Minilua

Schadenfreude: A alegria da desgraça

Você provavelmente nunca ouviu falar dessa palavra e muito menos sabe o que schadenfreude significa. Mas já deve ter experimentado o sentimento que ela descreve.

Schadenfreude

Essa palavra, de origem alemã, pode ser dividida em duas partes, uma delas é schaden, que podemos traduzir como dano ou prejuízo, e a segunda, que é freude, pode ser entendida como alegria ou felicidade.

Só por essa descrição linguística é possível imaginar o real significado dessa palavra. Ela descreve um sentimento de alegria ao ver a desgraça dos outros. Como, por exemplo, a graça que você sente quando alguém caiu por perto ou mesmo quando assiste seu colega sendo xingado pelo chefe ou professor.

Esse sentimento é tão sério que a Leiden University, da Holanda, fez uma pesquisa sobre o schadenfreude, mostrando que é bem natural nós gostarmos de assistir aos outros se ferrarem. Mas existe um grande porém que o estudo revelou: Normalmente quem costuma sentir muita alegria pelos problemas dos outros, são pessoas que estão com a autoestima lá embaixo, por isso usam a desgraça alheia para ficarem alegres.

Então, se você curte assistir a desgraça dos outros de vez em quando, não se preocupe, é coisa normal de todo o ser humano. Contudo, se você faz isso demais, a desgraça de verdade pode ser a sua!

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/