E se a Terra parasse de girar?

Quem foi ou é bom aluno em Geografia e Ciências, deve saber que a Terra possui dois tipos de movimentos. A rotação, onde o planeta gira em torno do seu próprio eixo e a translação, que consiste no percurso que a mesma (juntos aos demais planetas) faz ao redor do Sol.

terra

Após essa breve refrescada na memória, que tal imaginar como seria se a Terra parasse de girar. Será que a humanidade sobreviveria? Quais seriam as consequências desse fenômeno? Acompanhe as próximas linhas e mate a sua curiosidade.

Antes de tudo, vamos partir do princípio que a Terra interromperia sua rotação de forma brusca, ou seja, pararia de uma só vez. Tendo essa base formada, chegou a hora de saber o que de bom e ruim aconteceria com o nosso querido planeta.

Já de primeira é importante citar que as vantagens de a Terra parar de girar são inexistentes, sendo assim nada de ficar animado com a ideia. Segundo que as consequências seriam terríveis, visto que a parada brusca causaria um famoso fenômeno, chamado de inércia dos corpos.

terra 1

A inércia consiste na tendência que os corpos possuem naturalmente a continuar seguindo a sua direção, quando interrompidos bruscamente. Para entender melhor, vamos imaginar uma colisão de um carro contra um poste. O movimento do veículo será interrompido, mas os ocupantes serão projetados para frente.

A parada repentina da Terra iria gerar consequências irreparáveis, visto que as construções desabariam, as pessoas, animais, carros, árvores e tudo mais sairiam voando pela tangente e se chocariam novamente com a superfície.

Vale lembrar que a Terra gira a cerca de 1.675 km por hora, sendo assim uma pessoa ao ser lançada e se chocar com o chão, ficaria literalmente em pedacinhos. As águas também seguiriam o mesmo ritmo e por isso, grandes ondas seriam geradas e engoliriam as cidades.

terra 2

Por estar sem seu movimento natural de rotação, a Terra teria sempre um lado virado para o Sol, o que faria com que essa parte do planeta se tornasse um deserto, onde as temperaturas seriam extremamente altas. O lado sem contato com os raios solares, acabaria sendo sempre escuro e suas temperaturas atingiriam valores negativos inimagináveis (isso acarretaria na rápida formação de uma crosta de gelo).

Além disso, a grande diferença térmica entre os dois lados provocaria enormes ventanias que ajudariam ainda mais na destruição das construções, entre outros.

Para finalizar, a conclusão é de que se a Terra parasse de girar, seria o fim da humanidade e também do planeta. Por isso, esqueça aquela ideia de que se o planeta parasse seria bacana e muitas coisas interessantes aconteceriam, pois a realidade não é bem essa.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário!

  1. Rafael Diniz

    12 de outubro de 2015 em 01:59

    Considerando a parada brusca, Felino, se esquece do efeito na Terra em si da inércia (a Terra gira em torno do Sol à cerca de 107~108 mil km/h). De acordo com o post, parar à 1675 km/h já destruiria tudo, imagine à 107 mil km/h.

    • Luciano De Brito

      18 de outubro de 2015 em 11:40

      As estações do ano são determinadas pela inclinação do eixo da Terra, e não pelo fato de ora ela estar mais perto ou longe do Sol.

    • Gabriel Frigini

      15 de outubro de 2015 em 05:40

      Pois é, o estrago seria imenso!

    • Felino

      12 de outubro de 2015 em 09:54

      eu nem considerei isso, se a Terra parasse nessa velocidade destruiria tudo mesmo, quis mostrar os efeitos a longo praso

  2. aku soku zan

    11 de outubro de 2015 em 14:52

    se ela não tivesse seu giro de translação e somente rotação, a terra seria sugada pela gravidade do sol quando passasse perto dele no verão, ou se perderia no espaço se fosse no inverno, o giro da terra e muito importante, no verão quando ela fica perto do sol ela gira mais rápido para não ser sugada, quando está no inverno ou seja quando está mais longe do sol ela gira mais devagar para não sair da sua rota e não ficar perdida no espaço, para vocês verem a matemática da coisa, a vida é um cálculo muito “loco”, tudo calculado, se querem encontrar deus é só descobrir a fórmula da criação.

    • Felino

      11 de outubro de 2015 em 15:18

      Olha, não to querendo bancar o Pseudo-intelectual não, mas que eu saiba, a Terra não fica mais longe do Sol no inverno nem mais perto no verão. Na verdade, a órbita da Terra em torno do Sol é perfeita, o que acontece é que a Terra gira um pouco “caída” pra direita no movimento de rotação, e tem uma época do ano que o hemisfério sul fica mais perto do sol, e uma época em que o hemisfério norte que fica mais perto do sol. Tanto é que as datas em que ocorrem as estações do hemisfério sul são o contrário das do norte (No Brasil, o verão acontece em dezembro e o inverno em junho. Nos E.U.A o verão acontece em junho e o inverno em dezembro) Image and video hosting by TinyPic

      • Luciano De Brito

        18 de outubro de 2015 em 11:43

        Perfeita no sentido da órbita ser circular não, posi ela é uma elipse. Ora a Terra fica mais perto ou mais longe do Sol, mas essa distância é insginificante.

  3. Guilherme

    11 de outubro de 2015 em 11:12

    A morte da raça humana mais rapidamente que os dinossauros… com certeza isso aconteceria.

    • Gabriel Frigini

      15 de outubro de 2015 em 05:39

      Sim, verdade Guilherme

  4. Daniel Champoski

    10 de outubro de 2015 em 22:28

    e se parasse de girar em torno do sol?

    • Mateus Lira

      12 de outubro de 2015 em 16:28

      Não teria mas força centrífuga pra segurar ela e nós seriamos engolidos pelo sol

    • Felino

      11 de outubro de 2015 em 09:32

      Bem, acho que esse post já inclui que a Terra pararia de girar em torno do Sol também. Vou tentar explicar, imagine a Terra rodando em volta do Sol, mesmo que ela parasse de girar em torno de si mesma, ela continuaria tendo variações de clima, embora em longo prazo, pois todas as faces da Terra teriam um momento no ano para serem iluminadas pelo sol. Nesse caso, um dia ou uma noite poderia durar até 3 meses em cada face.

      Mas desconsiderando isso: Acho que a única mudança que acarretaria seria que a estação do ano que estivesse no momento iria congelar e ficar pra sempre, e um inverno ou verão a longo prazo poderia prejudicar muito o clima na Terra. Também tem o fato de que se a Terra parasse de orbitar o Sol, não teria mais energia de inércia para continuar sem ser engolido, e logicamente, seria engolido pela atração gravitacional do Sol.

    • Gabriel Frigini

      10 de outubro de 2015 em 22:48

      Boa pedida Daniel!

  5. Leandro Batista

    10 de outubro de 2015 em 20:45

    segundo a bíblia isso aconteceu uma vez em algumas horas e em outra ocasião ela girou ao contrário por alguns minutos.

    • Hotarius Hilarius Repugnants

      15 de outubro de 2015 em 17:26

      Leandro, o semeador de discórdias hauhausuahsua

    • Gabriel Frigini

      10 de outubro de 2015 em 22:49

      Bacana Leandro =)

  6. Di Matos Pinheiro

    10 de outubro de 2015 em 19:40

    Mesmo se a terra parasse lentamente, haveria uma redução no efeito da inércia, não teria construções destruídas, nem pessoas voando. No entanto o fim seria o mesmo, de um lado deserto sem um pingo de água, do outro, um frio insuportável. Game over pra humanidade, e para todos seres vivos.

    • aku soku zan

      11 de outubro de 2015 em 14:55

      teriamos somente uma faixa do planeta aonde ficaria o sol e a noite, nem dia nem noite, agora imagina se essa faixa fosse no mar? ai não teria mais salvação mesmo hahhahaha

  7. Godfather Payne

    10 de outubro de 2015 em 19:33

    Acabaram de kibar o “Você Sabia?”.

    • Mateus Lira

      12 de outubro de 2015 em 16:25

      VC fala como se eles não fossem grandes kibadores

    • Gabriel Frigini

      10 de outubro de 2015 em 22:50

      As informações estão disponíveis em vários lugares…

  8. Mary

    10 de outubro de 2015 em 18:13

    1675 km por hora?? misericordia

    • Gabriel Frigini

      10 de outubro de 2015 em 22:51

      meio rápido né kkk

  9. Willyam Ricardo

    10 de outubro de 2015 em 17:01

    se o planeta parasse seria bacana e muitas coisas interessantes aconteceriam.
    Ops…
    rsrsr…

    • Gabriel Frigini

      10 de outubro de 2015 em 22:51

      kkkk!!!

25 Comentários
mais Posts
Topo