Minilua

Revivendo os anos 90: As Aventuras de Tintin #15

Criado pelo belga Hergé, no ano de 1929, o repórter Tintin, é um dos personagens mais carismáticos de toda a animação. Projetado inicialmente para as Histórias em quadrinhos (HQs), suas aventuras logo ganhariam uma versão animada para o cinema e para a televisão. Relembre conosco alguns dos personagens de destaque:

Tintin: Um jovem repórter, que tem como fiel escudeiro, o seu cãozinho Milu. Juntos, eles tentam resolver os mais diferentes mistérios, em diferentes partes do mundo.

Capitão Archibald Haddock: O simpático capitão é o melhor amigo do personagem Tintin. Na série, sua primeira aparição ocorre no episódio “O Caranguejo das pinças de ouro”. Visto como um alcoólatra inveterado por sua tripulação, ele passa a ganhar respeito e prestígio a partir do contato com o personagem central da história, passando a ser prestigiado especialmente após o episódio “O Tesouro de Rackham o terrível”.

 

Trifólio Girassol:

Ele é um renomado cientista, que diante de sua deficiência auditiva, acaba por cometer uma série de equívocos. Girassol é conhecido por sua devoção aos amigos Tintin e Haddock, e por sua inconfundível vestimenta.

 

 

Dupond e Dupont

São os detetives da história. Conhecidos pelo jeito desajeitado de solucionar os casos, eles são irmãos gêmeos, tendo como uma única diferença, o formato de seus bigodes.

 

 

Bianca Castafiore: A italiana Bianca Castafiori, é uma cantora de ópera. Trata-se do grande desafeto do Capitão Haddock. Entre seus amigos, destaque para os nomes do pianista Igor Wagner, além de sua principal amiga, Irma.

Outros personagens: Serafim Lampião, Oliveira da Figueira, Tchang Chong- Chen, Nestor, Rastapopoulos, etc.

 

Curiosidades

– 10 de janeiro de 1929, essa é a data da primeira aparição do personagem Tintin. Por sua vez, tal aparição aconteceria no “Le Petit Vingtième”, suplemento do jornal “Le Vingtième Siècle”.

– Seu criador, o belga Georges Prosper Remi, conhecido por Hergé, é tido até hoje, como um dos mais remonados artistas de seu tempo. De origem Belga, o escritor e cartunista, seguiu fiel ao seu personagem até 1983, data de seu falescimento.

– Além das histórias em quadrinhos (HQs), o personagem ainda seria adaptado para o teatro, mantendo o mesmo prestígio conquistado.

– No Brasil, o personagem ganharia destaque a partir dos anos 90, com a exibição do desenho “As aventuras de Tintin”, pela TV Cultura de São Paulo. A atração nada mais era que um apanhado das principais histórias do personagem O desenho era exibido de segunda a sexta, na faixa das 20h00, na emissora educativa.

– Atualmente, o desenho é exibido no canal pago HBO Family.