Minilua

Saiba se um alimento está fresco pelo código de barras

A menos que você seja um assíduo frequentador de feiras de alimentos orgânicos ou um verdadeiro expert em escolher frutas, verduras e legumes no supermercado, já deve ter tido o desprazer de chegar em casa e perceber que aquele belo abacaxi já passou do ponto, que a alface murchou antes mesmo de sair da ecobag ou que o tomate estava maduro demais.

Acontece, mas é pena – tanto pelo desperdício de alimentos, quanto pelo dinheiro gasto à toa.

Os designers chineses Sisi Yuan, Yiwu Qiu, Lei Zhao, Qiulei Huang, Lijun Zhang e Weihang Shu pensaram em uma solução, ainda não disponível no mercado, mas que muito agradaria a quem mora sozinho há pouco tempo e ainda não tem muita intimidade com as compras domésticas.

Fresh Code é um código de barras inteligente acoplado aos vegetais. À medida que o tempo passa, ele começa a apagar, de cima para baixo (como na foto) e indica o nível de frescor dos alimentos. Se chegar a 0, nem pense em colocá-lo no carrinho. E se pretende consumi-los depois de alguns dias na geladeira, melhor comprar os mais frescos da bancada.

O resultado, certamente, seria: consumidores mais exigentes e supermercadistas mais atentos ao que oferecem aos clientes.

Fonte: Super