Minilua

E se a Terra parasse de girar?

Quem foi ou é bom aluno em Geografia e Ciências, deve saber que a Terra possui dois tipos de movimentos. A rotação, onde o planeta gira em torno do seu próprio eixo e a translação, que consiste no percurso que a mesma (juntos aos demais planetas) faz ao redor do Sol.

Após essa breve refrescada na memória, que tal imaginar como seria se a Terra parasse de girar. Será que a humanidade sobreviveria? Quais seriam as consequências desse fenômeno? Acompanhe as próximas linhas e mate a sua curiosidade.

Antes de tudo, vamos partir do princípio que a Terra interromperia sua rotação de forma brusca, ou seja, pararia de uma só vez. Tendo essa base formada, chegou a hora de saber o que de bom e ruim aconteceria com o nosso querido planeta.

Já de primeira é importante citar que as vantagens de a Terra parar de girar são inexistentes, sendo assim nada de ficar animado com a ideia. Segundo que as consequências seriam terríveis, visto que a parada brusca causaria um famoso fenômeno, chamado de inércia dos corpos.

A inércia consiste na tendência que os corpos possuem naturalmente a continuar seguindo a sua direção, quando interrompidos bruscamente. Para entender melhor, vamos imaginar uma colisão de um carro contra um poste. O movimento do veículo será interrompido, mas os ocupantes serão projetados para frente.

A parada repentina da Terra iria gerar consequências irreparáveis, visto que as construções desabariam, as pessoas, animais, carros, árvores e tudo mais sairiam voando pela tangente e se chocariam novamente com a superfície.

Vale lembrar que a Terra gira a cerca de 1.675 km por hora, sendo assim uma pessoa ao ser lançada e se chocar com o chão, ficaria literalmente em pedacinhos. As águas também seguiriam o mesmo ritmo e por isso, grandes ondas seriam geradas e engoliriam as cidades.

Por estar sem seu movimento natural de rotação, a Terra teria sempre um lado virado para o Sol, o que faria com que essa parte do planeta se tornasse um deserto, onde as temperaturas seriam extremamente altas. O lado sem contato com os raios solares, acabaria sendo sempre escuro e suas temperaturas atingiriam valores negativos inimagináveis (isso acarretaria na rápida formação de uma crosta de gelo).

Além disso, a grande diferença térmica entre os dois lados provocaria enormes ventanias que ajudariam ainda mais na destruição das construções, entre outros.

Para finalizar, a conclusão é de que se a Terra parasse de girar, seria o fim da humanidade e também do planeta. Por isso, esqueça aquela ideia de que se o planeta parasse seria bacana e muitas coisas interessantes aconteceriam, pois a realidade não é bem essa.

Gostou do artigo? Deixe o seu comentário!