Revivendo os anos 90: Atrações inesquecíveis do SBT #11

Quem não se lembra do “Em nome do Amor”, “Passa ou Repassa”, ou ainda, “Aqui Agora”. Pois é, todos esses programas marcaram época no SBT, e são lembrados com carinho pelo público brasileiro. Relembre conosco, um pouquinho mais destas e outras atrações da emissora.

Em nome do amor: Apresentado por Silvio Santos, o “Em nome do Amor”, era exibido após o programa “Tentação”. A atração em si, era composta de dois quadros principais: O primeiro, quando o participante se declarava para seu grande amor em rede nacional, e o segundo, quando os casais se conheciam durante uma espécie de baile.




Curiosidades

- O programa ficou bastante conhecido pelo bordão “É namoro ou amizade?"

- Durante o baile, os participantes podiam se conhecer melhor, tendo como plano de fundo, músicas do cantor Julio Iglesias.

- Diversos artistas foram homenageados na atração, destaque para os nomes de Dercy Gonçalves, Thalia, Leandro e Leonardo, Clodovil, etc.




Passa ou Repassa: Exibido a partir de 1987, o “Passa ou Repassa”, se tornou uma verdadeira febre nos anos 90. Comandado por Gugu Liberato, o programa era exibido semanalmente, a principio aos domingos, ganhando uma exibição diária com o passar dos anos. A atração em si, era basicamente focada na disputa de dois colégios. Dentro desse contexto, eram selecionados os participantes que deveriam responder as perguntas do programa. Não obtendo êxito, o convidado corria o risco de levar uma torta na cara.




Curiosidades

- Além de Gugu Liberato, o programa ainda chegou a ser apresentado por Celso Portiolli e Angélica.

- As tortas do programa eram feitas de chantili, o que acabava agradando, de certa forma, o participante que não respondesse as perguntas da atração.




Aqui Agora

“Um jornal vibrante, uma arma do povo, que mostra na TV a vida como ela é”. Era este o slogan de um dos programas mais tradicionais do SBT, o telejornal “Aqui Agora”. Exibido a partir de 1991, a atração logo se tornou um sucesso, atingindo elevados índices de audiência na faixa das 18h00. Entre os apresentadores, destaque para os nomes de Christina Rocha, Ivo Morganti, Celso Russomano e Felisberto Duarte, o Feliz, responsável pelo quadro da previsão do tempo.




Curiosidades

O telejornal ainda contava com os nomes de Gil Gomes, Wagner Montes e Sonia Abrão.

- Os profissionais do programa chegaram a cobrir diversos eventos, entre eles: O impeachment do presidente Fernando Collor, o acidente e a morte do piloto Ayrton Senna, a final da Copa do Mundo de 1994, e as Olimpíadas de Atlanta de 1996.

- O programa retornaria ao vídeo em 2008, dessa vez sob o comando de Luiz Bacci, Herberth de Souza, Joyce Ribeiro e Christina Rocha.




Programa Livre

Comandado por Serginho Groisman, o programa era focado no público jovem. Durante a atração, exibida entre os anos de 1991 a 2001, várias bandas e personalidades marcaram presença. Entre os grupos de sucesso, destaque para as apresentações das bandas Smashing Pumpkins, Midnight Oil, Scorpions, Legião Urbana, Skank, Titãs, Capital Inicial, etc.




Fantasia

Inspirado no programa “50 Mulheres”, da TV italiana, o “Fantasia”, estreava oficialmente em 1997 no SBT. O programa era composto de diversas gincanas, e tinha como diferencial, o fato de ser apresentado por diversas apresentadoras. Em sua primeira fase, o “Fantasia” foi apresentado por Adriana Colin, Débora Rodrigues, Jackeline Petkovic, Amanda Françozo e Valéria Balbi.




Curiosidades

- O programa ainda seria apresentado pela dançarina Carla Perez, que, aliás, protagonizaria um dos momentos mais divertidos da atração.




- De modo inusitado, após permanecer um longo período fora da telinha, o programa retornaria ao vídeo em 2007, dessa vez, sendo apresentado por Helen Ganzarolli, Caco Rodrigues e Luiz Bacci. Bacci, por sua vez, deixaria a atração apenas um dia após a reestreia. Dessa forma, caberia a Caco e Hellen darem continuidade ao programa.

- Nessa fase, o “Fantasia”, chegou a ser apresentado nas madrugadas de segunda a sábado, das 01h00 às 03h00. Em seu horário de exibição, a atração garantia a vice-liderança, com uma média de 03 pontos no Ibope.

  1. Jocélia Alves

    5 de janeiro de 2012 em 12:22

    Poxa, eu me amarrada no programa livre. O “Fala, garoto(a)” do Serginho Groisman merecia um lugar na lista dos bordões que marcaram época.
    Pena que depois do PL ele nunca mais teve o mesmo espaço, por assim dizer. Gostava muito da apresentação dele.

  2. Fábio Batista

    20 de maio de 2011 em 09:01

    Muito bom! Me bateu uma saudade da minha infância enquanto lia esse post…
    Um grande momento do Em Nome do Amor foi quanto houve a homenagem a Roberto Carlos. O rei no SBT!
    E sobre o Aqui Agora: Ninguém lembrou de Ney Gonçalves Dias que apresentou por um tempo. Depois de ler a manchete ele ia até o video wall, deslizava as mãos como se estivesse abrindo a tela e gritava: “Direto! Já!”. Alguém lembra?
    O Programa Livre é inesquecível. O programa com os Mamonas Assassinas foi demais!
    E uma correção: Na primeira fase do Fantasia só eram quatro apresentadoras: Adriana Colin, Valéria Balbi, Débora Rodrigues e Jackeline Petkovic. Amanda Françoso era só uma das modelos que dançavam, segurava placas, etc.

  3. Mathias Nunes

    31 de outubro de 2010 em 03:05

    em 1997  eu ficava com uma menina do fantasia ALANA  nossa saudades dela linda eu com 16 e ela tinah apenas 18 aninhos uma gracinha saudades

  4. Jorge William

    29 de outubro de 2010 em 21:56

    Olá,

    Fico muito feliz do video que coloquei no Youtube com a abertura do Aqui Agora ter aparecido aqui.
    Já é 2ª vez que um video meu aparece aqui no minlua.
    É muito bom saber que eu coloco é YT é prestigiado. Muito Obrigado!
    Visitem meu canal no YouTube http://www.youtube.com/user/Jorgeshow

    http://loterias-sorte.blogspot.com/

  5. Fernando Souza

    27 de outubro de 2010 em 13:34

    Genteeeeee eu adorava o Passa ou Repassa… também gostei do Em nome do amor.. mas o Aqui Agora me dava medo.. hahahah HUmmm e o fantasia era MARAVILHOSOOOOO porque será hein?? hahaha aquelas beldades lindas.. era muuuuuuito boommm hahah

  6. Calebe Silva

    27 de outubro de 2010 em 09:58

    O programa em nome do amor e o seu famoso bordao deu origem ao quadro vai dar namoro?

    • Jeff Dantas

      27 de outubro de 2010 em 14:04

      Você se refere ao quadro do programa “O Melhor do Brasil”? Em caso afirmativo, até concordo que haja alguma semelhança. Mais diferente da atração do Rodrigo Faro, o programa do Silvio Santos já tinha uma outra dinâmica. Por exemplo: Logo no início da atração, eram selecionados um grupo de jovens, que no decorrer do programa, deveriam escolher uma pessoa de seu interesse. 

  7. Osmar TrixXx

    25 de outubro de 2010 em 21:32

    Esqueceram de relembrar o programa Programa Cocktail – SBT apresentado por Mieli.

    Muito Bom o post, bons tempos da apresentação do SBT..

    Parabéns..

  8. TENSEI

    25 de outubro de 2010 em 14:38

    decada de noventa o sbt era muito phoda

10 Comentários
mais Posts
Topo