Qual é o salário-mínimo em outros países?

O salário-mínimo em nosso país atualmente é de 788 reais por mês, ou seja, no pior dos casos, uma pessoa pode ganhar 3,58 reais por hora. Em comparação com nosso passado, as coisas até que estão boas, mas quando olhamos para outros países, vemos que estamos vivendo com pouco.




A importância do salário-mínimo

get_img

O salário-mínimo é um dos indicadores mais importantes da qualidade de vida em um país, mas isso não tem a ver apenas com a quantidade de dinheiro que as pessoas ganham. Normalmente quando o mínimo é alto, as pessoas costumam viver em condições de maior igualdade.

Por exemplo, aqui no Brasil uma pessoa que tem um emprego bem básico, ganha 788 reais. Já o salário-mínimo de um engenheiro é de R$ 6154,00! Ou seja, quase oito vezes mais! Isso cria uma desigualdade muito grande, fazendo com que muitos ganhem pouco e poucos ganhem muito. Claro que para quem recebe mais é muito bom, porém, no total do país, isso é um problema enorme.

Países mais desenvolvidos são exatamente aqueles onde a diferença de salários é menor. Nesse cenário, muitos recebem “mais ou menos” criando uma sociedade mais paralela. Na Austrália, por exemplo, o salário-mínimo é de 2666 dólares por mês. Por lá, o salário-mínimo de um engenheiro é de 5 mil dólares. Ou seja, é apenas o dobro. Isso faz com que mesmo o emprego mais baixo da escala seja bom o bastante para que a pessoa viva bem.

Com as pessoas ganhando salários mais próximos, todos tem acesso a “tudo” e aqueles que ficariam “a margem da sociedade”, podem ter sua casa, carro e aproveitar a vida, mesmo sem que tenham estudado igual a um engenheiro. Claro que essa renda maior para os mais pobres, faz com que os mais ricos ganhem menos, porém os benefícios de viver em uma sociedade igualitária são incríveis. As taxas de crimes são menores, pois com um salário-mínimo decente, as pessoas não precisam ser arriscar no crime para terem sucesso na vida. Em geral, nesses países, a maior parte das pessoas se forma na universidade, são civilizados, devido a educação elevada e cria-se um ambiente muito melhor para todos, o que compensa o salário menor de quem está no alto escalão.

Ou seja, o segredo para uma boa sociedade é a distribuição de renda. O maior salário não pode ser dezenas de vezes maior do que o menor. Mas infelizmente nosso país está bem longe disso:




Salários-mínimos pelo mundo

_70137748_min_wage_moneypile_pa

Em geral, os salários de diversos países são comparados usando o dólar, que é uma das principais moedas correntes no mundo. Atualmente (março de 2015), o dólar vale algo em torno de 3 reais. Por isso, fazendo as contas, sabemos que o trabalhador brasileiro recebe 262 dólares por mês e trabalha algo em torno de 44 horas por semana.

O maior salário-mínimo do mundo é o da Austrália, que chega a 2670 dólares por mês, ou seja, um australiano, que trabalha em média apenas 38 horas por semana, recebe dez vezes mais do que um brasileiro.
Depois temos:

Luxemburgo – 2564 dólares – 40 horas por semana;
Mônaco – 2168 dólares – 39 horas por semana;
San Marino – 2110 dólares – 37,5 horas por semana;
Nova Zelândia – 2024 dólares - 40 horas por semana;
Bélgica – 2002 dólares – 38 horas por semana;
Holanda – 1994 dólares – 40 horas por semana;
Alemanha – 1989 dólares – 40,5 horas por semana;
Irlanda – 1949 dólares – 39 horas por semana;
França – 1927 dólares – 35 horas por semana;
Canadá – 1682 dólares – 40 horas por semana;
Reino Unido – 1681 dólares – 38,2 horas por semana;
Estados Unidos – 1256 dólares – 40 horas por semana;

Você deve estar pensando, mas nesses países desenvolvidos é fácil pagar mais do que o Brasil, mas existem algumas nações de mesmo nível que também pagam melhor seu povo:

Argentina – 935 dólares – 48 horas por semana;
Chile - 454 dólares – 45 horas por semana;

Ainda existem outros países, como Equador, República Tcheca e muitos outros que pagam melhor do que o Brasil.




O valor do que se ganha

1337100863real-dolar525x252

O salário-mínimo americano é de 1256 dólares, quase seis vezes maior do que o nosso. Além disso, o custo de vida dos americanos é muito menor em diversos aspectos. Por exemplo, um carro Ford Focus (que lá é popular e aqui é considerado quase de luxo) custa 17 mil dólares (segundo dados do site da própria Ford), ou seja, um americano precisa trabalhar 13 meses e meio para comprar esse carro em sua versão mais básica. Já no Brasil, o mesmo veículo custa (segundo dados do site da Ford Brasil) 67 mil reais, ou seja, um brasileiro precisa trabalhar 85 meses para pagar esse mesmo veículo!

Assim, além de termos um salário-mínimo bem ruim, nós também pagamos caro demais pelas coisas… Infelizmente essa é a realidade do nosso país.

  1. Ítalo Olati

    30 de novembro de 2015 em 04:50

    Tanto lugar para nascer e fui nascer logo aqui. Por que meu bisavô não continuou na Itália, esse bendito!

  2. Nei Louzada Gomes

    13 de junho de 2015 em 15:33

    Eu ja estou correndo atras da minha cidadania. Dando certo vou levar minha esposa e filhos

  3. Jose Pereira

    7 de junho de 2015 em 19:39

    No pais das roubalheiras quem trabalha honestamente paga mais caro por tudo par cobrir o rombo que os espertos fazem….

  4. ??? ???

    10 de abril de 2015 em 18:17

    A maioria dos citados são monarquias, não?

  5. Leonam

    31 de março de 2015 em 13:56

    bom, vergonhoso, mas so sei de uma coisa, no brasil os mais ricos querem sempre mais, são os que mais reclamam e pedem descontos, alias, são os que mais ganham descontos em tudo, e estes mesmos ricos são os que mais querem que o salário mínimo sempre seja mínimo, eles tem medo de perder do seu e também tem medo de não poder pagar pelos funcionários que tem.

    • Leonam

      31 de março de 2015 em 14:00

      dois exemplos de como os ricos se dão bem: tem cartões de credito que só são liberados se a pessoa tiver uma excelente renda, estes cartões acumulam descontos diversos, pobre não tem como solicitar um cartão destes e ser aprovado, cartão de pobre não da desconto em lugar nenhum e não acumula pontos em nada.
      Em minas tem uma grande rede de hipermercados que da descontos enormes para quem faz o cartão da loja, so que eles não liberam o cartão para nenhum cliente que tem renda inferior a mil reais, então, quem é assalariado é obrigado a comprar e pagar o preço sem descontos, nesta rede quase todos produtos tem descontos, so para ricos.

  6. Jose Carlos

    24 de março de 2015 em 22:14

    Comparar o salário do Brasil com países europeus e os Eua é sacanagem. e mesmo Argentina e Chile historicamente, tem um padrão de vida melhor que o Brasil, mesmo tendo uma economia mais pobre.

  7. Moisés Novaski

    18 de março de 2015 em 14:41

    Isso é mentira, aqui na Argentina nem existe salario minimo, existem categorias referentes a cada tipo de trabalho, ou seja, se sou medico tenho o minimo para medico se sou pedreiro tenho o minimo para pedreiro. Mas de verdade é muito dificil encontrar algum trabalho por aqui com salario acima de 400 dolares.
    MINILUA MENTIROSO!!!!!

  8. Mari

    17 de março de 2015 em 01:00

    Quando eu leio, logo existo.

  9. Marcos Chaves

    16 de março de 2015 em 11:28

    vejam o lado bom, os brasileiros sao 10 vezes mais guerreiros que os outros!

  10. Kurama Youko

    16 de março de 2015 em 01:33

    E enquanto, nosso salário-mínimo é de 788 reais mensais mas, gasolina, produtos alimentícios, contas (água, luz, telefone, gás) mais cara, direitos trabalhistas cada vez menos dignos de um “trabalhador” e sem falar no aumento de salário mais os muitos benefícios que nossos “queridos” políticos recebem, parabéns Brasil… 😛

  11. Kurama Youko

    16 de março de 2015 em 01:25

    O melhor seria se estruturar financeiramente pra depois ir tentar a vida em outro país, porque a aqui infelizmente não tem como, Brasil é um atraso de vida… 😛

  12. Lorivaldo Silva

    15 de março de 2015 em 17:17

    A questão não é o valor em si, mas o seu poder de compra. Não adianta aumentar os salários sem aumentar a oferta, expandir a oferta monetária só provoca a inflação.

  13. Elivelton Ferreira Costa

    14 de março de 2015 em 19:37

    A solução é parar de votar e comprar carro e aparelhos eletrônicos, pois Essas empresas de venda do Brasil são corruptas. O governo também.

  14. Marcos Chaves

    14 de março de 2015 em 17:02

    pensem no lado bom… após o apocalipse zumbi, brasileiros terão mais chance de sobrevivência… afinal, somos 10 vezes mais sobreviventes que os do topo da lista ^^

  15. Mutley

    14 de março de 2015 em 11:08

    Não sei se alguém já disse isso nos comentários , mas , não se trata apenas de serem países desenvolvidos , observem que o salário minimo é maior onde os países tem pequeno espaço territorial , com isso tem uma população menor e consequentemente pessoas idosas em menor numero , já países como Estados Unidos com grande massa territorial tende a ter seu salário minimo um pouco menor , pois tem mais população e mais pessoas aposentadas por consequência , claro que eu não estou tentando justificar o nosso salário minimo que mesmo com todas essas desculpas continua uma naba perto dos outros , mas é bom deixar como constatação.

  16. Mestre Makarov

    13 de março de 2015 em 21:40

    Eu já desisti do Brasil a muito tempo … não adianta lutar sozinho, quando muitos não querem … meu sonho se deus quiser eu vou conseguir realizar … tem um bom emprego e pode levar minha familia para ir morar fora deste pais de corrupção onde o povo so quer levar vantagem uns sobre os outros … ninguem quer estudar ou trabalhar e sim, viver de bolsa familia …

    • Kurama Youko

      16 de março de 2015 em 01:27

      Eu apoio… 🙂 o/

  17. Junior Lima

    13 de março de 2015 em 21:38

    Se eu for analisar , já perdi ate o amor da minha vida por causa de trabalhar e ganhar pouco, sem dinheiro suficiente pra ir visita-la, ISSO EU NÃO VOU PERDOAR NUNCA…

  18. Junior Lima

    13 de março de 2015 em 21:35

    Então eu ganho 197 Dolares pra trabalhar 8 horas por dia a semana toda 44 Horas……
    Me sinto escravo agora, um dia os governantes vão saber exatamente o valor da liberdade, ai vai ser tarde demais…

    VIVER O SONHO OU SOBREVIVER ?????
    QUAL É A DE VOCÊS ?????
    hAAA? BANDO DE TOLOS…

  19. Mestre Makarov

    13 de março de 2015 em 21:34

    Só digo uma coisa … estamos Fu…..

  20. Junior Lima

    13 de março de 2015 em 21:30

    Não é culpa do pais, mais dos governantes, na minha visão geral o Brasil tá tão ferrado por causa da corrupção que não tem mais salvação pra esse lugar, já ativou sua sentença desde que o próprio povo se corrompeu com o governo atual. Poucos, eu disse poucos são merecedores de respeito nesse pais… se o pais está assim a culpa é do povo que não faz nada, e fica só se defendendo atrâs de uma tela de computador. Os sacanas estão quase atingindo os objetivos deles e a culpa é do povo, quando toda a riqueza do pais estiver nas mãos dos corruptos eles financiaram partidos partidos de esqueda pra atacar o Brasil, estou falando de “guerra”.

  21. Raniel Silva Costa

    13 de março de 2015 em 15:55

    Que vergonha, Brasil!
    Vendo essa matéria, fiquei um pouco revoltado.O problema do Brasil é que o salário aumenta e os impostos também e isso pode gerar um colapso na economia, pois ninguém vai querer gastar muito.O trabalhador é desvalorizado e a desigualdade diminui a passos de tartaruga.

  22. Legolas Greenleaf

    13 de março de 2015 em 14:41

    Pra ter uma ideia da diferença no custo de vida é só analisar o custo de uma cesta básica(que é o mínimo que você precisa pra sobreviver):
    No Brasil, analisando o preço dos itens da cesta básica, acaba saindo mais de 50% do salário mínimo.
    Nos EUA se você pesquisar o preço dos mesmos items, além de saírem um pouco mais baratos que no Brasil só custam em torno de 10% do salário mínimo de lá…

  23. Blue

    13 de março de 2015 em 13:40

    Bah, muito ruim, eu só quero sair do Brasil, não dá mais pra morar aqui, a violência só aumenta, o país inteiro é corrupto, a saúde é ruim, não existe segurança, é muito quente e vários outros problemas, eu quero ir pro Canadá, lá é bom, frio, com florestas e cidades boas, ou algum país na Europa, talvez Alemanha ou algum outro, também é muito bom morar lá, mas o Brasil não, acho difícil a situação melhorar do jeito que está.

  24. Caciano Genz

    13 de março de 2015 em 09:25

    se tiver que trabalhar 6 vezes mais, eu trabalho porra, vai fazer o que? vai querer fugir do país? pra isso precisa de dinheiro… se que mudar a sua vida, bora trabalhar e sem reclamar!

    • Bruno Klipel

      13 de março de 2015 em 10:44

      WTF??? eh sério isso que tu falou?

      • Caciano Genz

        13 de março de 2015 em 13:34

        não, mas os espírito é esse, além de que existem profissões onde não existem feriado, então não adianta ficar reclamando, basta começar a pensar direito, o futuro só é definido por suas escolhas, superar a sua vida financeira atual sem ajuda do governo, é a mesma coisa que dar um tapa na dilma, e olha que estou com muita vontade de fazer isso!!

    • Greg

      13 de março de 2015 em 10:32

      nossa cara… calma… vc eh muito trabalhador…

  25. Aguiar

    13 de março de 2015 em 08:54

    Dolár de 3 reais? kkk Hoje deve ser 4…

  26. Jeff Dantas

    13 de março de 2015 em 03:31

    E já dizia a máxima: ” O salário ô….” http://robertlobato.com.br/wp-content/uploads/2012/10/salario-o.jpg

  27. Alexandre Nei de Souza

    13 de março de 2015 em 01:24

    com astas bases a comida roupas o basico deveria ser dado p governo ja q esta n costituiçao q salario minimo deveria cobrir isso e muit mais,ganho 1 salario fico contand os dias d mes faesnd racionamentos,crus creds q vida d merda

  28. Frank the Rabbit

    13 de março de 2015 em 00:20

    Eu já sabia que o post era do Diego antes de ver quem tinha escrito, geralmente ele que posta essas matérias mais informativas ou reveladoras. Ótimo post. 🙂

  29. Greengineer

    13 de março de 2015 em 00:15

    QUAL É O SALÁRIO-MÍNIMO EM OUTROS PAÍSES?
    Resposta: Maior que o meu :/

    • Felino

      13 de março de 2015 em 08:44

      clap clap clap

  30. Doge

    12 de março de 2015 em 23:56

    O pior é que eu não vejo isso mudando tão cedo, porque o que causa isso é o jeito do br de ser br.

  31. Greg

    12 de março de 2015 em 23:00

    `Post muito bom… infelizmente o nosso pais é uma bosta mesmo… espero que isso mude um dia…

  32. André Silva

    12 de março de 2015 em 22:49

    Ah, e parabéns pelo post Diego, foi muito revelador!

    • Diego Martins

      13 de março de 2015 em 08:17

      Valeu!

  33. André Silva

    12 de março de 2015 em 22:31

    Caraca velho, vendo esse post só aumenta a nossa certeza de estar na merda! a gente recebe pouquíssimo em comparação com os demais países, pagamos caríssimo pelas coisas em comparação com os demais países, temos uma internet de merda em comparação com os demais países, temos músicas de merda em comparação com os demais países, temos uma justiça e políticos de merda em comparação com os demais países, e esse meu comentário vai ficar uma merda com o tanto de censura na palavra merda. Não vejo a hora de sair daqui, talvez quando eu for maior a única coisa que me prenderá nesse país serão meus familiares, mas até lá não sei como estarão as coisas, a gente não sabe o futuro, mas é quase certo que sairei daqui o quanto antes, de preferência antes dos 35 anos.

    • Joel Alvarenga

      13 de março de 2015 em 01:27

      Oque vai me prender aqui vai ser a vontade de fazer a minha parte para mudar esta merda de país.

      • André Silva

        13 de março de 2015 em 01:52

        Não adianta cara, não se iluda, são muuuuitos problemas, veja por exemplo aquela onda de protestos que tiveram daquela vez, não mudou nada, a verdade é que além de aqui ser tudo ruim, o povo é burro, sempre elegendo os mesmos corruptos, o povo não muda, o pessoal que tá no poder só rouba, a lei solta os bandidos na rua pra matar a gente…tentar mudar sozinho essa merda de país é o mesmo que tentar matar um leão sem usar armas, pés e mãos. Enquanto escrevo esse comentário estou assistindo o jornal, e é triste! acabo de ver que um tal de Battisti foi solto, logo depois que um juíz desviou 1 milhão do Eike Batista, agora que um vereador foi morto por bandidos, agora que estão botando fogo em mendigos…é só desgraça! eu prefiro ir pra um país melhor, ganhar melhor, me sentir mais seguro, enfim, ter uma melhor qualidade de vida, do que morrer aqui, no meio da desgraça.

        • Joel Alvarenga

          13 de março de 2015 em 16:53

          Eu nunca disse que vou mudar o país sozinho, eu disse que quero fazer minha parte.
          Vou começar minha faculdade de física este ano e nunca quis ser professor, mas de um tempo para cá comecei a pensar que seria bom ser professor para ajudar este país a ir para frente.

          • André Silva

            13 de março de 2015 em 23:49

            Mas fazer sua parte pra ver se o país muda, que eu saiba, é tentar mudar sozinho, já que fará a SUA parte. Mas pra mim não adianta as pessoas simplesmente fazerem a sua parte, é uma atitude bem legal, mas são poucas as pessoas que pensam em mudar as coisas realmente, e mesmo que todo mundo acabasse fazendo, ainda tem muitos outros problemas, moramos em um país lotado de problemas, as únicas pessoas que poderiam fazer alguma coisa realmente bem significante seriam os políticos, mas sabemos como eles são, não é? Todo ano a gente coloca a confiança em algum político que a gente acha que vai mudar alguma coisa e ele só faz merda o mandato inteiro, e os burros ainda vão lá e reelegem pro mesmo se repetir ao longo dos anos. Pro Brasil mudar MESMO levará muitos e muitos anos, não vai ser agora, você provavelmente vai morrer e o Brasil vai estar a mesma bosta ou pior. Eu prefiro sumir daqui o quanto antes, aqui só bandido se dá bem, quero uma vida de qualidade, mais segura, a gente recebe mal, paga imposto pra porra, as coisas ficam cada vez mais caras, vivemos com medo de assalto, e pior, de morrer, pois durante um assalto basta tu piscar que o bandido atira na tua cara, as vezes a pessoa nem reage que eles matam, não que os outros países não tenham violência, eles também tem, mas aqui é exagerado, exagerado demais! e cara, eu nunca seria professor, nunca mesmo, não só pelas dificuldades que um professor tem, cansei de ver meus professores se queixando pra gente, mas porque não gosto mesmo, quero ser biólogo, ir pro mato, mexer com os animais, não ficar falando sobre eles prum monte de aluno.

        • Blue

          13 de março de 2015 em 12:59

          Nem me diga, cansei de esperar o Brasil melhorar, agora vou esperar ter condições de ir morar no Canadá, dá até pra levar a família junto, prefiro ursos e lobos aos bandidos daqui.

          • Joel Alvarenga

            13 de março de 2015 em 16:53

            Se todos só esperarem o país mudar, ele não vai mudar nunca.

          • Blue

            13 de março de 2015 em 19:02

            Eu sei, eu também fui para as ruas, mas em pouco tempo o movimento se tornou carnaval com placas engraçadinhas e coloridas com criminosos aproveitando a situação e a polícia batendo em todo mundo, aí acabou e deu em puro e simples nada, mesmo que a Dilma não tivesse sido reeleita, continuaria igual, 95% dos políticos são corruptos e os 5% são mortos ou desistem por causa da corrupção, como se muda um país corrupto até a alma?

  34. Joel Alvarenga

    12 de março de 2015 em 22:18

    Post muito interessante, só não acho que a lista de salários mínimos que está no tópico “Salários-mínimos pelo mundo” tenha tanta importância, pois como é citado no tópico “O valor que se ganha” o custo de vida é diferente para cada país. Creio que para a lista ter algum valor deveria ter alguma tabela com dados sobre os custos de vida dos país listados

    • Wesley Smithd

      2 de maio de 2015 em 00:17

      mas o custo de vida do Brasileiro é o mais alto do mundo, devido aos juros pow!
      exemplificou com o carro!

  35. chapolim do mal

    12 de março de 2015 em 21:54

    Muito triste isso que acontece aqui, muitos problemas e poucas soluções, a grande maioria é passiva a situação e os que não são viram reaças coxinhas de elite. Acho que não tem mais jeito no Brasil, nem intervenção militar, nem impitman e nada do tipo mudaria o caos que está o país.

    • Lucas Sant Ana

      13 de março de 2015 em 11:27

      teria que ter uma mudança cultural muito grande seria coisa de no minimo uma geração …. mudaria agora pros nosso filhos e netos desfrutarem … mas num país onde 10% quer mudar 40% quer se dar bem e os outros 50% não estão nem aí fica dificil msm …

  36. Gazeta Geek

    12 de março de 2015 em 21:27

    Fala pra mim onde um engenheiro ganha mais de 6.000 que eu vou enviar meu curriculo!
    Com muito custo ganho 3.000 e olhe lá!
    Esse valor ai é so pra eng. com experiencia. (Velho de firma).

    • Mestre Makarov

      13 de março de 2015 em 21:38

      sou estágiario de engenharia civil … só os mais experientes ganha esse valor que você citou … fui me iludir pensando que engenheiro ganha muito …. e fui fazer esse curso … quem ganha muito no brasil é politico,jogador e por ai vai …

    • Diego Martins

      13 de março de 2015 em 08:16

      Esse valor são dados do CREA.

      • Aguiar

        13 de março de 2015 em 08:55

        ótima matéria, parabéns…

  37. Rob Lucci

    12 de março de 2015 em 21:18

    Cara… Que situação triste que nós vivemos. O Brasil, sempre foi e sempre será um país onde os ricos e os inúteis vencem em tudo.

    • Kurama Youko

      16 de março de 2015 em 01:21

      #fato

    • Anderson Alves

      13 de março de 2015 em 10:51

      Brasil é terra de bandido, aqui cidadão de bem, trabalhador, honesto não tem chance

      • Mutley

        14 de março de 2015 em 10:26

        Por um segundo eu cheguei a pensar que você estava cantando algum rap o_o

    • Caciano Genz

      13 de março de 2015 em 09:28

      talvez se não houvesse tanta sonegação, não ia sobrar pra quem trabalha…

      • Felino

        13 de março de 2015 em 09:51

        sonegação? hehehehehe

62 Comentários
mais Posts
Topo