Minilua

Seriados japoneses que marcaram época: Jiban #8

Nessa série de posts, nós já falamos de Winspector, Solbrain, Jaspion, Jiraiya, Black Kamen Rider, Changeman e Lion Man. Agora nós relembraremos de outro grande clássico que marcou uma geração: Jiban.

Jiban

Jiban (Kidou Keiji Jiban, no original japonês) é mais uma série da franquia Metal Hero, criada pela Toey Company. Ela foi exibida no Japão entre 1989 e 1990, chegando ao Brasil logo após seu término no outro lado do mundo. Hoje em dia pode-se assistir a série na Ulbra TV, um canal de região metropolitana de Porto Alegre.

A série conta a história do policial Naoto Tamura que quase foi morto por um grupo de criminoso chamado Biolon. Com a ajuda de um doutor ele foi salvo e se transformou em um ciborgue, virando o famoso Jiban.

Já com seu exoesqueleto metálico, Jiban inicia sua luta contra o crime, visando principalmente os criminosos do grupo Biolon. Além de combater o crime, Naoto também pretende encontrar sua irmã desaparecida. Em suas aventuras nosso herói conta com a ajuda de Ayumi e um robô chamado Bóris.

Os principais personagens da série eram: Naoto Tamura que é próprio Jiban; Yoko Katagiri que é o chefe de polícia; Ayumi Igarashi que é neta do doutor que “criou” o Jiban, Seichiro "Seichi" Muramatsu que é o engraçadinho do seriado e muitos outros.

Os principais inimigos eram: Doutor Jean-Marie que é o chefão do mal; Madogarbo que é um ciborgue semelhante ao Jiban em força; Marshall e Cannon irmã do vilão maior e mais alguns de menor importância.

Para quem não conheceu ou quer matar a saudade, vale a pena curtir um episódio: