Minilua

Qual o real tamanho do Google?

O Google é visto como uma das maiores e mais importantes empresas do mundo, mas apesar dos bilhões de dólares e centenas de iniciativas, no fundo, o Google é uma empresa que faz software. Então, o “quanto de software” eles tem?

Linhas de código

Tudo que um computador faz é executar código. Quando um programador faz algo, ele escreve instruções que o computador deve executar. Cada instrução ocupa uma linha e faz alguma coisa, como mostrar um valor na tela, salvar um dado ou fazer um cálculo. Isso serve para qualquer tipo de máquina computacional, podendo ser um celular, um notebook, uma calculadora ou um supercomputador.

Por isso, quando você abre um programa em seu PC, ele executa milhares de linhas, buscando dados, criando conexões e gerando a interface para que você possa interagir com ele. Tudo, até mesmo uma mexida no mouse faz com que diversas linhas de código sejam executadas. Um aperto de tecla dispara um complexo sistema, que pode fazer aparecer a letra digitada na tela, iniciar um programa por um atalho ou movimentar um personagem em um jogo. Tudo isso depende do ambiente em que você está e tudo é controlado por código de computador. Nada, nem mesmo a hora do canto da sua tela mudando é feito sem que algumas linhas de código sejam executadas.

Mas nem só os programas que executamos em nosso computador são feitos de linhas de código. Toda a internet é um programa enorme.

Um programa chamado internet

Quando você clica em um link de site, seu computador envia informações ao servidor que está esperando aquela requisição. Quando seu pedido chega a esse servidor, após navegar por um enorme rede chamada internet, o sistema que está nesse servidor começa a executar milhares, ou mesmo milhões de linhas de código para lhe servir a página que deseja.

Ou seja, toda a vez que você abre alguma coisa na internet, na verdade, está rodando um programa, só que ele é executado lá no servidor que hospeda o site. Então se cada site é a resposta que um programa dá a uma requisição pela rede, o Google nada mais é do que um programa de computador.

O Google

O Google, o Facebook, o Minilua, enfim, qualquer site que você acessa é um programa que alguém escreveu, linha a linha para gerar essa interface que você enxerga no navegador (que também é um programa cheio de linhas de código).

No fim, tudo que envolve computadores e eletrônicos se resume a linhas de código que são interpretadas por um processador. E no quesito quantidade de linhas de código, o Google é um gigante também.

O Facebook, que é um dos sites mais complexos do mundo, possui um programa de 20 milhões de linhas de código para que ele funcione. O Windows, que roda em seu computador, é um monstro com 50 milhões de linhas de código, que são criadas desde 1980. Esses dois programas, que possuem fins bem diferentes, são complexos conjuntos de simples linhas de código.

Mas o Google consegue ser ainda mais complexo e poderoso, pois ele possui 2 bilhões de linhas de código! Isso mesmo, a gigante da busca possui 2 bilhões de linhas de código, que foram escritos entre 1998 e atualmente. Isso leva em conta as diversas ferramentas da companhia, como Drive, Gmail, Docs e todas as outras. Por isso, o Google pode ser considerado o maior desenvolvedor de software do planeta.

Pelo fato do Google não produzir programas que rodam em máquinas pessoais diretamente, muitas pessoas se quer veem a empresa como uma produtora de software. Mas atrás de todas as coisas legais e inovações, o Google no fundo nada mais é que uma produtora de código.