Minilua

Saiba como enfrentar um incêndio

1- Desligue a chave geral: Ao menor sinal de incêndio, procure desligar a chave geral do apartamento ou casa. Se possível, impeça a propagação do fogo, combatendo as chamas em seu estado inicial.

2- Situações críticas: Dependendo da gravidade do problema, é indicado que você permaneça recluso no banheiro, mantendo para tal, a porta umedecida pelo lado interno, vedada com uma toalha ou papel molhado.

3- Fumaça intensa: Em caso de fumaça intensa, procure cobrir seu rosto com um lenço molhado. Retire ainda, todos os materiais inflamáveis do local.

4- Asfixia: Em um espaço tomado pelas chamas, procure caminhar em direção a porta, andando rente ao chão. Agindo assim, você evitará uma possível asfixia.

5- Fogo na roupa: Vendo uma pessoa nessas condições, faça com que ela se deite, rolando lentamente sobre o chão. Utilize ainda, se possível, uma mangueira ou extintor sobre o acidentado.

6- Apartamento: Caso você resida em um apartamento, opte pelas escadas ou saídas de emergência. Nunca, jamais, utilize o elevador para deixar o lugar.