Raro alinhamento de planetas poderá ser visível a olho nu

0100

Desde o dia 19 de julho até 03 de agosto deste ano, Mercúrio, Vênus, Júpiter, Marte e Saturno se encontrarão alinhados e isso poderá ser observado a olho nu, da Terra. O fenômeno, que acontecerá novamente apenas em setembro de 2040, pode ser visto depois que o sol se pôr.

016

A partir de agosto, Saturno dará lugar à Lua, que deixará o espetáculo um pouco mais interessante. Após o período, três planetas ainda continuarão alinhados até o final de setembro, mas Júpiter trocará de lugar com Vênus.

Para observar o show, você deverá estar em uma área aberta e com pouca luz. Após o pôr do Sol, por volta das 17:50, você deverá acompanhar o trajeto realizado pelo mesmo, e verá que ligeiramente acima, aparecerá uma luz branca, ou seja, Vênus, o primeiro planeta visível. Logo, surgirá Júpiter (muito brilhante) e depois, Marte, que poderá ser identificado pela cor cobre. Voltando para acima de Vênus, surgirá uma singela luz, é Mercúrio. Seguindo pelo alinhamento no céu (Vênus, Mercúrio, Júpiter e Marte), você poderá ver Saturno, com a cor amarela completando o alinhamento.

000000000000




014




015

Conseguimos visualizar esse fenômeno pois estamos na Terra, pois os planetas estão dispostos ao redor do Sol, não possuindo esse alinhamento no espaço, se estivéssemos em outro planeta, não seria possível visualizá-los nessa posição.

012

Esse vídeo mostra como se dá o alinhamento, de uma perspectiva aqui da Terra:

1 comentário
mais Posts
Topo