Os significados dos nomes de 10 grandes marcas

O nome de uma marca é algo que pode influenciar diretamente no sucesso da empresa. Imagine então como foi dado um nome para as marcas que se tornarão referencial mundial. Veja os significados dos nomes de 10 grandes marcas:




Lego

060620_lego_hmed_1p.grid-6x2

O brinquedo surgiu numa pequena empresa familiar na década de 1930. A empresa Lego, de origem dinamarquesa, fundiu duas palavras “Leg godt” para criar a sua marca. Em dinamarquês “Leg godt” significa “brinque bem”




Sony

Sony-Corp-Headquarters-Tokyo

A multinacional japonesa Sony Corporation foi fundada em 1946 inicialmente com o nome de Tokyo Tsushin Kogyo K.K, quando a empresa começou a vender nos EUA, adotaram um nome americano porque os produtos japoneses naquela época tinham má fama. Para criar esse nome, a Sony combinou a palavra em latin “sonus”, que signifia som, com a palavra japonesa “sonny”, muito usada nos anos 50 para descrever um jovem “inteligente e apresentável”




Häagen-Dazs

Haagen-Dazs

Você pode pensar que essa marca é europeia, de um país pequeno do norte, com um língua bem característica, mas a marca engana a todos propositalmente.
A Häagen-Dazs é uma empresa americana com sede em Nova York, o dono queria um nome que lembrasse algo tradicional, antigo e artesanal. Funcionou.




Yahoo

Yahoo_sign

O nome Yahoo tem duas origens: é um acrônimo para a expressão “Yet Another Hierarchical Officious Oracle”, algo como “Outra hierarquia de escritórios de oráculos”. O nome também foi baseado em um personagens do livro “As viagens de Gulliver”, uma espécie mágica chamada “Yahoo” que é descrita como violenta, barulhenta e rude.




Starbucks

A cup of Starbucks coffee sits on a table in a cafe in central Hong Kong January 16, 2011. Starbucks Corp unveiled a deal that sets the stage for the world's largest coffee company to bring its iconic cafes to India, hoping to replicate its success in China, where Western-style coffee shops are increasingly popular. Starbucks, which opened its first store in China in 1999, has more than 400 stores across mainland China. REUTERS/Joel Boh (CHINA - Tags: BUSINESS)

A marca queria remeter aos antigos navegadores e exploradores, que navegavam entre os continentes levando alimentos e mercadorias. Inclusive café.
Para isso, também teve uma inspiração literária. O nome “Starbucks” foi inspirado no personagem “Capitão Starbuck” do famoso livro Mobby Dick.




Pepsi-Cola

1939pepsicola

O criador da bebida, o farmacêutico Caleb Davis Bradham inicialmente formulou um medicamento para combater a dispepsia, uma doença causada pela falta da enzina pepsina no organismo, dando o nome de “Brad’s Drink” (bebida de Brad).
Quando o produto começou a ser procurado como uma iguaria, a Brad’s Drink passou oficialmente a se chamar Pepsi-Cola. Uma referência ao primeiro propósito medicinal da bebida e a Noz-de-Cola, ingrediente presente na fórmula




Google

15022310

Inicialmente o nome da empresa era googol, que significa o dígito 1 seguido de cem zeros, ou seja, um número muito grande que representaria a imensidão da internet. Mas, por conta de erros ortográficos, a empresa decidiu mudar seu nome para Google.




BlackBerry

economia-comunicacao-celular-smartphone-blackberry-20130923-03-original

O nome Blackberry (amoras pretas em inglês) foi criado em 1999, depois que os executivos da companhia perceberam que as teclas do celular pareciam de fato as bolinhas das amoras pretas.




Reebok

storImage

A britâmica Reebok teve inspirações africanas para criar sua marca. Fundaram a empresa com o nome inspirado no animal “rhebok”, uma rápido e ágil antílope africano.




Amazon

amazon-kindle1

Jeffrey Bezos, dono da Amazon.com, largou uma famosa empresa em Wall Street onde trabalhava para criar a sua companhia. Ele queria que o nome da empresa começasse com a letra “a” para aparecer primeiro nas listas alfabéticas.
Sua inpiração? O Rio Amazonas. Jeffrey achou que o nome do maior Rio do mundo seria ideal para representar sua ambição para negócios.

  1. Wyvern Björk

    8 de agosto de 2015 em 11:49

    As mais interessantes foram a do YAHOO! com a Starbucks, a da Amazon eu já desconfiava, mas não tinha certeza. Bom post!

  2. Jeff_Silveira

    8 de agosto de 2015 em 10:32

    Imensidão da internet sei…
    Google é apenas um barquinho no raso comparado a Deep Web
    http://www.oanalista.com.br/wp-content/uploads/2015/07/deep-web.jpg

  3. Raphael Serafim

    8 de agosto de 2015 em 02:58

    Eu pensava que Yahoo fosse de Yahw ( o Deus Judeu) porque a empresa é judía se n me engano

  4. André Silva

    8 de agosto de 2015 em 00:06

    Quando li As Viagens de Gulliver e Moby Dick (dois dos meus livros preferidos) eu reparei ns nomes e pensei nas marcas, mas não pensei que tivessem influenciado, achei apenas coincidência, principalmente no caso do Yahoo.

  5. Mayck Nicson

    7 de agosto de 2015 em 23:42

    Sempre imaginei que o Yahoo seria a onomatopeia de um grito

  6. Mutley

    7 de agosto de 2015 em 21:27

    Pior que por um bom tempo eu achei que a Sony fosse uma empresa americana , seu logo nunca tinha referencias japonesas , me lembro de ver esse logo antes de começar os filmes que eu assistia , mas bem antes eu já conhecia através do Playstation 1 e 2 , mas o fato é que eu só fui saber que a Sony era japonesa lá quando comecei a ter a acesso a internet doméstica.

    • Wyvern Björk

      8 de agosto de 2015 em 11:51

      Nossa cara, comigo foi igual, quando ganhei meu Playstation 1 eu achava que a Sony era uma empresa americana, fui acreditando até a chegada do meu Playstation 2 quando um amigo meu me contou a verdade.

  7. Wagner

    7 de agosto de 2015 em 21:11

    Sabia da Google e do Yahoo, ainda mais por serem repetidas de um post antigo.

  8. Willyam Ricardo

    7 de agosto de 2015 em 21:08

    Incrível as habilidades dos japoneses , um ano depois da grande guerra e das bombas nucleares,os caras ainda tem a capacidade de criar uma potência dessa como a SONY.
    Ganhou ainda mais meu respeito japoneses .

  9. chapolim do mal

    7 de agosto de 2015 em 20:49

    Massa esse post, espero que tenha alguma continuação.

10 Comentários
mais Posts
Topo