Minilua

E se todo gelo da Antártida derretesse?

Quando falamos da Antártida pensamos em gelo, pinguins, gelo, icebergs, gelo e mais gelo. Afinal basta vermos uma imagem daquele lugar para imaginarmos que tudo lá não passa de um cubo de gelo gigantes, porém existe muito mais do que você pensa:

Continente branco

Basta olhar para uma foto da Antártida e tudo que enxergamos é branco, o que nos faz pensar, em um primeiro momento, que todo aquele continente na verdade é um super iceberg, mas existe muito mais do que os olhos podem enxergar.

Os pesquisadores do British Antarctic Survey, usando anos de estudo como suporte e o apoio da NASA, resolveram criar um mapa digital daquele continente, mas um mapa um pouco diferente:

Antártida acima de zero

Se o gelo da Antártida derretesse, diversos problemas seriam causados a todo planeta. Mas sem levar isso em conta, apenas observando o que mudaria lá, as coisas também seriam interessantes.

Pois embaixo daquele lugar existe um continente de terra e rocha, igual a todos os outros, contudo a posição pouco privilegiada dele fez com que muito gelo se acumulasse por milhões de anos. Agora se nós tirássemos tudo que está congelado por lá, teríamos uma imagem bem diferente do que estamos acostumados a ver.

A Antártica viraria um continente marrom e seria mais ou menos assim:

Provavelmente você jamais imaginou que a Antártida sem seu gelo seria assim.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/