A sexta extinção da Terra

A Terra vive em ciclos, que são repetidos de tempos em tempos, cada um com suas características específicas, mas seguindo sempre o mesmo padrão. Um dos fenômenos cíclicos mais claros de nosso planeta são as extinções:




As primeiras extinções

extinction_by_araless-d53z67n

Uma extinção em massa é caracterizada pelo extermínio de três quartos dos seres vivos do planeta. Na história “recente” da Terra, a contar de 540 milhões de anos atrás, nós tivemos 5 extinções em massa:

Extinção do Ordoviciano – Ocorrida há 440 milhões de anos, essa extinção foi causada pelo súbito resfriamento da Terra. Naquela época não havia vida fora dos oceanos e o aumento das geleiras fez com que o nível do mar caísse, matando todas as espécies que viviam perto da costa.

Extinção do Devoniano – Ocorrida há 377 milhões de anos, essa extinção foi causada, supostamente, por meteoros e uma refrigeração rápida do clima da Terra. Nessa extinção mais de 80% da vida marinha sumiu.

Extinção do Permiano-Triássico – Ocorrida há 251 milhões de anos, essa extinção ocorreu devido a um aquecimento global extremamente rápido, causado pela liberação de metano do fundo dos oceanos e também por grandes erupções. Essa extinção foi a mais severa da história, exterminando com 90% da vida marinha e 70% da vida terrestre.

Extinção do Triássico-Jurássico – Ocorrida há 200 milhões de anos, essa extinção ainda está sem uma explicação mais convincente. Contudo, acredita-se que os vulcões tenham sido os responsáveis. Esse grande extermínio, foi a abertura necessária para que os dinossauros tomassem nosso planeta.

Extinção do Cretáceo-Paleogeno – Ocorrida há 56 milhões de anos, essa extinção foi causada pelo impacto de um meteoro enorme. Foi esse incidente que exterminou os dinossauros e abriu o espaço necessário para que os mamíferos, incluindo os humanos, pudessem dominar o planeta.




A última extinção

Há 10 mil anos atrás, a Terra sofreu uma grande glaciação, onde muitos seres foram extintos e, desde aquela época, essa taxa de extermínio vem se mantendo. Acredita-se que estejamos vivendo tempos onde 140 mil espécies são extintas por ano, algo que fica dentro dos limites normais de uma grande extinção.

Só que, nos últimos 50 anos, o número de extinções tem aumentado drasticamente, sendo até 1000 vezes mais rápido do que as outras extinções em massa ocorridas na Terra. Essa diferença gritante pode ser explicada pelo fator humano, afinal as outras grandes perdas de espécie foram ocasionadas por fatores geológicos.

Estudo mostram que, até o final do século, metade da biodiversidade será extinta na Terra. Isso ocorre, pois as mudanças no planeta estão andando mais rápido do que a evolução consegue acompanhar, ou seja, muitos animais não ganham a chance de se adaptarem as mudanças e perecem.

É por esses motivos que os cientistas estão chamando nossa época de “A Sexta Grande Extinção”.

A história da Terra é cheia de extinções, mortes e tragédias, mas talvez nós estejamos vivendo a pior de todas elas.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/

  1. Lidya Hyuuga

    29 de junho de 2015 em 23:13

    O ser humano é um bicho tão burro que queimou a própria casa. E eu e você também somos humanos.

  2. Caynan Son

    9 de maio de 2015 em 21:18

    ……..

  3. Jhony X Henrique

    9 de janeiro de 2014 em 16:53

    Diego Martins… maneiro esse post.. mas vc devia deixar mais claro q a sexta extinção é o proprio aquecimento global do planeta q recebe força e é acelerado pelas atividades humanas…

    A sexta maior extinção não se dá devido as crescentes extições de animais nos ultimos anos. e sim ao efeito estufa piorado por nós…

  4. françuar françuar

    1 de janeiro de 2014 em 18:29

    http://physitomic.webnode.com/ site sobre ciencias e curiosidades

  5. DOGE

    1 de janeiro de 2014 em 00:38

    Não sei por que vocês se preocupam por isso, não sei por que o minilua posta isso, já é obvio que o ser humano esta se matando, então FOD@-SE!
    Ao invés de ficar: ”o mundo vai acabar ai ai ai” ”quando vai acabar?” ”daqui 15 bilhões de anos” ”O MY GODYS”
    VIVA A BOSTA DA SUA VIDA!
    SE VOCÊ TEM UM COMPUTADOR COM INTERNET E POR QUE VOCÊ TEM CONDIÇÕES DE LEVANTAR ESSA BUNDA DO PC E VIAJAR NAS FÉRIAS!
    PORRA, FICA IA SENTADO RECLAMANDO DA VIDA E PENSANDO NO QUE VAI ACONTECER DAQUI BILHÕES DE ANOS!
    ”O homem fica tão preocupado com o passado e o futuro que acaba não vivendo o presente”

  6. O Segurança Doidão

    31 de dezembro de 2013 em 01:46

    Vamos pensar no modo religioso, Deus nos criou, criou um mundo para nos vivermos e evoluirmos criou outras criaturas para não nos sentirmos sozinhos, ele nos deu a chance se seguir qualquer rumo sem interferir, para que evoluissimos e o que nos fizemos? nos matamos uns a os outros, nos destruímos tudo que era belo em nosso planeta, achamos que poderíamos fazer tudo isso sem consequências, pois a lei do homem não e nada, mais agora agente ira ter uma lição, não e a toa que alguns chamam a terra de mãe natureza, uma mãe quieta que deixa seu filho fazer o que quer, mais na hora de dar uma lição os filhos saem muito doloridos

  7. Moonlight

    30 de dezembro de 2013 em 16:27

    Fico me perguntando como será que as formas de vida na terra teriam evoluído até os dias de hoje se essas extinções não tivessem ocorrido. Nós existiríamos nos dias atuais?

  8. O Ceifador

    30 de dezembro de 2013 em 14:53

    Gosto de extinções!

    • Gustavo Daniel

      30 de dezembro de 2013 em 15:41

      por mim a do humano deveria ter ocorrido a 50,000 anos atras .

      • O Ceifador

        31 de dezembro de 2013 em 16:02

        Verdade,acho a raça humana a pior raça existente

        • Blue

          31 de dezembro de 2013 em 16:24

          mas você não teria emprego.

          • O Ceifador

            1 de janeiro de 2014 em 18:52

            Todos merecem aposentadoria

  9. Paulo Henrique Siqueira

    30 de dezembro de 2013 em 04:08

    Várias espécies vão ser extintas desta vez, inclusive os seres humanos. A Terra possui uma energia oculta que nem mesmo quem conhece um pouco dessa energia consegue entendê-la perfeitamente. E vai ser essa energia que nos expulsará daqui para sempre e criará outras criaturas inteligentes. Talvez será a chance dos outros animais ganharem inteligência suficiente para construir lindos palácios, cidades organizadas, a tecnologia será de outro mundo… vai ser muuuuito legal!! Até parece que estou falando de um filme ou conto de fadas. Será?

    • O Segurança Doidão

      31 de dezembro de 2013 em 02:02

      o ser humano faz muito coisa achando que não terá punição, a humanidade terá que ter uma boa lição para aprender que tudo tem consequência, porque pela lei do homem isso nunca acontecera

    • Gustavo Daniel

      30 de dezembro de 2013 em 15:36

      parece mais coisa de religião do que ciência.

    • Kira

      30 de dezembro de 2013 em 09:00

      Dorrggaaass

    • Vegetto

      30 de dezembro de 2013 em 04:12

      sim parece um conto de fadas

      • Paulo Henrique Siqueira

        30 de dezembro de 2013 em 04:42

        kkkkkkkk

  10. Gustavo Daniel

    30 de dezembro de 2013 em 01:15

    odeio essas pessoas que falam “o ser humano esta destruindo a terra”.
    afinal, também somos da natureza, somos animais.

    • Android

      30 de dezembro de 2013 em 01:21

      Somos animais racionais.
      Do ponto de vista da evolução, isso é uma grande coisa.
      Do ponto de vista da natureza, isso é uma aberração que ela criou e que está destruindo a ela e a si mesma.

      • Gustavo Daniel

        30 de dezembro de 2013 em 01:26

        primeiro, não somos animais racionais.
        segundo, se não fossem os seres humanos que descobrissem essas coisas,outra especie teria descobrido , e acabaria fazendo as mesmas merdas que o ser humano faz,e nossos atos também fazem parte da netureza.
        e eu te pergunto, porque quando nós matarmos um animal para nos alimentarmos é considerado um ato tão ruim, e quando é um animal selvagem mata outro para se alimentar é considerado algo normal?

        • Blue

          31 de dezembro de 2013 em 16:26

          porcos de terno,lol!

          • Gustavo Daniel

            2 de janeiro de 2014 em 12:50

            What?

        • Rafael Silva

          30 de dezembro de 2013 em 12:08

          sim somos animais racionais por possuirmos o maior cerebro e podemos raciocinar e pensar de forma mais evoluida que outros animais,e um animal matando o outro é considerado um ciclo da natureza pq ela faz de uma forma que de para esses animais se reproduzirem e essa quantidade repor a outra tornando num ciclo,mas o ser humano está matando mais animais e não dando esse tempo da natureza se reproduzir,tornando isso uma extinção

          • Gustavo Daniel

            30 de dezembro de 2013 em 15:34

            como estou com preguiça de escrever um comentário gigante, vou deixar este vídeo falando porque o ser humano não é racional http://www.youtube.com/watch?v=gTJqFzNNLDc .
            e sobre o animal matar menos que o humano, tenha certeza, se eles pudessem eles matariam bem mais que o humano.

          • Rafael Silva

            30 de dezembro de 2013 em 22:45

            sim man,o ser humano não é 100% racional obviamente mas quis dizer isso em comparação com os outros animais pq claramente vc n é igual a outro animal é mais inteligente seria racional pela inteligencia mas não 100% kkk,e sim se eles pudesssem matariam mais,mas eles só matam pra comer enquanto os humanos tem varios motivos por matar

          • Gustavo Daniel

            31 de dezembro de 2013 em 01:04

            os humanos matam para se alimentar também, é claro que ter quem mata para fazer casacos de peles e tals mas são bem poucos, e se não me engano é contra a lei.

          • O Segurança Doidão

            31 de dezembro de 2013 em 02:00

            Os animais que alguns acham inferiores que agente são melhores, pois eles matam para se proteger ou para não morrer de fome, já agente mata para fazer casacos de pele ou por diversão um ato de selvagem muito inferior

          • Gustavo Daniel

            31 de dezembro de 2013 em 02:27

            mas como ja disse são poucos

          • Rafael Silva

            31 de dezembro de 2013 em 10:11

            poucos? para casacos de pele sim,porém em experimentos,praticamente destruir o ambiente onde vivem,por acelerar a evolução do mundo como o proprio texto diz,para caçar(mesmo sendo proibido ocorre mto),crueldade com animais é oque mais tem no mundo

          • Gustavo Daniel

            2 de janeiro de 2014 em 12:49

            para os experimentos é necessário serem utilizados,se não fossem os experimentos com animais não teríamos nem metade da tecnologia que temos atualmente e não teríamos remédios.
            crueldade com animais é algo difícil de disser, pois muitos, se verem alguém tirando sangue de um animal consideram crueldade.

          • Rafael Silva

            4 de janeiro de 2014 em 22:55

            bem é ai que está,os experimentos são necessarios sim,mas por muitos são considerados crueldade com animais e não é muito dificil de dizer pq sempre que vemos tv ou na propria internet tem sempre noticias de animais sendo maltratados,então ao seu comentario original não é errado dizer que são os seres humanos que estragam o mundo afinal animais não fazem tanta injustiça e burrice como o ser humano que não sabe nem conservar seu planeta deste ponto de vista esses animais são realmente bem melhores que nós

  11. Luís Felipe

    30 de dezembro de 2013 em 00:46

    Tudo culpa dos extintores…
    [img]http://www.terencioextintores.com.br/attachments/Header/image_3.jpg?template=generic[/img]

  12. Neko-san

    29 de dezembro de 2013 em 23:05

    A terra não ira acabar-nya, afinal o Goku poderá proteger a terra no futuro-nya

    • Gato Endiabrado

      29 de dezembro de 2013 em 23:48

      E os gatos podem ajudar
      #Gatossãodemais
      #NyanCatgay
      #Marcaregistrada:#

  13. Maloqueiro popai

    29 de dezembro de 2013 em 21:20

    Se apenas os humanos fossem extintos a terra tava bem melhor do que está e de como provavelmente vai ficar considerando como as coisas andam.

  14. Sawada Tsunayoshi

    29 de dezembro de 2013 em 21:19

    Do jeito que o mundo está,não vai demorar de ¨conhecermos a verdadeira dor¨.

  15. Metalborn (you can't kill The Metal)

    29 de dezembro de 2013 em 20:42

    Eu nunca liguei pro Aquecimento Global já que sempre soube que era apenas um ciclo natural da Terra…. mas essa parada de estar até 1000 vezes mais rápida é mei preocupante .-.

  16. Vegetto

    29 de dezembro de 2013 em 20:07

    o mundo so acaba se DEOS kiser

    • Gustavo Daniel

      30 de dezembro de 2013 em 15:48

      eus infieis , é Rá quem decide essas coisas

      • Vegetto

        30 de dezembro de 2013 em 17:55

        mas isso se zeus nao destruir hades

        • Gustavo Daniel

          2 de janeiro de 2014 em 12:53

          Rá veio antes de Zeus

        • O Ceifador

          31 de dezembro de 2013 em 16:03

          Matarei a todos,não importa

      • Gustavo Daniel

        30 de dezembro de 2013 em 15:50

        seus*

    • Kuzan

      29 de dezembro de 2013 em 21:09

      Mentira o mundo vai acabar quando fenrir se libertar, e matar os deuses, e então o universo renascerá de outra forma

      • Vegetto

        30 de dezembro de 2013 em 03:48

        mais isso se bills nao aparecer e destruir o universo

  17. Santo Amaro

    29 de dezembro de 2013 em 20:05

    meu pé ta coçando.

    • Santo Amaro

      29 de dezembro de 2013 em 20:24

      brinks,sarou.

      • Android

        30 de dezembro de 2013 em 01:18

        Você acabou de acelerar a extinção matanto algum ser vivo que estava abitando em seu pé!

  18. Dr. Sheldon Cooper

    29 de dezembro de 2013 em 19:34

    Muito bom. Já estou ciente de tudo o que foi falado, mas posts assim são bem melhores e mais informativos do que alguns que aparecem de vez em quando.
    Esta suposição da sexta extinção é baseada em eventos em sua maioria naturais, mas acredito que a sexta extinção também pode ocorrer por causa dos robôs que estão cada vez mais inteligentes. Algum dia nós poderemos ser atacados por caixas eletrônicos de bancos.

    • Moonlight

      30 de dezembro de 2013 em 16:24

      quantas teorias absurdas, Deus meu! Coisa de pré-adolescente mesmo. O homem possui inteligência o suficiente para manter o controle sobre suas criações. Andróides com fins destrutivos só poderão ser criados para propósitos de guerra. Mas nunca se voltarão contra seus criadores. #FATOS

      • Dr. Sheldon Cooper

        30 de dezembro de 2013 em 16:31

        Coisa de pré-adolescente? Quantos anos você acha que eu tenho, meu caro? Se algum dia as máquinas dominarem os humanos, pessoas como você serão as primeiras a começarem a chorar.

        • Moonlight

          30 de dezembro de 2013 em 16:45

          Acredita que os ET’s estão nos vigiando também?

          • Dr. Sheldon Cooper

            30 de dezembro de 2013 em 16:49

            Bem, eu não posso afirmar com certeza, mas é uma possibilidade.

            *Lembre-se de que está conversando com Sheldon Cooper.

    • Lucas Lozano

      30 de dezembro de 2013 em 11:40

      É bem possível,já falei disso com outras pessoas,ninguém acredita,mas acho possível isso acontecer,só que não sei se isso pode ocorrer rapidamente,porque nós iriamos demorar a nos acostumarmos com a presença de robos na Terra,acho que se isso acontecer será num futuro não muito próximo

    • Wheatley

      29 de dezembro de 2013 em 19:52

      Tipo transformers?

      • Dr. Sheldon Cooper

        29 de dezembro de 2013 em 20:05

        Não exatamente. Transformers são robôs alienígenas, eu falo dos robôs criados na terra.

        • Kuzan

          29 de dezembro de 2013 em 21:07

          tipo exterminador do futuro no futuro?

          • Dr. Sheldon Cooper

            30 de dezembro de 2013 em 08:58

            Sim, exatamente.

          • José Lucas

            29 de dezembro de 2013 em 21:53

            pow seria maneiro um caixa eletronico com um olho de led vermelho 🙂

          • Dr. Sheldon Cooper

            30 de dezembro de 2013 em 08:59

            Você teria essa opinião até o primeiro aparecer na sua frente e arrancar algum membro do seu corpo usando raios laser.

  19. UN

    29 de dezembro de 2013 em 19:25

    vei pra mim, isso não é nd é um novo tipo de “seleção natural” em que o homem domina e se adapta ao seus ambiente da maneira que ele que que aconterça, nossos corps biológicos serão descartardo seremos máquinas e assim uma novas espécie crida pelo o homem que dominará esse territótrio,, seremos bionicose nesse é o 2045 project

    • Kuzan

      29 de dezembro de 2013 em 21:07

      não entendi metade do que você escreveu

      • Android

        30 de dezembro de 2013 em 01:17

        Acho que ele quis dizer que no futuro o homem vai ser uma máquina e vai criar novas espécies.
        Foi isso que eu entendi…

        • Gustavo Daniel

          30 de dezembro de 2013 em 01:22

          se foi isso o cara deve ter fumado uma, que papo de maluco

          • Dirk Strider

            31 de dezembro de 2013 em 17:38

            ja apareceram vária matérias sobre isso no minilua.

  20. Grimmjow

    29 de dezembro de 2013 em 18:59

    nós vamos acabar nos matando, mais do que ja estamos..’

  21. Estudante

    29 de dezembro de 2013 em 18:59

    o mundo vai durar o quanto Deus quiser q dure
    os planos deles pra nossas vidas sao maiores q podemos imaginar
    temos q parar de nos preocupar em salvar o mundo
    e tentar nos salvar
    pq Deus sabe o q faz

    • Gustavo Daniel

      30 de dezembro de 2013 em 01:18

      aqui não é lugar para falar de religião

      • Dirk Strider

        31 de dezembro de 2013 em 17:35

        qualquer lugar da para se falar de religião(tirando obviamente igrejas, mesquitas e afins) o problema é que não conseguimos discutir religião sem um pisar no calo do outro.

        • Luiz Felipe Tartaglia

          31 de dezembro de 2013 em 22:40

          feliz ano novo! xD

    • Spoot G

      29 de dezembro de 2013 em 21:47

      Eu acredito em Deus, mas nem por isso sigo uma religião :), as vezes chego a duvidar da Bíblia e não me sinto um *Santanista* ou um Ateu por isso, eu também chego a me perguntar o que Deus o Todo * Poderoso* nos reserva, analisando essa sua questão te dou uma certa razão Lógica.

    • Vayne, A Caçadora de Travestis

      29 de dezembro de 2013 em 20:25

      Religião… Nunca ouvi uma coisa tão inútil.

      • Kuzan

        29 de dezembro de 2013 em 21:05

        Não consigo ver a religião de outra forma se não, uma maneira de controlar as pessoas.

    • UN

      29 de dezembro de 2013 em 19:16

      e rbm vc vei ler muito pouco a biblía, é melhro estudar mais e mais

    • UN

      29 de dezembro de 2013 em 19:13

      Escute cara uma é relgião e outra coisa é ciÊncias, bom eu acredito em Deus e em Cristo, mas bora focar no lado ciêntifico da coisa

    • gato do apocalipse

      29 de dezembro de 2013 em 19:12

      Essa é a parte sobre Deus que não entendo.
      Tipo ele cria um mundo, os humanos e todos resto. Ai ele pode dar o fim, quando quer, como quer sem dar satisfação para as pessoas.
      fazendo uma analogia disso é o mesmo que eu matar meu filho por que eu me cansei dele.

  22. Li Syaoran

    29 de dezembro de 2013 em 18:56

    Nós não estamos apenas vivendo uma extinção, nós estamos causando-a.

    • Dr. Sheldon Cooper

      29 de dezembro de 2013 em 19:36

      Este é um daqueles momentos em que a pessoa fica sem ter o que comentar e escreve algo extremamente óbvio quando relacionado ao post?

      • Metalborn (you can't kill The Metal)

        29 de dezembro de 2013 em 20:21

        Sim, este é o momento “Lucas Rodrigues” ^^

        • Moonlight

          30 de dezembro de 2013 em 16:53

          Eu sou mais ele do que muitos usuários aqui que só comentam bobagens e coisas ofensivas ou pseudo-intelectuais aos quilos aqui. u.u Ele é sincero e não tenta demonstrar saber mais do que oque realmente sabe! #fato

        • Dr. Sheldon Cooper

          29 de dezembro de 2013 em 20:34

          [img]https://lh3.googleusercontent.com/SvNN0X8bqaez6CeMZzq3of2CRzGTSz_v8pyoannuw1g=w336-h189-p-no[/img]

    • Estudante

      29 de dezembro de 2013 em 19:00

      O post está dizendo isso.

83 Comentários
Topo