E se todos na Terra fossem vegetarianos?

40

Ser vegetariano significa a prática de não comer carne animal e consumir alimentos de origem vegetal, podendo ou não consumir laticínios e ovos. Quem come muita carne tem mais chances de desenvolver câncer de boca, faringe, mama e próstata e sofrer um ataque cardíaco. Certamente, ingerir menos carne vermelha irá lhe deixar mais inteligente, e consumir mais frutas e vegetais o tornará mais saudável.

Mas e se todos resolvessem virar vegetarianos, como seria?

A OMS aponta que dietas à base de plantas podem beneficiar a saúde, reduzindo o número de doenças e consequentemente, diminuindo as mortes. Isso significa que até 2050, a redução da mortalidade cairá em até 10% da população global. Teremos mais pessoas habitando o mundo.

A criação de animais para consumo libera gases na atmosfera que contribuem com o efeito estufa (como o dióxido de carbono, óxido nitroso e o metano) e até 2050 estima-se que contribuam para o aumento da temperatura da Terra em até 2 graus (ou mais). Se parássemos de consumir carne, o impacto sobre o meio ambiente seria grande. Hoje em dia, 30% da terra é destinada à criação, caso não houvessem animais para consumo, teríamos muito espaço para o cultivo de plantas e haveriam melhores condições para a preservação da Amazônia, do cerrado e do Pantanal. Em contrapartida, o consumo de petróleo praticamente triplicaria, fato que desencadearia uma grande crise energética.

41

Haveria um abalo na economia mundial: Muitas pessoas trabalham em empresas que produzem itens de origem animal, cerca de 1,3 bilhão e dessas, 987 milhões são consideradas pobres, aumentaria o índice de desemprego.

A população seria mais magra. Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade George Washington, publicaram no Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics, que se as pessoas deixassem de comer carne, e não aumentassem a frequência com que praticam exercício físico ou o número de calorias que ingerem diariamente, perderiam até 4,5 quilos.

Há mais ou menos 2 milhões de anos, nossos ancestrais iniciaram uma dieta à base de carne e isso possibilitou sua sobrevivência, pois, uma massa encefálica maior, consome mais calorias e necessita de mais energia, que é retirada da carne.

Se não tivéssemos iniciado a ingesta de carne, provavelmente ainda seríamos macacos? O que você acha? Realmente haveria chance de pararmos de consumir carne? O que iria mudar na sua vida?

  1. Lynn Rock

    20 de abril de 2016 em 01:18

    Não dá, já tentei, amo os animais, mas essa vida não é pra mim, não consigo deixar de comer fast food e presunto, se resto até consigo, mas 100% sem carne, só consegui por um ano, e não deu certo.

  2. Bruno Diniz

    18 de abril de 2016 em 10:41

    Só um detalhe na reportagem. Algumas espécies de macacos, como os chimpanzés, são carnívoros. Inclusive, eles comem outros macacos. É só ver no youtube que vai lhe dar uma raiva de chimpanzé danada! Ademais, como qualquer reportagem, há controvérsias.

  3. Chuck

    16 de abril de 2016 em 16:16

    Ia precisar é de mais espaço pra cultivar. Dê adeus à Amazônia. Um bife alimenta, frutas não por muito tempo. E o tanto de soja que iam ter de produzir? Ia ser péssimo.

    • Pessimista

      17 de abril de 2016 em 05:26

      Vc só falou burrices, amigo. Vc sabe quanto de água e ração são gastos para se produzir 1 kg de carne no Brasil ? 16 mil litros de água e 7 kg de grãos. Os grãos da ração do boi tem que vir de algum lugar, é plantado. Leia-se, enquanto outros seres humanos passam fome, nós desperdiçamos terra bio-produtiva para fazer ração de boi e ter hamburguer e churrasco no fim de semana.

  4. Gabriel Barbosa

    16 de abril de 2016 em 15:29

    Uma correção: em ”Se não tivéssemos iniciado a ingesta de carne, provavelmente ainda seríamos macacos? ”, nós humanos somos somente parente dos macacos atuais, e não descendentes deles, algo mais parecido com primos distantes. Nosso verdadeiro ancestral era na vdd um ancestral em comum com os macacos, e ainda existem desavenças entre os biólogos para decidir se esse ancestral era mais parecido conosco ou com os demais primatas não pertencentes ao gênero homo. Enfim, só comentei pq mts ainda tem esse pensamento errado sobre a evolução da nossa espécie e vale lembrar, aliás, q no final das contas somos primatas como qlqr um destes animais q generalizamos como ”macacos”, separados por tão poucas características q até surpreenderiam algumas pessoas, em outras palavras, se todo primata é macaco (como pensam alguns), somos tão macacos qnt um chimpanzé ou um gorila é.

  5. Greg

    16 de abril de 2016 em 13:06

    Tudo que é consumido com a devida quantidade é bom… tanto vegetais como animais … 😉

  6. Cold

    16 de abril de 2016 em 10:33

    Em todos os posts sobre vegetarianismo os comentários são os mesmos: “vou fazer até um churrasco”, “carne é vida”, “não cheguei no topo da cadeia alimentar pra comer capim”… Calma, pessoal, ninguém vai proibir vocês de comerem carne, é só uma matéria!

  7. Crow666

    15 de abril de 2016 em 20:44

    Nunca largarei meus hamburguês, queijos, presunto, Buchada de bode, Frango assado, nunca nunca nunca mesmo

  8. Rex Varga emilio

    15 de abril de 2016 em 20:35

    Matéria muito legal, até vou comer um bife aqui :v

  9. Rodrigo Duarte

    15 de abril de 2016 em 18:24

    Não mudaria nada na minha vida porque não mais a teria, meat is life.
    [img]http://images.guiadohamburguer.com/fotos/79_mega-bk-stacker-quadruplo/640×480/01-mega-bk-stacker.jpg[/img]

    [img]http://www.feedfood.com.br/wp-content/uploads/frango-71.jpg[/img]

    [img]http://www.aquinacozinha.com/wp-content/uploads/2014/09/como-fazer-bife.jpg[/img]

  10. Maria Silva

    15 de abril de 2016 em 17:43

    Não seríamos macacos porque essa teoria é ridícula.

    • Alexsander Locki

      16 de abril de 2016 em 19:51

      ridicula? Você é o que come… Sem aminoácidos suficientes você não teria com o que formar seu celebro… é tipo quando vc malha e malha e n ganha músculo pq n come proteína suficiente… Nós não seriamos apenas mais magros como também mais fracos…

      • Maria Silva

        18 de abril de 2016 em 20:39

        Isso não tem nada a ver com o que eu falei, e se quiser ser levado a sério quando responder ao comentário de alguém pesquise no dicionário a grafia correta das palavras.

  11. Mephisto

    15 de abril de 2016 em 17:40

    Em homenagem a essa matéria, farei um churrasco neste domingo 🙂

    • xXPCgamerBRXx ™

      17 de abril de 2016 em 04:24

      Tbm vou fazer um churrasco, e vou usar a minha churrasqueira a controle remoto!

15 Comentários
mais Posts
Topo