Será que chegamos cedo demais no Universo?

735-universo

Quando olhamos o céu a noite, podemos ter uma vaga ideia de quão grande é o Universo. Aquela vastidão de estrelas nos dá uma pequena amostra de como somos um pontinho muito pequeno em um Universo em expansão.

Para se ter uma noção, nas melhores noites, podemos ver cerca de 2500 estrelas, que é aproximadamente 0,000001 % das estrelas em nossa galáxia. E temos mais de 170 bilhões de galáxias no universo observável. Isso significa dizer que para cada grão de areia na Terra há 10 estrelas lá fora. E dessas, estima-se que só na via Láctea um bilhão delas podem ter planetas semelhantes a Terra.

1538899_670285386375347_6747008731596655055_n

Mas, se existem tantos planetas no Universo, então a probabilidade de encontrarmos vida lá fora deve ser alta, certo? Então porque não encontramos ainda?

A resposta pode estar no fato de que chegamos cedo demais no Universo. É possível que estejamos entre os primeiros com vida consciente no universo.

Utilizando dados dos telescópios espaciais Hubble e Kepler, essa teoria foi proposta por pesquisadores do Space Telescope Science Institute (STScI), em Maryland, nos Estados Unidos, que, através de recentes pesquisas, sugerem que apesar de termos tantas estrelas semelhantes ao sol, 92% dos planetas potencialmente habitáveis ​​no universo ainda nem mesmo nasceram, quanto mais criaram vida.

Este estudo foi feito com base na taxa de desaceleração da formação de estrelas, e com o índice das enormes quantidades de gás e poeira interestelar que restaram. O que significa que ainda há tanto gás disponível no universo, que ele continuará criando estrelas e planetas no futuro. Ou seja, a grande maioria dos mundos semelhantes à Terra que existirão simplesmente não se formaram ainda.

hubble

Imagine, a Terra tem 4,5 bilhões de anos, mais ou menos um terço da idade do universo, que é de 13,8 bilhões de anos. E só daqui a 100 trilhões de anos é que a última estrela no universo se apagará. Isso deixa muito tempo para mais planetas se formarem e muita coisa acontecer na superfície deles.

Assim, enquanto tentamos descobrir onde está todo mundo no universo, talvez a resposta simplesmente seja que estamos entre os primeiros com vida consciente.

Mas há um problema aí, estima-se que a maioria dos planetas se formem entre os próximos 100 bilhões a 1 trilhão de anos. A radiação cósmica, que nos permite ver as evidências da criação e expansão do universo se apagará daqui a um trilhão de anos. Então, é provável que essas novas civilizações não saberão como começou o universo. Se isto realmente for verdade, cabe a nós encontrar uma forma de ensinar a elas o que descobrirmos.

  1. Deidara ????

    12 de dezembro de 2015 em 11:19

    Todo mundo sabe que o mundo só tem 5000 mil anos ou coisa do tipo, fora os judeus que falaram lá na Bíblia.

  2. Felino

    11 de novembro de 2015 em 10:11

    Claro que é possível que haja vida inteligente além de nós no universo, mas não concordo com pessoas que defendem com unhas e dentes isso como se fosse uma verdade absoluta, e depois querem críticar religião… Ta que se parar pra pensar, pode ter sim muitos planetas parecidos com a Terra, mas ja parou pra pensar qual a probabilidade de todas aqueles átomos se formarem de tal forma para que exista uma célula? não é grande não amigo! Agora imagina a probabilidade dessa célula evoluir (positivamente) e evoluir, e evoluir, até se tornar vida inteligente, também não é tão fácil de acontecer isso! enfim, devemos sempre considerar a POSSIBILIDADE das coisas existirem/acontecerem, não sair chamando todo mundo de ignorante por achar que aquilo provavelmente não existe

  3. Samuelson Rodrigues

    9 de novembro de 2015 em 10:58

    nos seremos os alienigenas para outros planetas.

  4. Canal do Entretenimento

    8 de novembro de 2015 em 22:12

    Acho que deve ter planetas habitados sim, todos esses planetas
    http://www.monitorandoweb.com/
    http://www.humorloko.com/

  5. Sakeromi Yuuki

    8 de novembro de 2015 em 01:04

    O universo está em constante expansão, não creio que com todo esse inimaginável espaço esteja vazio de vida inteligente além de nós. Talvez uma mais evoluída, outra mais arcaica. Talvez existam várias, espalhadas pelo universo, tão longe umas das outras…

  6. Leo Junior

    7 de novembro de 2015 em 16:24

    Tomara que Jesus me leve para o seu planeta e me de vida eterna para ver a loucura que vai ficar esse universso

  7. Mary

    7 de novembro de 2015 em 12:39

    por ai no universo ,provavelmente tem alguma civilização achando que são os únicos seres vivos que existe(pensando como nos)

    • Di Angelo Pinheiro

      7 de novembro de 2015 em 14:03

      Concordo com vc!

  8. Light Yagami

    7 de novembro de 2015 em 12:37

    Existem várias teorias falando que somos a “primeira forma de vida do universo”, ou que existem outras formas de vidas espalhadas pela imensidão mas não temos contato ainda … eu acho que nós podemos ser a ultima … e que nossa especie vera o fim do universo …

  9. Lynn Rock

    7 de novembro de 2015 em 12:21

    Eu acho q deve existir vida por aí sim… nada nos garante q estamos sozinhos num universo tão enorme. Mas eles devem ser mais inteligentes que nós e não querem ser descobertos. Mas deve existir sim, é muito grande pra que exista vida só aqui na terra.

  10. Keil

    7 de novembro de 2015 em 10:52

    Então nós que vamos fazer os círculos nas plantações dos aliens?

    • Felino

      11 de novembro de 2015 em 10:05

      sera que vao fazer programas sobre nós no history channel alienigena?

  11. Gabriel Frigini

    7 de novembro de 2015 em 03:45

    essa das estrelas eu fiquei de cara!!

  12. André Silva

    7 de novembro de 2015 em 03:39

    Existem tantos planetas e tantas galáxias que acho que a gente não achou vida inteligente fora da terra justamente por essa enorme e gigantesca grandeza, talvez essa vida ou vidas inteligentes estejam bem longe do alcance dos melhores telescópios.

  13. Lenyyfla lenyy

    7 de novembro de 2015 em 01:47

    derrepente Deus criou as outras especies inteligentes bem distantes da gente pq aqui já ta uma merda… dai vamos tentar escravizar os aliens… fazer racismo com eles….
    mandar a Dilma pra governar la…

  14. Daysson Rodrigues

    6 de novembro de 2015 em 23:43

    No canto jogado do universo… prefiro essa teoria

  15. Willyam Ricardo

    6 de novembro de 2015 em 23:31

    Então talvez não podemos descartar a possibilidade de ter existido vida inteligente antes de nós. Assim como não podemos descartar de que talvez que haja vida inteligente em algum lugar na nossa galaxia mas ainda não descobriram .

    Acho meio absurdo essa comparação de que para cada grão de areia na Terra há 10 mil estrelas lá fora. Primeiro que ninguém sabe quantos grãos tem em um estado , muito menos sabem quantos grãos existem na terra . É uma comparação sem lógica. Segundo que também deve ser impossível contar quantas estrelas existem em nossa galaxia .

    • Marco Aurélio

      9 de novembro de 2015 em 13:53

      Impossível não somente altamente improvável. ” o mundo de beakman”

    • André Silva

      7 de novembro de 2015 em 03:35

      Matemática, cara! Matemática pura! Ultra mega blaster matemática!

      • Willyam Ricardo

        8 de novembro de 2015 em 00:57

        Retirada de narnia cara , de Nárnia …..

      • Hitsugaya Toushirou

        7 de novembro de 2015 em 14:06

        É nada, isso daí é coisa da física com suas estimativas e aproximações escrotas.

        • Willyam Ricardo

          8 de novembro de 2015 em 01:02

          Não considero nem isso como uma ”aproximação” ,considero como uma tática de tentar responder aquilo que é impossível por meio de coisas sem noção ,afim de dar uma tal segurança para as pessoas , ou seja é escrotagem mesmo …

  16. Mr. Zalgo

    6 de novembro de 2015 em 23:04

    somos apenas um grão, e ao mesmo tempo, somos extremamente significantes, os primeiros seres vivos da historia foram daqui
    então caso esteja depressivo, lembre-se que es apenas um grão de poeira num aspirador de pó
    mas aquele grão de poeira, tem um significado maior…

    • Deidara ????

      12 de dezembro de 2015 em 11:24

      Os Great Old Ones e os Outer Gods entre uma infinidade de seres mais antigos do que nossa própria bolha dimensional e universo discordam totalmente com você.

    • André Silva

      7 de novembro de 2015 em 03:36

      “Os primeiros seres vivos da história foram daqui”. Acho que não, hein?

  17. chapolim do mal

    6 de novembro de 2015 em 23:04

    Tem um texto muito interessante sobre esse mesmo tema no Universo Racionalista que dá outras hipóteses sobre o paradoxo de Fermi (quem manja de exobiologia vai saber), recomendo.

27 Comentários
mais Posts
Topo