Os sinais da mentira

Apesar de cada pessoa ser única, com suas próprias características e pensamentos, todos os seres humanos vem da “mesma fábrica” e possuem muitas coisas em comum, que estão além de nossas escolhas. Muitos traços de nosso comportamento estão embutidos no DNA e apenas muito treinamento e força de vontade podem fazer com que esses comportamentos não se manifestem naturalmente. Por isso, tirando um pequeno número de pessoas que realmente são treinadas na arte de mentir, todas as outras acabam se entregando sem querer:




Contato visual

258-610x360

Quem está mentindo tende a não manter contato visual. Contato visual entre duas cria um laço de confiança e faz com que o mentiroso tenha mais dificuldade para continuar em sua mentira, por isso, quem está mentindo sempre fica olhando para coisas em volta.




Pausas

O mentiroso tende a ter mais pausas prolongadas em suas falas. Durante a pausa entre as frases, quem está contando uma mentira normalmente usa sons para prolongar suas pausas, como o clássico “Hammm” e depois segue falando. Isso é feito para dar mais tempo para montar a mentira da melhor maneira, mas também acaba entregado o jogo.




Tom de voz

andrematos

Quem está mentindo involuntariamente aumenta o tom de voz, deixa a mesma mais aguda do que o natural.




Palavras

frases-sobre-mentira

Os mentirosos, para soarem mais verdadeiros, tendem a usar frases completas e também repetir as palavras usadas nas perguntas feitas. Por exemplo, alguém pergunta: “Você estragou o meu celular?”. E o mentiroso sempre vai responder algo do gênero: “Não, eu não estraguei seu celular”. Normalmente, a pessoa simplesmente responderia “Não”, mas quando está mentindo, ela tende a falar a frase completa e usar o mesmo verbo que apareceu na pergunta.

Outro sinal de mentira é uma resposta muito específica para uma pergunta simples. Por exemplo: “Você saiu com o João?”. E a resposta: “Não, eu não sai com o João quinta a noite, porque ele estava com seu cachorro doente”. A resposta para uma pergunta assim seria um simples “Não” ou “Não vi João”. O fato de ser dada uma explicação muito específica, faz com que o fato tenha tudo para ser uma grande balela.




Olhos

pupila_dilatada

Os olhos são as melhores armas contra os mentirosos. Quando está mentindo, a pessoa para de piscar e assim que termina a sessão de mentiras, começa a piscar rapidamente. Outro ponto no qual os olhos entregam são as pupilas. Durante o “papo furado” as pupilas (partes pretas dos olhos) se dilatam involuntariamente, entregando o mentiroso. Apenas pessoas altamente treinadas são capazes de controlar esse tipo de reação do corpo, sendo assim, esse é o melhor jeito de detectar uma boa mentira.




Defensiva

mentiras

Um mentiroso costuma ficar na defensiva quando questionado sobre a sua história, oposto de quem está falando a verdade. Digamos que alguém está falando sobre um acidente que supostamente teve e é questionado: “Que hora ocorreu?”. A resposta normal seria: “Perto das sete”, mas quem está mentindo sempre vai deixar espaço para erros e responderá: “Eu ACHO que era umas sete”. Expressões como “eu acho”, “se não me engano”, “me disseram” são fortes indicativos de mentira, ainda mais quando são usadas contra perguntas simples, como “em que hora”, “com quem” ou “em que lugar”.

  1. fernanda moura

    12 de outubro de 2015 em 19:11

    enfia esses videos no cuuu….

  2. Emmanov Kozövisck

    3 de junho de 2015 em 20:04

    Diego, embora eu não tenha nenhum embasamento científico em mãos (e na memória), acredito que algumas colocações aplicam-se apenas à mentirosos ruins ou muito ruins, principalmente nos três primeiros tópicos. Somente um mentiroso iniciante evita contato visual; o mediano faz justamente o contrário: mantém contato visual para dar ênfase ao fato de que aquilo que diz é verdadeira. Além disso, alterar o tom da voz e gaguejar são características que revelam até para os mais desatentos a presença de uma mentira.

  3. VanDrak SubZero

    1 de junho de 2015 em 15:28

    Cara… gostei das dicas :p
    algumas eu já sabia, mas outras não ^^
    Prestar mais atenção agora ^^

  4. Gênesis

    1 de junho de 2015 em 12:27

    Quando eu minto, fico nervoso e peido.

    Não sei mentir muito bem

  5. Gabriel

    1 de junho de 2015 em 09:43

    Quando eu minto, eu olho nos olhos da pessoa, justamente pra ver se ela esta acreditando.E caso ela não esteja, acrescento mais alguns detalhes a mentira, sem fugir da lógica. Mas só faço isso com mentiras “mais bestas”, porque se não, eu já mando a verdade na lata.kkkkkkkk

  6. caveira sem nome

    31 de maio de 2015 em 22:51

    acho inutil evitar a mentira, um dia ou outro vc vai mentir querendo ou não

    por isso e bom saber algumas coisas que podem te entregar enquato mente, desde pequeno mentia muito(fazia muita merda, e apanhar eu não queria…)

    as vezes da ate gosto em mentir sabe? tipo…. vc pensa, nossa,como pude fazer isso?

    tipo
    esses dias mesmo, recebi uma suspensão e tinha que mandar algum responsavel assinar ela, então peguei um envelope,cortei em umas pequenas partes especificas(o suficiente para uma assinatura), coloquei dois papeis, o da suspensão e um normal, sai juntando um monte de assinaturas, e entreguei para minha mae assinar, ela perguntou porque eu estava fazendo isso, respondi que era apenas um “trabalho de escola” e ela estava meio apreçada então rapidamente assinou a suspensão(escolhi esse momento, pois as suas opções eram assinar, se atrasar, ou descobrir tudo e de brinde,dormir com os “coro” quente

    me senti tao foda nesse dia…..

  7. Miroslau

    31 de maio de 2015 em 22:21

    Eu sou um bom mentiroso

    • Harth Hasgold

      1 de junho de 2015 em 13:13

      Será?ou é apenas uma mentira?

      • Miroslau

        2 de junho de 2015 em 12:15

        Se isso for uma mentira então é verdade!

  8. Gato Endiabrado

    31 de maio de 2015 em 22:11

    A pessoa se torna mentirosa a partir de quando ela diz ” É só a cabecinha… “. carinhaquela

  9. Rodrigo Duarte

    31 de maio de 2015 em 20:33

    Um sinal de mentira é quando uma candidata diz que não vai mexer nos direitos trabalhistas nem que a vaca tussa.

  10. Mutley

    31 de maio de 2015 em 19:16

    Se dependesse dessa lista então eu seria mentiroso o tempo todo xD ,vamos ver :
    ..
    Contado visual : Eu raramente olho nos olhos das pessoas ,tipo , é sério mesmo , quando eu estou falando ou ouvindo alguém eu geralmente foco em alguma parte do rosto como a testa , a boca ou os cabelos, eu só olho nos olhos quando estou tentando convencer alguém , mas não porque eu esteja mentindo , e sim porque acho que essa pessoa vai achar que eu realmente estou mentindo ao falar com ela.
    ..
    Pausa : Pausar na fala pode ser por causa de nervosismo , eu geralmente penso muito mais do que falo , então meio que ”trava o nintendo” na hora de falar algo ou continuar um dialogo , porque eu penso em mil coisas pra falar e não uma de imediato como as pessoas que tem o costume de falar fazem.
    ..
    Palavras : Isso eu acho que eu to tranquilo então se eu for mentir , eu geralmente digo palavras curtas e diretas quando me questionam sobre algo : ”não” , ”não sei” , não peguei” , não sei de nada” e até a que entrega todo mundo , o clássico ”não fui eu” .
    ..
    Mas eu realmente penso que a melhor maneira de reconhecer alguém que esta mentindo é conhecer bem a pessoa , muito além de dicas , a convivência é quase um aprendizado pra descobrir como é cada um e como se comporta .

    • Gato Endiabrado

      31 de maio de 2015 em 22:16

      Puta que pariu, eu gaguejo de mais. XD E falo igual o Cebolinha. :c Apesar de que as pessoas dizem que eu leio [em voz alta] bem. Tô sempre olhando nos olhos da pessoa, não sei, só faço. E quando uma coisa não é culpa minha ou é, eu uso muitas palavras. 😐

    • Guilherme Gonçalves da Silva

      31 de maio de 2015 em 20:27

      Cara, você acabou de me descrever. ‘-‘

  11. André Silva

    31 de maio de 2015 em 18:48

    Eu não sei mentir, fico muito nervoso e meu cérebro buga, não consigo nem inventar uma desculpa.

  12. Elyane

    31 de maio de 2015 em 18:07

    Apesar de não gostar muito de mentir (ou como um amigo meu sempre diz: “distorcer a verdade de uma maneira mais favorável a mim”.), quando minto normalmente não descobrem que é mentira kkk…Uma dica: termos técnicos sempre ajudam nesta hora e se por acaso perceber que está sendo pego, ressalte com um “Se quiser comprovar o que eu digo pergunte a fulano ou faça tal procedimento” a pessoa fica sem jeito e acaba aceitando as informações que você está oferecendo. Mas ressalto faço o possível para nunca mentir, use apenas em casos extremos, é muito triste e chato você descobrir que alguém está mentindo para você.

    • Gato Endiabrado

      31 de maio de 2015 em 22:21

      Mas ai fode se a pessoa vai perguntar pro fulano se é verdade. 😐

      • Elyane

        1 de junho de 2015 em 19:57

        Quando conta se uma mentira sempre corre este risco…kkk

  13. Blue

    31 de maio de 2015 em 17:49

    Eu não gosto de mentir, mas é inevitável, mas sempre tento controlar minhas reações para parecer o mais confiante possível em minhas palavras, e sobre o “eu acho”, eu já sou confuso normalmente, “eu acho” “sei lá” “se eu não me engano” “provavelmente” e coisas do tipo são expressões que eu uso o tempo todo

  14. Templario Fascista

    31 de maio de 2015 em 17:41

    Eu não apresento nem um desses sinais sitados pois eu sou um Psicopata e ñ ligo quando percebem que estou mentido, e tbm nem fico nervoso porque não me importo com as pessoas!

    -”Satanás é meu senhor, nele abitarei e nada me faltarás”!

    • caveira sem nome

      31 de maio de 2015 em 22:28

      vc parece um menino de 9 anos que acabou de ver o trevor do gta 5 e quer ser iqual a ele, alem de pagar de satanista

      • Templario Fascista

        1 de junho de 2015 em 15:33

        Caveira sem nome. minhas atenções para vc caro desconhecido, acho que com esse seu comentário tão criatívo e
        de fortes palavras vou me consultar em um psicólogo porque vc causou graves impactos psicologicos em minha mente. È tanto que nem consigo mais estudar por conta desse seu comentário tão avassalador que estou dormindo com ajuda de remédios controlados!

      • chapolim do mal

        1 de junho de 2015 em 12:13

        Bah, eu tenho 17 e gostaria de ser igual ao Trevor.

  15. chapolim do mal

    31 de maio de 2015 em 17:33

    Eu não sou um bom mentiroso porque sempre me dá crise de riso quando tento mentir e acabam descobrindo.

  16. Wagner

    31 de maio de 2015 em 17:26

    Quando eu minto para enganar os outros, eu faço o contrário do que tá escrito aí, exceto a das pupilas (tanto que tenho uma colega que percebe isso em todo mundo). Só que disso que tô falando é sobre daquelas brincadeiras saudáveis, contando a verdade no final e que não leva a nenhuma consequência ruim.
    Mas é difícil achar um mentiroso de qualidade (pelo menos por aqui). Conheço gente que até mentindo de brincadeira fica suando igual um porco, magina pra controlar as pupilas.
    Uma vez tive que aplicar uns questionários na rua e uma das perguntas era sobre se as pessoas conheciam algum tipo de iniciativa sobre descarte de medicamentos. Geral dizia “Mas é claaaaro, quem não sabe, né?”. Com esse “claro” puxado e o “né” ficou evidente que estavam mentindo. Mas para o azar delas, a pergunta seguinte era pra citar pelo menos um que elas já ouviram falar. Respondiam olhando para o celular/relógio ‘Poxa vida”, mas eu esqueci” e outras coisas do tipo.

  17. Diego Martins

    31 de maio de 2015 em 16:59

    Imagem 3: Para entendedores.

    • Emmanov Kozövisck

      3 de junho de 2015 em 19:58

      Grande Andre Matos, expoente do metal nacional!

    • Gênesis

      1 de junho de 2015 em 12:24

      “Não gostei desta colocação!!!”

      [img]http://rockveloz.com/wp-content/uploads/2013/07/detonator.jpg[/img]

28 Comentários
Topo