Seria nosso Universo uma simulação? #2

Depois do surgimento do filme Matrix, muitas pessoas começaram a suspeitar que nós poderíamos estar vivendo dentro de uma simulação computacional, mas será que isso realmente pode ser real?




Matemática

8112542204_4851276c35_b

Nosso Universo possui uma característica para lá de estranha, que parece reforçar muito a ideia de que ele é uma grande simulação. Tudo que existe por aqui é quantificado e pode ser explicado por números e matemática.

Por exemplo, o DNA humano é uma sequência de código, que pode ser facilmente transformada em números e calculada por um computador. Depois de criado o primeiro código de DNA, bastaria um “Control C” e “Control V” para criar mais e mais seres iguais. Outra coisa que reforça essa ideia, é que todos os seres vivos possuem a mesma base de DNA. Isso faz todo o sentido para uma simulação de computador. O programador que construiu nosso Universo poderia reutilizar partes do código para criar os outros seres, poupando-se do trabalho de escrever tudo de novo para todos os animais existentes.

Outro ponto que mostra o quanto a matemática é importante em nosso Universo, é o estudo da física. Nós conseguimos descrever diversas coisas, desde o movimento de uma bola, até a rotação das galáxias por matemática. E como todos bem sabem, os computadores são bons em uma única coisa: fazer cálculos.

Talvez seja apenas uma coincidência que o Universo seja baseado em matemática da mesma maneira que os computadores, mas quem sabe ele seja assim por ser um programa de computador…




Bugs no código

dejavu-1200x619

Se pegarmos uma pessoa desde o momento em que nasceu e vendarmos seus olhos de uma maneira que ela nunca possa retirar a venda, essa criatura irá viver toda a vida achando que é cega, pois seu referencial é esse. Do mesmo modo, se nós vivêssemos em uma simulação boa o bastante, jamais descobriríamos que estamos em uma simulação, pois não temos um referencial externo para nos mostrar a verdade.

Só que da mesma maneira que os programas que usamos todos os dias tem erros, travando no nada, criando um comportamento estranho, se o mundo fosse uma simulação, mesmo que quase perfeita, ainda existiriam erros, não é mesmo?

Todos que assistiram Matrix lembram que sempre ocorria um Déjà vu quando algo estava sendo modificado na simulação. Isso era o bug que existia por lá, mas será que existe algum desses em nosso mundo?

Em todo o planeta, existem milhões e milhões de pessoas que afirmam terem vistos fantasmas, aparições e todo tipo de coisa estranha. Quem sabe elas estejam dizendo a verdade e esses fenômenos sejam bugs na nossa Matrix? Pense bem. Normalmente esses erros ocorrem a noite, quando há menos atividade, ou seja, o sistema estaria sendo atualizado no momento onde existem menos pessoas para verem esses bugs aparecerem.

Ghost

Essas aparições também costumam aparecer em lugares abandonados, isso também faz sentido, pois as atualizações começariam em lugares distantes para evitar que erros aparecessem em lugares muito habitados.

E ainda existe o problema da comprovação. Esses bugs que aparecem no mundo, normalmente não são gravados ou as fotos tiradas não revelam nada com clareza. Isso poderia ser a própria simulação distorcendo os dados gravados para evitar que esses bugs venham a público…

  1. Rogério Dih

    22 de maio de 2015 em 22:02

    uma vez tive um deja vu na praia do campeche em Floripa, ia atravessando uma pontezinha de madeira que levava a praia e tive a nítica,clara e incrível sensação de já ter passado ali, sendo que nunca estive ali pelo menos até aquele dia. Eu acredito nessa tal matrix, mas e quando a gente sente dor, tipo quando corta uma perna num acidente, o que seria a dor já que tudo é ilusão? A dor física, quero dizer.

  2. David Lourenço

    11 de janeiro de 2015 em 01:28

    somos um computador gigante no qual o chamamos de Terra, é tão grande que frequentemente é confundido com um planeta – especialmente por nós estranhos seres simiescos que perambulam pela superfície, completamente alheio ao fato de que são apenas parte de um gigantesco programa de computador a procura da pergunta cuja a resposta é 42.

  3. Kaamary Leda

    30 de dezembro de 2014 em 11:20

    Na verdade essa suposição faz muito sentido

  4. Jhonatan Francisco

    29 de dezembro de 2014 em 12:43

    Só sei de uma coisa, a orientação a objeto rola solta kkkk

    [img]http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http%3A%2F%2Fwww.lsi.usp.br%2F~rponeves%2Fdiss%2Fdissert_files%2Fimage040.jpg&imgrefurl=http%3A%2F%2Fwww.lsi.usp.br%2F~rponeves%2Fdiss%2Fdissert.htm&h=237&w=516&tbnid=Jsh3xkKitc6nYM%3A&zoom=1&docid=BA9qyxTMVuct7M&ei=-mehVI78L4OngwTcpoH4Dw&tbm=isch&ved=0CCEQMygGMAY&iact=rc&uact=3&dur=5916&page=1&start=0&ndsp=44[/img]

  5. Julia Carolina Goslar

    28 de dezembro de 2014 em 22:03

    pensei que eu fosse a unica “doida” a pensar assim

  6. Leandro Manoel

    28 de dezembro de 2014 em 03:43

    nossa quanta fases ou idade devo ter nesse bugs? Bem talvez suficiente para não da Game over.

  7. Gabriel Frigini

    27 de dezembro de 2014 em 12:39

    interessante, mandou bem Diego!

  8. Feliphe Ferreira

    27 de dezembro de 2014 em 07:08

    muito bom, mal posso esperar pelo 3 🙂

  9. Dimas Ferreira Dos Santos

    27 de dezembro de 2014 em 03:25

    vamos espera por Neo agora,pra nos liberta

  10. Nascido no Rap

    26 de dezembro de 2014 em 22:50

    O primeiro post até fez sentido, mas esse foi pura brisa.

  11. Rob Lucci

    26 de dezembro de 2014 em 18:07

    Cara, como eu queria que o universo fosse igual ao de Mass Effect ;-;

  12. SnesTalgia

    26 de dezembro de 2014 em 16:26

    #fato o mundo está todo bugado, pois tem pessoas dizendo que funk é musica é boa 0.o

  13. Renan Vinicius

    26 de dezembro de 2014 em 12:23

    Depois q vi boi voar eu ñ duvido d nada

  14. Aguiar

    26 de dezembro de 2014 em 02:42

    E assim nasceu a Matrix…

  15. Sakata Gintoki

    26 de dezembro de 2014 em 01:11

    Buracos negros, o comportamento da matéria a nível quântico, aparições, tudo seria explicado como bugs.
    Porém necessitaria de um programador, e o mesmo de um universo; Não é viável, visto que teriam de teorizar toda uma nova física para o universo do programador.

  16. Blue

    26 de dezembro de 2014 em 01:02

    As coisas não são explicadas por números, nós é que criamos uma forma de explicar as coisas, por exemplo: existem dois cercados, em cada cercado, existem três ovelhas, se você colocar todas as ovelhas em um cercado, você terá seis ovelhas, mas como sabemos disso? simples: 3 + 3 = 6. As ovelhas não estão pintadas com números, nós sabemos que existem TRÊS coisas porque criamos uma forma de indicar que existem TRÊS coisas, os números.

    • Emmanov Kozövisck

      26 de dezembro de 2014 em 01:33

      Seu comentário é interessante mas, na minha opinião, ele não funciona como uma oposição à ideia apresentada no texto – ele apenas define o conceito “matemática”, ou seja, a representação de objetos e situações na forma de algarismos, equações ou fórmulas que explicam tais questões (posso estar cometendo um ligeiro equívoco, mas acredito que seja isso). Eu diria, por outro lado, que existem inúmeras casualidades que não podem ser medidas matematicamente: pensando sem esforço, nenhum sentimento (amor, ódio, inveja, carinho, afeto, luxúria, vício, ganância) pode ser representado nessa forma, ao menos por agora.Portanto, podemos dizer que quaisquer característica ligada à singularidade humana não pode ser expressa na matemática.
      Temos, ainda as eventualidades, que dependem exclusivamente do livre-arbítrio e que, sujeitas às variabilidades do homem e de seres racionais, não podem ser previstas. Hoje, o que consumirei às 11:30 maça, cerveja, leite, água, churros, uma torta de limão, rabanada, carne de coelho… Não se pode prever; eu posso não comer, aliás. Como o mundo é constituído de eventualidades, a probabilidade e a estatística são ótimos instrumentos, mas incapazes de medir e estipular tudo com exatidão.

  17. Moonlight Crente

    26 de dezembro de 2014 em 01:00

    se existisse um programador fazendo control v control c com o DNA estaria criando clones, o que não explica a grande variedade genética presente em todas as populações. e se os avistamentos de fantasmas for a evidência de um bug na atualização da “simulação”, então por que não se ouve falar em aparições de “objetos ou coisas fantasmas” ou avistamentos de lugares e ambientes onde não existem? Por que a falha só se relaciona à projeção da imagem humana?

    … Bem, mais uma teoria da ciência desmentida por mim

    • Jorge Luiz de Souza

      29 de janeiro de 2015 em 04:26

      seu comentário foi tão mal planejado, que pra você ter uma ideia eu fiz questão de criar uma conta no minilua apenas pra te responde.

      Supunhetemos, sobre seu primeiro comentário, um código (DNA) base foi criado, deste o programador fez varias alterações, fazendo gerar as diversas variações genéticas que temos hoje.

      Agora sobre o segundo, cheguei a gargalhar, visto que você nem teve curiosidade de fazer uma leve pesquisa, vamos ver, você lembra da palavra MIRAGEM? muito usada por pessoas que se perderam no meio do deserto, e pela desidratação e calor extremo tiveram visões de Oasis ou coisas do gênero? bom, agora se acontecer algo como isso, na qual centenas de pessoas vejam? bizóia esse link http://www.megacurioso.com.br/ilusao-de-optica/24895-miragem-cidade-fantasma-surge-do-nada-sobre-rio-chines-video-.htm , gostaria de acrescentar apenas esse trecho da postagem:

      ” ….a cidade surgiu ao >>anoitecer<<, depois de fortes chuvas e condições climáticas muito úmidas." é uma hipótese muito interessante, e várias coisas se encaixam

    • Emmanov Kozövisck

      26 de dezembro de 2014 em 01:21

      Não, está longe de ser desmentida pelo seu texto raso.

      • Renan Vinicius

        26 de dezembro de 2014 em 12:58

        hum, é um idiota

  18. Blue

    26 de dezembro de 2014 em 00:39

    Então deficientes são pessoas bugadas?

  19. chapolim do mal

    26 de dezembro de 2014 em 00:02

    Usando a temática do se penso, logo existo, se estamos pensando nesse assunto, logo a possibilidade da hipótese estar correta é miníma, já que o sistema eliminaria uma falha tão grande como pessoas tentando se libertar do jogo pensando quadrimensionalmente.

  20. Doge

    25 de dezembro de 2014 em 23:38

    Universo Simulator 2014

    • chapolim do mal

      26 de dezembro de 2014 em 00:02

      Será que meu processador AMD roda?

      • FunkyMiniluaCat

        26 de dezembro de 2014 em 01:28

        se fosse intel acho que sim… rá yeah yeah!!!kk

  21. Terrorista

    25 de dezembro de 2014 em 23:22

    DE QUALQUER FORMA O PROGRAMADOR SERIA DEUS
    ENTAO ISTO PROVARIA SUA EXISTENCIA

    • Andre Dos Santos Rosa

      26 de dezembro de 2014 em 18:45

      deus e bla bla bla…

    • Erika Mariellen

      26 de dezembro de 2014 em 15:15

      sua tecla “Caps Lock” ta quebrada ou vc gosta de escrever assim?

    • Caio Guilherme Higino Martins

      26 de dezembro de 2014 em 07:05

      Não exatamente, a suposição demonstra uma raça superior testando algo, tipo um The Sims bem feito! Nós poderíamos ser apenas bonecos de uma criança “alienígena”!

    • Emmanov Kozövisck

      26 de dezembro de 2014 em 01:20

      Primeiramente, não há provas concretas de que vivemos em um mundo programado – é apenas uma hipótese. Além disso, defina “deus”, pois, de acordo com certas definições, “deus” pode ser um alienígena intelectualmente superior.

    • Paulo Sergio

      25 de dezembro de 2014 em 23:42

      ou de um ET

      • Caio Guilherme Higino Martins

        26 de dezembro de 2014 em 07:09

        Deus é um ET cara, extra terrestre é tudo que não nasceu na terra, em teoria Deus nem nasceu e muito menos é da terra. Na cultura cristã, antes de tudo ser Deus já estava aqui, assim como a massa da primordial que gerou tudo na teoria do “big bang”, ninguém sabe se onde veio. Precisa de muita fé para acreditar nos dois.

  22. Daniel Champoski

    25 de dezembro de 2014 em 23:21

    bom, se os cientistas acham que é uma simulação, poeriam criar um universo simulado para ver se isto é realmente possível, não?

    • Renan Vinicius

      26 de dezembro de 2014 em 12:54

      mas os cientistas já fazem simulações computadorizadas de determinadas partes do universo

    • Daniel Champoski

      25 de dezembro de 2014 em 23:24

      *poderiam

    • Terrorista

      25 de dezembro de 2014 em 23:24

      NAO PORQUE A CIENCIA E LOBBYSTA E TENDENCIOSA ELES SO FAZEM ESTUDOS E REVELAM OS Q TEM IMPORTANCIA PARA OS GOVERNOS
      ELES MESMO ENDEUSAM ALBERT EINSTEIN MESMO SABENDO Q ELE ERA UM FARSANTE SEMI ANALFABETO

  23. Little Uchiha™

    25 de dezembro de 2014 em 22:58

    Se for verdade eu vou processar o meu criador porque ele estava com preguiça ao me fazer.

    • Raio Negro

      27 de dezembro de 2014 em 20:42

      Melhor não provocá-lo. Vai que exista uma tecla “delete” no teclado do computador para simulação do universo, e …

  24. Wayne Griffin

    25 de dezembro de 2014 em 22:13

    Clique com o botão direito do mouse na pasta Andrômeda, selecione:enviar para (criar atalho) , selecione Via Láctea.
    Pronto, criou um buraco de minhoca.

  25. Eros

    25 de dezembro de 2014 em 22:07

    Se todo o nosso universo fosse um computador, os virus dele seriam as musicas de funk.

    • Luiz Filipe Resende

      6 de janeiro de 2015 em 10:50

      sqn

    • FunkyMiniluaCat

      26 de dezembro de 2014 em 00:48

      kkk boa resposta.

    • Cacuety Comment

      25 de dezembro de 2014 em 23:54

      Cara, desci o post rapidão pra quando chegar aqui ver q vc comentou quase a msm coisa q eu ia comentar… dps dessa nem vo entrar mais hj ;-;

      • Eros

        26 de dezembro de 2014 em 09:49

        Desculpa aí fera, mas não podia deixar essa piada passar kkk

  26. Michael Corleone

    25 de dezembro de 2014 em 22:06

    “Depois de criado o primeiro código de DNA, bastaria um “Control C” e “Control V” para criar mais e mais seres iguais.”
    Nossa desculpa mas essa frase fez parecer q qualquer teste feito com material genético é simples e fácil.
    Primeiro vamos desconsiderar toda a tecnologia necessária pra simular um mundo virtual todo,
    é uma boa teoria sim mas tem muitos problemas q os próprios cientistas q a teorizavam a 2 anos atrás descartaram.

    • Travis Bickle

      26 de dezembro de 2014 em 05:11

      Não meu caro, no ctrl+c e ctrl+v, seria como uma linguagem de programação em que a topologia seria a mesma só mudaria a sintaxe…
      (Belo avatar, Al pacino e Robert De Niro são meus atores preferidos)

  27. Cleiton

    25 de dezembro de 2014 em 21:58

    Ok, mas se nosso mundo for uma simulação e tudo pode ser explicado em matemática o ”mundo real” também poderia ser explicado em matemática. Então é um simulador simulando um mundo sendo simulado ?
    buguei~~~~

    • Little Uchiha™

      25 de dezembro de 2014 em 23:10

      Bugei 2, tipo aquela parada do Stephen Hawking, em q ele da a viagem para os viajantes, tipo, se os kara aparecessem não teria motivo pra enviar os convites, ou se eles não aparecessem ele tbm não teria motivo pra enviar os convites já q sabe q ngm apareceu, vi esse comentário na net.
      #bugei

  28. Jeff Dantas

    25 de dezembro de 2014 em 21:51

    • Death

      26 de dezembro de 2014 em 16:43

      ORLY?

    • Garota Infernal

      25 de dezembro de 2014 em 22:11

      Faça um esforço, Jeffinho. Como diria um bom respondedor do Yahoo Respostas, “A resposta se encontra no fundo do seu curação….”

    • Shera Paw

      25 de dezembro de 2014 em 22:07

      Será pq ele citou o nome do filme la em cima? será será?

  29. Jeff Dantas

    25 de dezembro de 2014 em 21:50

    • FunkyMiniluaCat

      26 de dezembro de 2014 em 01:26

      Magina, são seus olhos S2 ^^…kkkk

  30. Garota Infernal

    25 de dezembro de 2014 em 21:46

    Eu também já pensei sobre essa coisa, mas pra mim a aparição de fantasmas, dentro dessa teoria, seria como um bug que mistura elementos de dimensões diferentes. A combustão humana para mim, dentro desta teoria, seria a mistura desses elementos que em um milésimo de segundo transforma elementos químicos de outra dimensão com essa, fazendo a tal coisa ou pessoa começar a pegar fogo. Mas são apenas devaneios insignificantes.

    • chapolim do mal

      25 de dezembro de 2014 em 23:58

      A combustão seria tipo uma queima de arquivo. RÁ.

    • Wayne Griffin

      25 de dezembro de 2014 em 22:25

      Ou seriam Easter Eggs?

  31. André Silva

    25 de dezembro de 2014 em 21:30

    Adorei o post, realmente faz tudo muito sentido!

  32. FunkyMiniluaCat

    25 de dezembro de 2014 em 21:29

    first.kkk zuera mas pensando bem essa é uma boa teoria. se nós estivermos msmo em uma dimensão paralela vamos saber só depois da morte é quando o servidor expira.kkkkkk

    • Garota Infernal

      25 de dezembro de 2014 em 21:52

      Você não é um Funky cat de verdade, cadê a foto de gato condizente com seu apelido? Quem é teu pai?

      • FunkyMiniluaCat

        26 de dezembro de 2014 em 00:49

        minha net é tão lenta que não consigo upar a foto doa avatar.hehehe algum dia eu consigo, ai serei um funky de verdade.

      • Cold

        25 de dezembro de 2014 em 22:18

        Concordo com a Garota Infernal (e todo sabem que eu sou o único gato que realmente importa no minilua ;*)

63 Comentários
mais Posts
Topo