Minilua

Quem veio primeiro, o ovo ou a galinha?

Hoje o Minilua vai responder a grande pergunta: “Quem veio primeiro, o ovo, ou a galinha?”

Pode parecer complicada de ser respondida, afinal que galinha pôs o primeiro ovo e de que ovo que ela veio? No entanto, tudo muda e se simplifica quando levamos em conta os ensinamentos de Charles Darwin.

Pra começar, nós sabemos de onde vem a primeira galinha, a galinha doméstica da espécie Gallus gallus que é uma subespécie do Galo-Banquiva Asiático que foi domesticado pela região da Índia, China e Paquistão, há uns 10.000 anos atrás, e acredite se quiser, essa domesticação começou com o intuito de rixa de galos.

Ninguém tinha interesse em peitinho assado na época. Na verdade a galinha doméstica vem da cruza do Galo-Banquiva Asiático com outra espécie selvagem chamada Bengal, o que ocasionou na cor amarelada das patas. Só depois que as pessoas perceberam que a carne dela e os ovos podiam servir para alguma coisa.

A galinha que conhecemos – a qual entra em questão – veio do ovo gerado da cruza de duas espécies selvagens, ou seja, o ovo veio primeiro e a galinha veio depois.

Ancestral Comum

Ok, o ovo veio primeiro, mas quem pôs o primeiro ovo de todos?

Pra saber isso precisamos entender o conceito de Ancestralidade Comum. Que não é nenhum bicho de sete cabeças. Consiste em assumir que ao invés das formas de vida do planeta terem sido criadas ao mesmo tempo, elas são todas descendentes de um ancestral comum e isso faz todo o sentido biológico.

Nós, por exemplo, fazemos parte de um grupo imenso de animais que possuem ossos internos e tubo nervoso nas costas: os vertebrados. Temos também fendas branquiais, como a dos peixes ósseos marinhos, que se fecham quando ainda estamos em gestação, ou dentro do ovo, no caso da galinha.

Dentro dos vertebrados, desde os peixes antigos já eram gerados os ovos, mas sem casca. Isto é, o nosso ancestral em comum com as aves – o peixe – também punha ovos. É mais fácil assumir que todos os vertebrados faziam isso, e só os mamíferos pararam, do que assumir o contrário, que todos os animais inventaram os ovos.

E aí, curtiu? Deixe sua opinião nos comentários! XD