormônio é liberado, o nível de estresse no organismo diminui. A oxitocina também está bastante ligada à sensação de prazer e de bem estar físico e emocional e à sensação de segurança e de fidelidade.

O experimento envolveu 20 pares de humanos com seus animais de estimação: 10 cães e 10 gatos ao lado de seus proprietários. Uma vez que a oxitocina tem sido fortemente implicada na questão da ligação, e os gatos são geralmente mais independente do que os cães, Zak queria descobrir se seus níveis diferiram nestes animais após interações com os seres humanos.

Filhotes-de-cachorro-podem-ter-um-futuro-melhor-com-a-sua-ajuda-Imagem-seucachorro

O pesquisador coletou amostras das salivas dos animais antes e depois das sessões de brincadeira para medir os níveis do hormônio no organismo do animal e identificar a taxa de variação da oxitocina.

Em média, nos cães foram encontrados quase cinco vezes mais oxitocina do que nos gatos após brincarem com seus companheiros humanos. Nos cães o aumento foi de 57,2% do hormônio no organismo, enquanto que nos gatos o aumento foi de apenas 12%. Além disso, apenas metade dos gatos realmente demonstraram níveis elevados de oxitocina.

Porém, toda essa oxitocina não significa que os cães nos amam 5 vezes mais do que os gatos.

Em geral, os gatos são mais solitários do que os cães que são animais altamente sociais. A oxitocina nos mostra a facilidade de ligação social que cães possuem. Por outro lado, estudos têm sugerido que os gatos não formam ligações seguras com seus proprietários, enquanto que os cães dependem de seres humanos para a segurança e a oxitocina também esta ligada a relação de segurança.

102756-blog-grumpy

É claro que existem limitações óbvias no estudo e nas conclusões. Como o pesquisador apontou, a pesquisa foi conduzida em um ambiente de laboratório. Gatos são conhecidos por serem altamente territoriais e gostarem muito do seu lar, por isso, é possível que a troca de ambiente e o desconforto tenha influenciado nos níveis de hormônios do amor que foram produzidos.

  1. Dark The Ghost

    14 de março de 2016 em 16:17

    Chega dessas palha assada de “ain, bolacha x biscoito” “dc x marvel” “cão x gato”
    Depois que tu ganha a confiança de um gato ele ama mais intensamente que um cão, mas ás vezes te ignora pra mostrar que você não tá no comando.

  2. Ione Vitória

    14 de fevereiro de 2016 em 11:07

    Os dois amam iguais só que de maneira diferente…

  3. Lynn Rock

    13 de fevereiro de 2016 em 01:15

    pra mim os dois amam e pronto.

  4. Silva Mary

    12 de fevereiro de 2016 em 16:40

    Muito bom, estou gostando do site muitas novidades..

  5. Wagner

    12 de fevereiro de 2016 em 09:51

    Meu cachorro, até porque não tenho gatos.

  6. Blue

    12 de fevereiro de 2016 em 03:55

    São animais que agem de maneiras muito diferentes, não dá pra comparar desse jeito, a gente só compara porque ambos são os bichos de estimação mais comuns, ambos amam seus donos, mas de maneira diferente.

    • Mari

      12 de fevereiro de 2016 em 08:49

      ai meu Deus até que enfim alguém pensa como eu! biscoito x bolacha, cães x gatos, dc x marvel, aff tem hr que enxe o saco essas compracões

  7. Aguiar

    12 de fevereiro de 2016 em 03:05

    Neuroeconomista? o que é isso?

  8. Carolina Buarque

    12 de fevereiro de 2016 em 01:48

    quer saber quem ama mais ?simples conte os gatos que acompanham mendigos e depois os cachorros,gatos amam quem lhes der mais comida.

    • Mari

      12 de fevereiro de 2016 em 08:46

      Os gatos conseguem sobreviver na rua sem ajuda dos humanos, por isso vc ñ os vê com mendingos.

      • Willyam Ricardo

        12 de fevereiro de 2016 em 13:24

        vdd…..

    • Aguiar

      12 de fevereiro de 2016 em 03:06

      concordo!

  9. André Silva

    12 de fevereiro de 2016 em 01:38

    Os dois amam igualmente, só que de uma forma diferente.

  10. Willyam Ricardo

    11 de fevereiro de 2016 em 23:11

    cats are the best forever

  11. Felino

    11 de fevereiro de 2016 em 22:13

    Gatos são melhores pois não apresentam afeto pra qualquer estranho que chega perto deles como os cachorros, mas quando você o conquista ele te ama até mais intensamente do que um cão

    • Super Promoções

      14 de fevereiro de 2016 em 15:50

      Eu sou um macaco, sou amigo dos felinos, quando aliso sua costa, porque seu rabo se levanta?

    • Super Promoções

      14 de fevereiro de 2016 em 15:23

      Nunca tive e não gosto de gato. Mas é verdade que se você alisar a costa dos felinos, eles erguem o rabo ?

      • André Silva

        14 de fevereiro de 2016 em 18:52

        Sabe que nunca reparei nisso? Não sei.

    • Romulo Augusto

      13 de fevereiro de 2016 em 19:52

      Prove isso.

      • Romulo Augusto

        13 de fevereiro de 2016 em 19:53

        Shi comentei no lugar errado

    • André Silva

      12 de fevereiro de 2016 em 11:44

      Isso me lembra do gato da minha avó. Quando viajei passei um mês na casa dela e tinha um gato, e como sou apaixonado por bicho fui logo tentando ganhar a confiança dele. Ele era arisco, se colocava a mão perto dele pra fazer carinho ele queria arranhar. Mas em menos de uma semana domei a fera, lembro quando eu tava assistindo TV e ele pulava de repente no meu colo pra querer carinho, as vezes eu me assustava porque era de repente. Depois de uns 15 minutos ele enchia o saco e pulava do meu colo, era como um “- Tá bom por hoje, depois eu volto pra mais uma sessão”. Isso me lembra de pesquisar no google a diferença entre sessão com ss, com ç, etc. É uma forma de amar mais “rude”, porém também amam intensamente, só não querem demonstrar isso pra gente não achar que tá no comando.

    • Max_Power

      11 de fevereiro de 2016 em 22:18

      Certinho,quando o meu irmão passa muitos dias fora de casa,o gato dele meio que entra em depressão,não quer comer,não quer brincar,só fica chorando(um miado triste)na porta do quarto do meu irmão,mas quando meu irmão volta ele(o gato) vira um “grude”,não sai de perto dele……

  12. Max_Power

    11 de fevereiro de 2016 em 21:35

    Digam o que quiserem,meu gato me ama mais que qualquer cachorro…..

24 Comentários
mais Posts
Topo