Record: a emissora que mais copia a Globo #2

record-x-globo1No primeiro post dessa série nós falamos sobre dois programas da Record que possuem grandes semelhanças em seus formatos com alguns programas da Rede Globo. Hoje falaremos sobre outras atrações que possuem semelhanças gritantes e que não podem serem deixadas de lado.

Um dos programas que mais possui semelhantes entre as duas emissoras são seus principais jornais: o Jornal Nacional e o Jornal da Record. Os dois se parecem em tudo, desde o modo de apresentação e chamada de matérias e até mesmo na parte gráfica, que mostram que houve claramente uma cópia, pois tudo é parecido, como pode-se ver nas imagens abaixo:

record x globo jornalismo




semtc3adtulo

Outra atração que certamente teve inspiração na Globo, foi a folhetim adolescente Alta Estação, que tentou lutar contra a clássica novela teen Malhação. Infelizmente a aposta da Record não rendeu frutos e logo foi descontinuada graças a pouca criatividade e aos atores de baixo nível que faziam parte do elenco.

48941_36

Outro programa que chama a atenção pela similaridade é o Esporte Fantástico (note semelhança no nome: Esporte Espetacular). A atração da Record, que tinha a antiga apresentadora do programa da globo como âncora, apresentava o mesmo foco e passava no mesmo horário de seu concorrente, porém jamais teve a mesma audiência o que forçou uma mudança de horário, pois caso o contrario ele teria que ser cancelado, pois até mesmo o SBT estava tendo maiores índices de audiência.

EsporteFantasticoEF

  1. Anyy

    10 de janeiro de 2015 em 18:00

    não esqueça do bom dia brasil e do Fala brasil, notou o final do nome ” brasil”? os dois são jornais. a diferença é que o bom dia brasil passa e começa as sete e meia e o outro oito meia da manhã. é muita inveja pq a recopia, perdão, record não tem criatividade. uma outra prova é o tal portal r7 que tem tanta inveja, mas tanta, que nunca fala da record. agora resolveram colocar sobre sonhos de crianças que estão no projeto deles (tambem copiado da record, apenas batizado de projeto nova canaã.)

  2. Júlia Jaqueline

    10 de abril de 2013 em 23:14

    Não gosto de muitas coisas na globo, porém acho que é uma emissora mil vezes melhor que a Record.

  3. Victor Silva

    7 de abril de 2013 em 02:18

    Não contaram nenhuma novidade, todo mundo já sabe disso…

  4. Joao Pedro

    10 de março de 2013 em 12:11

    Falam mal da Globo, mas adoram ver Telecine, Megapix, vêem notícias todo dia no site da G1 e adoram assistir peças de teatro e filmes nacionais, que em sua maioria, são patrocinados/produzidos pela própria Globo.

  5. Mary Alencar

    29 de dezembro de 2012 em 18:46

    Na Televisão naca se cria, tudo se copia.

    • WAAAZAAAP

      29 de dezembro de 2012 em 18:48

      vc é novata né???

  6. Spike Spiegel (antigo Tyler Durden/Damien Thorn)

    22 de setembro de 2012 em 20:25

    E depois tem gente que não gosta quando fala algo da Record.

  7. cody

    9 de novembro de 2011 em 00:33

    essa record eh ridicula ela vai ter q passar mts sacolinhas pr chegar perto da globo

  8. Carlos Eduardo

    30 de outubro de 2011 em 15:00

    A Record quer virar uma Globo da vida. E o pior: usa as mesmas táticas. Pode ver: sempre que a Globo faz alguma coisa a Record é a primeira a apontar o dedo ( e vice-versa). Como se elas duas fossem flores que se cheirem…

  9. Leandro Amaro Fernandes

    25 de setembro de 2011 em 20:19

    Na televisão, nada se cria, tudo se copia.

  10. Fernanda Scherzinger.

    23 de setembro de 2011 em 18:27

    LOL .. O que uma emissora de quinta pode fazer quando não se tem imaginação 😀

  11. Luis Silva

    19 de setembro de 2011 em 21:54

    odeio a Globo e odeio a Record;odeio toda a tv aberta.A Record é ridícula.

  12. Antonio Medeiros

    25 de agosto de 2011 em 02:54

    outra “copia” legal.. eh o R7 fazendo richa com o G1
    =D

  13. Rodrigo Souza

    20 de agosto de 2011 em 11:38

    “Até o SBT” kkkk euri, coitado do Silvio

  14. Cleiton Quintino

    9 de agosto de 2011 em 02:16

    Concordo em partes com War na questão dos plagios, porém acho que a tentativa do minilua de identificar a vontade que a Record tem de ser a Globo também é válida, coisas parecidas, embasadas em outras existente é fato, porém todos sabemos que os destques sempre serão copiados.
    Acho que todos que comentaram tem suas opiniões, porém alguns tem maior capacidade de se expressar ao postar, mas as discussões são o melhor jeito de enriquecer nossas opiniões, continuemos assim, porém vamos nos respeitar e concerteza iremos longe nessa “coisa” de usar o cérebro!

  15. Alex Barbosa

    9 de agosto de 2011 em 01:19

    A programação da Record e melhor q da Globo sem duvida, sou fã da Record

  16. samxclau

    8 de agosto de 2011 em 02:03

    Sinceramente, MINILUA, pelo prazer que tenho em passar boas horas do meu dia lendo seus post.
    Seja imparcial!!!
    Faça suas materias, não tente lubridiar o leitor. Agindo assim, como posso acreditar em suas informações???
    Não sei se é de má fé ou simplesmente na inocencia, mas que vcs estão vendendo o peixe das organizaçoes globo, isso estão! (fica a impressão de que este é patrocinado pela gigante).
    Quero deixar claro, não tenho nada contra a globo. ela tem seus programas bons e tem uns bem ruins tambem, fato este seguido pela record, sbt, band, rede tv e afins.
    Não cabe a nós todo esse sensacionalismo de defender aqui a nossa emissora preferida (para tal, eles tem otimos advogados -não que advogados seja bons-)
    O que devemos fazer então?
    Com uma vasta grade de programas podemos escolher aqueles que melhor atende nossa nescessidade.
    EX: Revista digital, prefiro o Domingo Espetacular(record)
    Documentarios e etc, prefiro Globo Reporte(GLOBO) e Aventura selvagem(SBT)
    Esporte, Globo esporte e Jogo Aberto(BAND)
    programa de auditorio, Silvio Santos
    E assim por diante… então cada uma escolhe aquilo que lhe convém, MINILUA deixa de ser puxa-saco e seja imparcial(não perca a sua credibilidade), e todo mundo se preocupa mais com o que esta acontecendo com sua vida, que não ganhamos nada pra ficar aqui discutindo um post que não nos trás nenhum conhecimento.
    #FATO

  17. Tiago Ferreira

    30 de junho de 2011 em 12:07

    HAAA eu falo mesmo não gosto da GLOBO já si foi o tempo que ela era boa..   :S

    • AVAISTRAKOV I

      18 de julho de 2011 em 14:19

      EDIR MACEDO QUER GANHAR DINHEIRO COM OS ESPECIALISTAS EM LUCRO REDE GLOBO.

  18. Ya Hoo

    8 de abril de 2011 em 09:30

    “graças a pouca criatividade
    AUEHAUEHUAEHUEHUEAHAUEH
    Como se a Malhação fosse criativa. É sempre a mesma estórinha e que apenas muda os personagens. KKKKKK

    • Faill Back

      1 de maio de 2011 em 20:22

      verdade a tv ja é muito criativa pra fica copiando , a globo é a mesma coisa desde 2000 e nunca mais mudou

  19. Anônimo

    6 de abril de 2011 em 22:36

    A Globo pode ser a tal do Brasil,mas o que ela copia tambem é fora de série…reparem,PROGRAMA DO JÔ = DAVID LETTERMAN…o melhor apresentador que eles têem jogaram na madrugada ( SERGINHO GROISMAN ),enquanto o mais sem expressão deixaram nas tardes de sábado ( LUCIANO HUCK ),programas horríveis tipo DOMINGÃO DO FAUSTÃO pra exaltar as ” super estrelas de novelas” ,putz que ridículo,quem quer saber da vida de ator de novelinha da Globo,tem tambem o Big Bosta Brasil,esse não vou nem comentar,sem conteúdo e ponto.Outro erro,reprisa novelas que passaram ontem,porque não passam novelas da época que ninguém tinha TV,por falar em novelas já repararam que os “grande atores” tipo Antonio Fagundes,Zé Mayer entre outros só fazem papéis de dono de alguma coisa,nunca são mendigos,motoristas,jardineiros,pescadores,são sempre chefões, e ainda rotulam esses atores de um papel só, de grandes astros da interpretação,é de rir uma coisa dessa,sem falar do monopólio que ela implantou no Brasil,acho que a Record copiando ou não tem que mandar bala mesmo,o Domingo Espetacular pode até ser cópia do Fantástico,mas que tá bem melhor isso tá,não sei porque não mudam o nome daquela novelinha sem fim,a tal Malhação que de malhação não tem nada,onde fica a academia dela ? no começo tinha,tá mais pra local de teste de atores sem expressão,a Xuxa vai estar com 100 anos e ainda fazendo programas para o publico infantil e juvenil,isso é de morrer de rir,será que falaram pra ela que ela já tem 50 anos ?….fica aqui o meu ponto de vista….AINDA BEM QUE EXISTE APARELHO DE DVD E UMA VASTA GAMA DE TÍTULOS HJ EM DIA…e outros canais também…CHEGA DESSA DITADURA GLOBAL.

    • Um qualquer

      7 de abril de 2011 em 22:31

      Pois é, e depois disto tudo, a globo nos chamar a cada dia de marginais, pobres e burros , tem gente que a adora.
      O dono do minilua, sem querer ofender, é um fanboy da globo.

    • Anônimo

      7 de abril de 2011 em 00:30

      E por falar em Cópia, quem assistiu ao DOMINGÃO DO FAUSTÃO, no especial da entrega dos MELHORES DO ANO, perceberam uma semelhança com um muito famoso que costuma ir ao ar, uma vez por ano, em meados de fevereiro ou março, dependendo da data, bem, eu vou ajudar com umas “pinceladas”, as imagens (flashes) dos bastidores dos artistas, aguardando naquela ansiedade para receberem o prêmio, não lembra um tal “TAPETE VERMELHO”?
      Outra, na hora de entrar os comerciais, o afastamento da câmera, pegando uma panorâmica do palco e platéia, e então, aparece a “ESTATUETA” do prêmio, sem falar naquele musicalzinho apresentado pelo corpo de balé, ou seria dançarinos, rsrsrsrsrs… Gente, querem copiar até a  CERIMÔNIA DE ENTREGA DO OSCAR, nisso a “VENUS PLATINADA” SE SUPEROU!!!. Vamos aguardar agora qual será a “NOVA” façanha, como já diz o Slogam , ” INOVA E (quase) SEMPRE SE  RENOVA”…

      • Spike Spiegel (antigo Tyler Durden/Damien Thorn)

        22 de setembro de 2012 em 20:30

        Uma vez a Pamela Anderson disse que está participando de Dança dos Famosos americana, a Globo copiou isso também.

  20. Nataniel

    6 de abril de 2011 em 22:24

    olha eu tenho tv paga aqui por isso nem assisto quase tv aberta, mas unica coisa de bom que tem na record é CSI e o todo mundo odeia o chris (ok ok ja encheu o saco pq a maioria das pessoas ja assistiram todos episodios 5 vezes ^^),mas o negocio ruim da record é ela tentar fazer novela se as da globo ja sao uma merda com atores famosos imagina as da record com elenco de quinta.Pra mim a melhor emissora é a Band tem mta coisa boa como o CQC,A liga,futurama entre outros.

    • Um qualquer

      7 de abril de 2011 em 22:28

      CQC é a úncia cosia que salva.
      E a band é uma espécie de filial da globo, basta prestar atenção.

  21. Um qualquer

    6 de abril de 2011 em 19:35

    Faz um artigo também assim ó:
    MINILUA, o blog baba-ovo da globo.

  22. Isa

    6 de abril de 2011 em 17:09

    As duas que se explodam.

  23. AdeilsoN ###

    6 de abril de 2011 em 00:55

    Sensacionalismo descarado   !!111!onze!!

     

  24. Anônimo

    5 de abril de 2011 em 18:41

    Asistam o documentáripo no link :  http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038#

    Além do Cidadão
    Kane é um documentário produzido pela BBC de Londres – proibido no
    Brasil desde a estréia, em 1993, por decisão judicial – que trata das
    relações sombrias entre a Rede Globo de Televisão, na pessoa de Roberto
    Marinho, com o cenário político brasileiro.

    – Os cortes e manipulações efetuados na edição do último debate entre
    Luiz Inácio da Silva e Fernando Collor de Mello, que influenciaram a
    eleição de 1989.

    – Apoio a ditadura militar e censura a artistas, como Chico Buarque que
    por anos foi proibido de ter seu nome divulgado na emissora.

    – Criação de mitos culturalmente questionáveis, veiculação de notícias
    frívolas e alienação humana.

    – Depoimentos de Leonel Brizola, Chico Buarque, Washington Olivetto,
    entre outros jornalistas, historiadores e estudiosos da sociedade
    brasileira.

    “Todo brasileiro deveria ver Além do Cidadão Kane”

    • Joao Pedro

      10 de março de 2013 em 12:09

      Roberto Marinho já morreu, amigão.

    • Artur Oliveira

      15 de janeiro de 2012 em 21:00

      Não é da BBC!! É do canal Channel 4

    • War Paz

      5 de abril de 2011 em 19:18

      Você já está por dentro dos planos do Rockefellers para 2012, amigo? Ou você só achou esse ai e pá?

      • Thiago

        18 de abril de 2011 em 21:34

        Você já ouviu falar dos Illuminati

      • Anônimo

        5 de abril de 2011 em 20:33

        Nem sabia que existia esses ai mas vou dar uma olhada vlws.

    • Anônimo

      5 de abril de 2011 em 18:45

      Ou seja é melhor ser copiadora do que ser manipualadora

      Tbm não gosto da record pq rouba os pobres inocentes MAS…………….

  25. Calebe Silva

    5 de abril de 2011 em 17:12

    Manolos vcs ja compraram o logo do SBT com do ABC sao indenticos

    [img]http://www.patinacaoartistica.com.br/imagens/logo_sbt.jpg[/img]

    [img]http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTSrjFeKr4zYJ-Lh2Qou13osARo6G07CSKtyZIS9HlaZfg0rJI2[/img]

    Reparem no B

    sao indenticos

    • Calebe Silva

      5 de abril de 2011 em 17:12

      [img]http://gostotv.com/games/images/logo_sbt.jpg[/img]

  26. diogo-ferreira1995

    5 de abril de 2011 em 12:55

    A unica coisa que ainda vejo na TV é legendarios.

  27. Gabriel Martins

    5 de abril de 2011 em 12:09

    nunca vao entender que isso é concorrencia,so poruqe e parecido nao tem a ver,pq se preocupar com isso enquanto podiamos estar assistindo os programas das 2 emissoras(se bem so tem programa ruim,mas a record ainda se salva)

  28. TENSEI

    5 de abril de 2011 em 10:26

    globo é hipocrita

    e record é ridicula

  29. War Paz

    5 de abril de 2011 em 09:56

    Cara, foi praticamente a mesma coisa do primeiro(fail) post.

    Você falou sobre a interface dos jornais. O que tem de mais em uma emissora querer deixar sua interface mais limpa? Por acaso aderir a um estilo visual é plagiar? Então TODOS os sistemas operacionais para computadores de hoje são plágios do Win, pois todos têm uma barra de ferramentas e praticamente todos os sistemas trabalham na template de janelas, não?

    Mais uma coisa: Você já pesquisou nas emissoras estrangeiras para ver se essa interface da Globo e da Record não é “igual” às mesmas?

    Depois você vem falar de “Malhação”. Primeiro, pra mostrar como você está mal-informado, “Malhação” não é uma novela, e sim um seriado jovem. Segundo que “Alta estação” foi uma novela. Depois você vem com a mesma baboseira da semelhança dos nomes. O que tem o nome ser parecido? Por acaso teria que mudar o nome pra ser original? O que eles iriam usar, então? “Desportivo incrível”? Ou ainda o “Periódico Informacional”?

    Cara, não existe isso de nome fazer com que algo seja um plágio. Por acaso não deixam de ser jornais? Por acaso o Minilua não é um Blog? Quer dizer que o Minilua também é um plágio? Vocês vão criar um novo tipo de site pra categorizar o Minilua? Não! Vai ser o bom e velho Minilua de sempre, blog

    Não estou querendo flamear no Minilua, só acho que há algo errado, e muito, na sua idéia

    Bjo =*

    • Barney Stinson

      25 de setembro de 2011 em 20:23

      nem fudendo que vou ler akilo tudo AHSGUAHS

    • Andy

      5 de abril de 2011 em 13:41

      CERTEZA q vc trabalha na record ou é parente de alguem que trabalha, só pode hahaha

       

      • War Paz

        5 de abril de 2011 em 15:45

        Nem um nem outro. Só expressei minha opinião

        • Cristopher Gabriel

          5 de abril de 2011 em 15:58

          kkkkkkkkkkkkkkkkk sai bajula da record

          A globo apesar de toda a manipulação, poder, e influencia!
          Continua sendo a melhor e sempre será…. Bom exemplo disso é que quem é a maior formadora de opiniões? A mídia! Quem é a maior emissora ? A globo!
          A globo e toda e qualquer mídia podem fazer sua cabeça basta vc ter inteligência suficiente para ter sua própria opinião!

          • War Paz

            5 de abril de 2011 em 16:37

            É, parece que a Globo fez a cabeça de alguém aqui, né?

            Ainda bem que tenho inteligência suficiente pra ter minha própria opinião 😉

          • Igor Conceicao

            22 de junho de 2011 em 09:18

            Todos aqui tem opinião, e preferências, dizer que a Record tenta imitar a Globo é a mais pura verdade. Tem nada a ver com inteligência! você  insinua chamar os outros de burro, se por acaso vier a escolher a tv globo como preferencia. Parece que você ja escolheu a sua. A dois anos atrás um diretor da Record disse que ate 2010 a sua emissora seria lider. “Record a caminho da liderança” coisa que até hj ainda não aconteceu. Muitos falam do caso Kane, reportagem da BBC falando do apoio da globo a ditadura e outras coisas. E a Record, que so existe graças ao dizimo dos fiéis da IURD. Que são lesados com aquele papo furado de comprar terreno no céu, oleo sagrado e outros mais.  Essa guerra entre essas duas emissoras vai perdurar por muitos e muitos anos.
             

          • Jonas Lopes

            5 de abril de 2011 em 19:41

            Não só vc tem sua própria opinião como todos que já postaram aki também o tem. Não desmereça a opinião dos outros se dizendo esclarecido. Isso é arrogância.

          • War Paz

            6 de abril de 2011 em 12:26

            Não, isso é interpretação. Não só textual como gráfica. Pode-se ver que o rapaz que me respondeu não tem uma base sólida da gramática e isso faz com que os textos e logo a interpretação dos mesmos por ele se torna algo confuso

            Ah, nem todos têm opinião própria, talvez boa parte do pessoal que comenta aqui no Minilua tenha, mas não são todos. Afinal, você não vai dizer que um fã alienado tem opinião própria, vai? Que um modista tem opinião própria, vai?

            =*

          • Felipe Camargo

            6 de abril de 2011 em 16:15

            concordo com jonas, vc foi muito infeliz nessa cara… desde o começo vc só postou asneira:

            “…Então TODOS os sistemas operacionais para computadores de hoje são plágios do Win” … o windowns foi plagiado se vc não sabe =D

            seja mais humilde em seus comentarios, é preciso antes ter um conhecimento incrivel para fazer comentarios com tanta arrogancia; o espaço aqui é para comentar sobre o assunto, e não para provar se alguem sabe mais ou menos que vc; Leia mais e estude mais, esqueça um pouco da internet cara… TROLL INFELIZ!

          • War Paz

            7 de abril de 2011 em 20:56

            No exato momento em que você me respondeu, você entrou na discussão, se não sabe 😉

          • War Paz

            6 de abril de 2011 em 17:10

            1. Não disse que todos os sistemas operacionais são plágios do Win, fiz um questionamento junto com comparação ao caso

            2. Você quis dizer “O Windons foi um plágio se você não sabe”

            3. Se você não sabe, eu sei, não neguei em momento algum que o Win não seja um plágio mas, então todas as emissoras seriam plágios de um “Ancestral comum”, não?

            4. Se você não sabe, um troll fala coisas sobre nenhuma sustentação plausível

            5. Se você não sabe, não perguntei nem disse que alguém sabe mais ou menos que eu e só repito o que disse ao primeiro que me respondeu:

            “Só expressei minha opinião”

            bjo =*

          • Cristopher Gabriel

            9 de abril de 2011 em 22:14

            Cara pra falar de S.O ( Sistema Operacional ) se vc não pra criar ele, é necessário a criação de todos os códigos, se usa qualquer código de alguém vc paga a patente.
            E vc só expressou sua opinião, do mesmo jeito, eu só falei a minha, se vc é um cara realmente inteligente deveria voltar e ler o que vc escreveu e se não sabe o que falar procura no google, ele vai te ajudar 😀
            Abçs e admita que vc falou besteira 😛

          • Felipe Camargo

            7 de abril de 2011 em 15:33

            nem a pau que eu vou dicutir com vc haha, ridiculo mesmo.

            doisbjo =*

  30. Osmar TrixXx

    5 de abril de 2011 em 02:00

    Isso é uma tendência mundial, infelizmente seguir a característica do “líder” para os produtos inferiores Acontece em todos os meios desde programas de tv à refrigerante e outros nichos de mercado.São copiadas as tipografias, cores, formato, sons, entre outros.
    Como diz o velho ditado nada se cria tudo se copia.

  31. jeff zika Mc

    5 de abril de 2011 em 00:59

    faz tempao q num assisto tv eim

59 Comentários
mais Posts
Topo