Os seis protetores dos nossos olhos

Apesar de não percebermos, muitas coisas dentro e ao redor dos nossos olhos estão ali ou acontecem para constantemente nos proteger de agentes invasores que possam causar dor ou danos a este órgão tão essencial. Veja seis coisas surpreendentes que estão sempre protegendo nossos olhos:




Sobrancelhas

sobrancelha-definitiva-1

Além de protegerem os olhos do suor e da umidade, nossas sobrancelhas mandam informações sobre as condições locais para o sistema nervoso através dos folículos capilares (a raiz dos nossos pelos). Elas também detectam a presença de micróbios perigosos, nos ajudam a transmitir emoções e nos ajudam a identificar rostos.




Cílios

alongamento

Os cílios funcionam como uma pequena vassoura, eles protegem os olhos de poeira e de pequenos insetos que podem cair dentro do nosso olho. Os cílios dos mamíferos têm sempre um terço do comprimento dos olhos, pois a aerodinâmica dos nossos cílios ajuda a minimizar o fluxo de ar que entra na superfície do olho, protegendo-o, também, da evaporação da película lacrimal.




Pálpebras

ptose-palpebras-caidas

Cada pálpebra possui cerca de 60 glândulas meibomianas, que são um tipo de glândula sebácea, a maioria delas localizada na pálpebra superior. A cada piscada, essas glândulas fornecem o meibum, que é uma substância oleosa cuja função é cobrir a superfície do olho e protegê-lo da evaporação lacrimal.




Piscar

fechar-olhos140415

Uma pessoa pisca de 15 a 20 vezes por minuto, muitas destas involuntariamente. Imagens recentes filmadas por câmeras de alta velocidade revelaram que piscadas espontâneas duram cerca de um terço de segundo, enquanto piscadas voluntárias duram meio segundo. Esse mecanismo é necessário para que agentes externos, como poeira ou outros minúsculos elementos, não entrem em contato direto com a córnea. Além disso, piscar é importante para manter a lubrificação da superfície ocular.




A córnea

thecornea

É a parte anterior transparente e protetora do olho. A córnea e o cristalino têm a função de focar a luz através da pupila para a retina, como se fosse uma lente fixa. Ela é um dos únicos tecidos humanos sem vasos sanguíneos (porque estes atrapalhariam a visão). No entanto, pesquisadores acreditam que a córnea contém a maior concentração de terminações nervosas do corpo humano, o que explica porque as lesões oculares podem ser tão dolorosas.




Lágrimas

g2346wyr

Nossas lágrimas são responsáveis por manter o olho úmido e saudável. A composição química de nossas lágrimas muda dependendo do motivo do choro. As lágrimas são secretadas pelas glândulas lacrimais, e se dividem em três grupos:

– as lágrimas basais, que são as lágrimas constantes em nossos olhos e agem como lubrificante e hidratante. Nosso corpo produz em torno de 150-300ml delas por dia.

– as lágrimas reflexivas, que são uma resposta rápida do nosso cérebro à dor ou a irritação. Sua composição é semelhante à das lágrimas basais, mas com uma maior concentração de lisozima, lactoferrina e outras substâncias.

– as lágrimas emocionais, que jorram quando sentimos alguma emoção, e sua composição pode variar dependendo da emoção que a motiva. Elas se originam no cérebro quando ele registra stress emocional, prazer, raiva, sofrimento, luto ou dor física. As lágrimas de tristeza, por exemplo, contêm hormônios relacionados ao estresse e um analgésico natural parecido com a morfina.

  1. Tolerância Zero

    20 de fevereiro de 2016 em 12:50

  2. Jeff_Silveira

    20 de fevereiro de 2016 em 08:36

    Goku Ssj3 não tem sombrancelhas
    https://i.ytimg.com/vi/dPcLV6phf7g/maxresdefault.jpg

2 Comentários
mais Posts
Topo