Minilua

O sangue que corre em suas veias

Assim como um motor de carro que precisa estar bem lubrificado para funcionar, nosso corpo também. Para isso, em vez de óleo, nós temos o sangue correndo em nossas veias. E esse importante componente da vida tem suas histórias para contar:

Diversas funções

Todo mundo sabe o que é sangue e a sua cor, mas nem todo mundo entende exatamente qual a função desse líquido em nosso corpo.

A principal função do sangue é oxigenar as células, ou seja, ele é o responsável por fazer com que nosso corpo respire a nível celular. Quando nós absorvemos o ar, ele vai para o pulmão e a coisa não para por aí. O oxigênio é absorvido e passa para o sangue. Por sua vez, o sangue transporta isso para as células, dessa maneira elas podem continuar fazendo as funções que são necessárias para manter a vida. Esse processo é coordenado pelas hemácias.

As hemácias vivem em média 120 dias em nosso corpo, depois são substituídas por novas. Elas também são as responsáveis pela coloração avermelhada do sangue. Quando há falta desse tipo de célula no sangue, a pessoa é diagnosticada com anemia. É muito normal que a pessoa anêmica acabe ficando amarelada, exatamente pela falta das células vermelhas do sangue.

Em menor quantidade, mas não menos importante, nós temos os leucócitos. Esses são os famosos anticorpos, que nos mantém a salvo das doenças. Como o sangue circula por todos os cantos do corpo, não existe lugar melhor para essas células, que nos protegem de vírus, bactérias e também ajudam na limpeza das células mortas.

Outro importante componente do sangue são os trombócitos ou plaquetas. Eles são os responsáveis por nos ajudar quando ocorre um rompimento na circulação do sangue. Quando você se corta e começa a sangrar, o sangue começa o processo para acabar com essa hemorragia. Leva apenas 20 segundos para o corpo encontrar esse problema e começar a agir.

Por último, temos o plasma, que é o principal componente do sangue. Ele pode representar até 82% de todo o volume do sangue. Sua função principal é simplesmente transportar todas as outras células e substâncias por todo o corpo. Quando tomamos um remédio, é o plasma que faz o transporte do estômago até o lugar desejado.

Resumindo, o sangue é o responsável pelo transporte de oxigênio, luta contra invasores, remendo de buracos e até transporte de medicamentos. Não é atoa que basta a perda de uma pequena quantidade dele para que nosso corpo pare de funcionar.