Saiba quem você estará elegendo votando no humorista Tiririca

tiririca_2222

Francisco Everaldo Oliveira Silva, o Tiririca detém a candidatura bizarra mais comentada destas eleições, prova disso é o fluxo de tweets (contra e a favor) que circulam sobre o candidato no Twitter, os vídeos com milhões de acessos no Youtube e comunidades no Orkut que chegam a mais de 60 mil membros.

tiririca1

“O que é que faz um Deputado Federal? Na realidade eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto. Vote no Tiririca, pior que tá não fica.”. Com esse discurso Tiririca já é um dos candidatos com mais intenções de voto para Deputado Federal em SP. Dentre os 2 mil entrevistados, 1769 votariam no Tiririca.

tiririca2

Assim como Paulo Maluf (PP), Tiririca é o "puxador de votos" de seu partido, o PR. Ambos ganham espaços de destaque na TV e números fáceis de decorar (1111, para o candidato considerado 'ficha suja' pelo TRE-SP, e 2222, para o palhaço).

De acordo com o critério da proporcionalidade previsto pela legislação eleitoral, o número de vagas de cada partido é definido pela soma de votos dos candidatos e da legenda dividida pelo número de vagas a que cada Estado tem direito. Desta forma, o sistema proporcional cria a possibilidade de parte das vagas no Legislativo serem preenchidas por candidatos que receberam um baixo número de votos.

O exemplo mais famoso ocorreu em 2002, quando Enéas Carneiro (1938-2007), do extinto PRONA, conseguiu levar consigo cinco candidatos. Entre eles figurava Vanderlei Assis, que havia recebido somente 275 votos. Dependendo do número de votos de Tiririca, o humorista pode ajudar a eleger os seguintes políticos que também disputam uma vaga pelo PR-SP:

PLENARIO-02-06-2009-3096-300Agnaldo Timóteo, 73 anos, cantor.

Como vereador por São Paulo, causou polêmica ao tentar emplacar um projeto de lei para mudar o nome do parque Ibirapuera (zona sul) para parque Michael Jackson, em homenagem ao cantor pop morto no ano passado. No horário eleitoral gratuito deste ano, apresenta-se como "herdeiro político" do estilista Clodovil (1937-2009).

valdemar_costa_neto Valdemar Costa Neto, 61 anos, ex-presidente do PL.

Renunciou ao cargo de deputado federal em 2005 para escapar da cassação após ser acusado de envolvimento no caso do mensalão, relativo à suposta compra de apoio de partidos pelo PT.

Luciana Costa, 39 anos, deputada federal da última legislatura.

Assumiu a vaga deixada por Enéas Carneiro, de quem era suplente e secretária parlamentar. No ano passado, levou à Câmara um projeto de lei para instituir o Dia do Peão de Rodeio, a ser comemorado anualmente em 25 de agosto. No horário eleitoral da TV, tenta colar sua imagem à figura de Enéas, inclusive imitando seu jeito de discursar, como você pode conferir no vídeo abaixo.

Milton Monti, 49 anos, deputado estadual duas vezes e deputado federal três vezes (inclusive no mandato 2007-2010).

Em 2000, apresentou na Câmara projeto de lei para tornar obrigatório no currículo das escolas brasileiras ensino de latim e a OSPB (Organização Social e Política Brasileira), sem sucesso.

juca-chavesJuca Chaves (Jurandyr Czaczkes), 71 anos, humorista, músico e compositor.

"Não serei um deputado comum, serei também um Menestrel Na Corte, cantarei como sempre fiz, fazendo minhas denúncias em forma de sátiras", promete o candidato no Twitter.

Pastor Paulo Freire, 55 anos, presidente da Assembleia de Deus de Campinas e do Conselho de Doutrina da Igreja Evangélica Assembleia de Deus.

É a primeira vez que se candidata a deputado federal. Neste ano, posicionou-se publicamente contra a adoção por casais gays, direito reconhecido pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça).

Além deles, candidatos do PT, PRB, PC do B e PT do B, todos da coligação "Juntos Por São Paulo", podem se beneficiar de uma eventual votação expressiva de Tiririca.

tiririca3

Adaptado da Folha

  1. Nelson Carrico Filho

    27 de maio de 2011 em 17:22

    Para acabarmos com esse tipo de coisa, só mesmo o fim do voto obrigatório. O congresso nacional está cheio de políticos ladrões, corruptos, demagogos e fisiológicos por causa do voto obrigatório. Muitos eleitores, que não gostam de votar, votam em qualque tranqueira, sem pensar,nem escolher seus candidatos. Lamentavelmente, estes deverm ser maioria. Se o voto fosse facultativo, apenas os eleitores realmente iteressados em melhorar o país votariam e escolheriam melhor seus candidatos. Outra solução para acabar com esse negócio de um candidato como Tiririca levar outros candidatos junto com ele é mudar a representatividade na eleição. Que tal, por exemplo, 1 deputado representaria, em média 1 milhão de habitantes? Se o Brasil tem 190 milhões de habitantes, teria 190 deputados estaduais e os estadoa mais populosos teriam mais deputados. Acabaria essa vergonha que é um estado pequeno ter mais deputados federais do que um mais populoso.

  2. anandafonseca

    18 de setembro de 2010 em 09:49

    Gente, vocês estão julgando errado o Tiririca.
    Ali é SÓ UM PERSONAGEM. É claro que ele sabe o que um DF faz, ele é um humorista, e se ele usou seu PERSONAGEM pra fazer a propaganda política dele, não signiica que ele É o personagem né ?
    Minha mãe entrevistou ele, no início da carreira. O Tiririca é um personagem, ele é muito mais que isso. O Francisco Everaldo Oliveira Silva é muito diferente.
    Ele é um cara inteligente, culto. Só que todo mundo vê ele como o Tiririca.
    Claro que por um lado, a política brasileira está mesmo uma merda.
    Mas não é porque uns canditados roubam e tudo mais, que TODOS vão fazer isso.
    O Tiririca é sim um homem inteligente, e só sabe disso quem CONHECE ele, então retirem o que vocês disseram sem saber, julgam sem conhecer. 😉

    • Diego Oliveira

      1 de outubro de 2010 em 15:27

      LOL, sua mãe entrevistou o Tiririca, que legalz

      de qqr forma, eu vou votar nele, na verdade eu ODEIO votar.. num vou votar em NINGUEM, só no Tiririca =P

      odeio toda essa merda e num to nem ae… ha 21 anos sou pobre e num vi diferença no Brasil e nem na minha cidade.. sinal que ninguem presta nessa merda toda =)

      (agora vem uns 10 com 4 pedras na mão jah xD kapepoae)

  3. NadinBastos

    13 de setembro de 2010 em 12:06

    Eu voto em TIRIRICA não só porque Pior que tá não vai ficar , mas sei que pelomenos me faz rir. Os outros condidatos nunca fizarem nada por mim. TIririca é um cara que veio da pobresa assim como o Presidente Lula. E Tem alguém ae pra reclamar do Atual presidente?.

  4. anonimo

    6 de setembro de 2010 em 11:18

    O HORÁRIO POLÍTICO DAQUI A POUCO VAI DISPUTAR COM OS PRÓPRIOS PROGRAMAS HUMORÍSTICOS, PELO FATO DE EM CADA 100 CANDIDATOS, 10 SÃO PALHAÇOS!

  5. jose carlos serrate pereira

    5 de setembro de 2010 em 12:10

    NÃO VOU VOTAR TIRIRICA, mas, uma coisa temos que admitir: Em todos esses anos de horário eleitoral, ele é o único candidato que está falando a verdade! (que não sabe nada), enquanto outros candidatos prometem tudo aquilo que nunca irão cumprir!!!

    • BRUNO LIMA

      5 de setembro de 2010 em 20:25

      É VERDADE! O TIRIRICA SÓ TEM IMAGEM, QUEREMOS VER SE ELE TEM “POTENCIAL” PARA ASSUMIR A CANDIDATURA! O CARA MAL CONCLUIU O ENSINO MÉDIO, FOI PRESO POR AGRESSÃO À MULHER (DELE) E AINDA POR CIMA ZOMBA DA DEMOCRACIA!! O QUE É ISSO?! PALHAÇADA! LUGAR DE PALHAÇO É NO CIRCO E NÃO NA POLÍTICA. ACHO QUE QUE PIOR QUE FICA SIM, BASTA O POVO VOTAR EM PESSOAS COMO ELE, AS “FRUTAS” E UNS OUTROS CANTORZINHOS POR AÍ””

      • Carlos Felipe

        6 de setembro de 2010 em 15:37

        Relaxem, galera. Ficar nervoso em uma hora dessas não vai adiantar muito.

  6. gabriel serra

    5 de setembro de 2010 em 11:03

    isso é algo q afeta toda a humanidade ou é só com os brasileiros mesmo? ter raiva por causa de um humorista do nível do tiririca se candidatar é um medo sem fundamento… o brasil já uma merda deste antes nascermos… podem continuar com medo do novo e votando sempre na mesma ladainha ou até mesmo nulo, mas desta forma nunca vão se livrar do cabestro… uma salva de palmas ao povo brasileiro, uma salva de palmas ao povo mais hipócrita.

    vcs me dão um amém?

    • Carlos Felipe

      5 de setembro de 2010 em 15:31

      O Brasil está melhorando aos poucos. Claro que ainda poderia estar melhor, mas não precisamos ser tão pessimistas assim.

  7. Klaus

    5 de setembro de 2010 em 10:31

    Um partido político que aceita esse tipo de candidato, fazendo esse tipo de campanha, não pode receber o menor respeito.

  8. TKD kyosanim

    5 de setembro de 2010 em 02:34

    o povo brasileiro tem q se F.U.D.E.R mesmo … pelo q vi tem alguns idiotas aqui q defendem este lixo q se candidatou pelo salario q vai receber para nao fazer nada … entao depois nao falem q o Brasil esta uma M.E.R.D.A .. A unica salvacao do povo brasileiro eh investir na EDUCACAO !, mas o governo corrupto quer o oposto , quanto mais burro o povo fica mais facil de manipular! … ISTO EH BRASIL !.

    • Carlos Felipe

      5 de setembro de 2010 em 04:54

      Só falamos daquilo que temos conhecimento. Você está tomando uma posição hipócrita e infantil de julgar alguém por sua profissão anterior e completamente distinta da atual.

      Sabia que com o “governo corrupto”, a economia do Brasil conseguiu crescer 8,9%, atingindo o melhor resultado nos últimos 14 anos? Não estou protegendo o governo, mas… Uma coisa é saber que existem ladrões ali e outra é julgar todos por alguns. ^^

      • TKD kyosanim

        5 de setembro de 2010 em 05:24

        Entao idiota … vota neste M.E.R.D.A, e depois q ele for Deputado Federal, ele pode ser presidente do brasil nos proximos anos … nao acha ? … e vc idiota pode ser vice-presidente … entao para os proximos anos Tiririca para presidente do Brasil com o mesmo bordao ” Vote em mim para Presidente do Brasil que eu te conto. Vote no Tiririca, pior que tá não fica.”

        • Carlos Felipe

          5 de setembro de 2010 em 15:27

          Primeiro, me respeita, porque em nenhum momento xinguei você ou nada do tipo, se não sabe falar como gente vá conversar com os seus amigos em um Zoológico.

          Segundo, eu não disse que ia votar nele, talvez você tenha faltado nas aulas de interpretação textual. Se é esse o caso, vou simplificar: Falei que considero errado julgá-lo pela sua profissão anterior. Não quer dizer que eu vá votar nele.

          • Camilla Andorasu

            19 de outubro de 2010 em 23:00

            Aaah, o belo aroma de owned nas minhas manhãs de quarta.

            Um intelectual ownando um cara que não sabe nem as regras de acentuação e só sabe xingar, adoro isso.

  9. 'L' YOUKAI

    5 de setembro de 2010 em 01:34

    Isso é uma VERGONHA!

    • Carlos Felipe

      5 de setembro de 2010 em 01:35

      Ao que tudo indica, a maioria das pessoas não pensa assim.

  10. Guilherme Raiol

    4 de setembro de 2010 em 23:30

    eu acho que isto também serve de protesto contra td isso que tem por ai
    vamos ver se da certo
    TIRIRICA 2222

  11. Migraman

    4 de setembro de 2010 em 21:50

    No final das contas todos os políticos sao iguais.Mas acho q o tiririca nao é inteligente o bastante para roubar assim como os outro políticos

    • Carlos Felipe

      4 de setembro de 2010 em 23:07

      Assim como ele também não é inteligente para assumir um cargo de nível Federal e contribuir com o país. De que adianta ele ser justo, porém inútil?

      • Jose

        5 de setembro de 2010 em 11:41

        tenho quase certeza que como ele uma boa parte desses candidatos que estão ai concorrendo a uma vaga também não sabe o que faz um deputado seja federal ou estadual, mas muitos se elegem por que são filhos de empresários ou tem uma boa aparência e são jovens.
        e que na verdade querem fazem profissão na politica ou seja ganhar bem e não fazer nada

      • gabriel serra

        4 de setembro de 2010 em 23:48

        acredito q vcs estão errados ao dizer q ele não é inteligente, a não ser q vcs o conheça fora do personagem ai tudo bem, mas caso não, é ridículo fazer tal afirmação.

        deve-se levar em conta q o fato dele ser humorista fez com q ele cria-se a frase “O que é que faz um Deputado Federal? Na realidade eu não sei. Mas vote em mim que eu te conto”, po derrepente ele não sabe mesmo oq um DF faz, mas quem te garante q ele só não quis sacanear soltando essa frase e chamar atenção das pessoas?

        o único q sabe a resposta pra isso é o próprio tiririca.

        • Carlos Felipe

          5 de setembro de 2010 em 01:29

          Eu não estou errado, porque só firmei uma resposta em cima do argumento do outro. Mas concordo que é uma proposta bem inteligente, usar essa frase como sarcasmo.

  12. Alexandre Souza

    4 de setembro de 2010 em 21:34

    E você acreditou?!

  13. TENSEI

    4 de setembro de 2010 em 20:33

    EU NÃO VOU VOTAR NELE MAS…

    ELE NÃO ESTÁ LÁ APENAS
    PARA FAZER GRAÇA
    EM ENTREVISA A UOL
    ELE DIZ ESTAR SE APROFUNDANDO
    SEUS CONHECIMENTO PARA O CARGO

    ENTREVISTA http://podemoscriticar.blogspot.com/2010/08/nao-e-piada-e-realidade-diz-tiririca.html

  14. renatoyzx

    4 de setembro de 2010 em 19:40

    kkkk nao acredito mesmo que vcs pensaram que o tiririca ia se candidata assim o TIRIRICA
    Da primeira vez que vi o horario eleitoral e vi o Tiririca ja deduzi oque isso e obvio
    Minha professora me explicou o motivo razao e como essa tecnica da certo.
    Esse tipo de tecnica ja e antiga no Brasil.
    Mas…
    VOTE TIRIRICA 2222

    • Carlos Felipe

      4 de setembro de 2010 em 23:04

      Qual técnica? O fato de não saber o que está fazendo?

  15. mar ross

    4 de setembro de 2010 em 19:36

    Não acedito que esse palhaço vai ser eleito… Como é possivel um povo colocar no poder um cara que nem sabe o que vai fazer lá, e não adianta falar que isso é forma de protesto, porque a unica forma de protesto que conheço é votando no melhor candidato, já que as eleições nada mais é que tirar do poder aqueles que não nos satisfazem. A relalidade é que o que nós colocamos no poder nada mais é que reflexo da população, ou seja a população que é o verdadeiro “palhaço”.

    • gabriel serra

      4 de setembro de 2010 em 23:36

      vc diz: “a unica forma de protesto que conheço é votando no melhor candidato”.

      me responda, quem é o melhor candidato?… não se esqueça, nessa pergunta vc não pode pular, pedir ajuda das plaquinhas nem dos universitários…

      sabe oq ta fazendo o pessoal querer votar no tiririca? na minha opinião é a frase “pior do que tá não fica”… o pessoal q se cansa de votar sempre na mesma merda de candidatos está fazendo isso como forma de “protesto”, aceitar isso ou não depende exclusivamente de cada um… se estivesse na minha cidade mesmo eu votaria nele, gostaria de saber se ele faz algo de diferente, pois só há um meio de saber.

      • Carlos Felipe

        5 de setembro de 2010 em 01:34

        Tiririca está se candidatando para Deputado Federal. Ou seja, independente do lugar onde você mora, pode votar nele.

        • Allan Vicente

          16 de maio de 2012 em 20:57

          Meu filho, deputado federal é eleito em cada estado, nao no Brasil todo. Tiririca é de SP, eles que elejeram ele, eles que fiquem com o pepino…

        • gabriel serra

          5 de setembro de 2010 em 10:47

          a não ser q eu justifique… ¬¬’

          • Carlos Felipe

            6 de setembro de 2010 em 15:32

            Vai votar no Tiririca, então?

          • gabriel serra

            6 de setembro de 2010 em 15:43

            SE estivesse em minha cidade eu votaria sim

    • Carlos Felipe

      4 de setembro de 2010 em 23:03

      Concordo com tudo o que você disse. O pior não é nem ele se candidatar e sim ele ser escolhido pelas pessoas. Não dá para aceitar que ele consiga tantos votos sem sequer saber o que um Deputado Federal faz.

36 Comentários
mais Posts
Topo