Minilua

O placar da maldade: Hitler x Igreja Católica

Antes de mais nada, é importante lembrar que esta postagem não está falando da Bíblia ou se a Igreja Católica foi ou não fiel à Bíblia, mas sim do que ela fez ao longo da história, na prática.

Hitler é considerado um dos maiores genocidas de todos os tempos, devido ao enorme número de mortes que causou. Por outro lado, a Igreja Católica, apesar de ser uma das instituições mais respeitadas do mundo, tem um passado bastante sinistro, com a Santa Inquisição, as cruzadas, etc.

Mas se formos comparar, quem conseguiu ser mais maligno na história? Hitler ou a Igreja Católica?

 

O placar da maldade

Igreja 0 x Hitler 0

Como sabemos, Hitler foi um insano que conseguiu chegar ao poder e colocou suas ideias desvairadas em prática, causando a morte de milhões de pessoas. A Igreja Católica, de maneira semelhante, chegou ao poder e também causou a morte de milhões de pessoas inocentes desde sua criação com guerras santas e práticas medievais.

Igreja 1 x Hitler 1

 

Como se não bastasse matar gente, Hitler usava métodos extremamente crueis, como sufocamento com gás venenoso, trabalho escravo e todo o tipo de abuso feito por seus cientistas e médicos.

A Igreja Católica, por outro lado, não obrigava ninguém a trabalhar até a morte, já no restante… Durante a Inquisição, os relatos de pessoas sendo torturadas até confessarem crimes que nunca cometeram eram normais. Porém, a coisa não parava por aí… Depois de confessar o crime não cometido, o “pecador” tinha ainda mais sofrimento, pois acabava sendo queimado na fogueira.

Igreja 2 x Hitler 2

 

Hitler criou um Império gigantesco, tomando diversos países para si. Suas batalhas, que mataram milhões de pessoas, eram conduzidas por um exército poderoso e seus ataques rápidos, chamados de “Blitzkrieg”, eram fatais.

A Igreja também dominou boa parte da Europa em sua “era de ouro” e invadiu diversos países, principalmente aqueles que não tinham a mesma religião, matando milhões de pessoas. Esses ataques ficaram conhecidos como “Cruzadas” e eram conduzidos por um dos grupos de elite mais temidos de seu tempo, a Ordem dos Templários.

Igreja 3 x Hitler 3

 

Para conseguir a devoção do povo e apoio das massas, Hitler pregou que os arianos eram superiores, elevando a autoestima do seu povo e conseguindo deixar a todos cegos com seus egos inflados.

A Igreja sempre pregou que era a única representante de Deus e que os católicos seriam os únicos seguidores fieis de Cristo. Essa crença, de que os católicos eram superiores por adorarem o verdadeiro Deus, além do poderoso “medo do inferno”, os fez apoiarem todas as loucuras feitas pelo Vaticano na idade média.

Igreja 4 x Hitler 4

 

Após a derrota na guerra e sua morte, Hitler foi taxado como um dos piores vilões de todos os tempos, sendo culpado por todas as mortes (que de fato ordenou) e sua imagem até hoje é associada com o mal.

A Igreja Católica, que perdeu seu Império, foi forçada pelo povo a mudar seu pensamento (se não fosse a pressão de uma sociedade mais humanista, talvez as barbaridades durassem até hoje) e começou a praticar o bem. Graças a essa mudança (separação do estado e da religião), a Igreja Católica perdeu seu poder de fazer qualquer coisa maluca sem sofrer as consequências e teve que parar de matar pessoas e fazer guerras inúteis.

E é aqui que desempatamos o placar, enquanto hoje vemos Hitler como próprio demônio, a Igreja Católica, por sua vez, mesmo depois de todos os massacres, assassinatos de inocentes, manipulação de governos, ataque a outras religiões, apoio a escravidão, a Instituição Católica hoje segue como imaculada aos olhos de mais de um bilhão de pessoas, sendo vista como uma entidade do bem e que prega a paz acima de tudo. Pior do que isso, as pessoas sequer tem noção, gostam de falar ou querem saber o que a Igreja fez no passado, fale mal dela e todos lhe repudiaram imediatamente.

Igreja 5 x Hitler 4

 

Igreja Wins!