Minilua

Síndrome de Cotard: A doença do zumbi

Um zumbi é uma pessoa morta que volta a vida, ou seja, é um ser que está meio morto e meio vivo. E é isso, mais ou menos, que essa estranha doença faz:

Síndrome de Cotard

Nós temos consciência de que estamos vivos e de que podemos interagir com outros seres no mundo. Mas o que aconteceria se uma pessoa, de repente, começasse a pensar que ela está morte e continua vivendo entre nós, como se fosse um zumbi?

Apesar de parecer uma coisa totalmente absurda, isso pode acontecer com qualquer um de nós e existe até mesmo um nome para essa loucura: Síndrome de Cotard.

As pessoas que sofrem disso, acreditam que estão mortas ou mesmo que seu corpo está se decompondo. Ela possui diversos estágios, sendo o mais grave quando a pessoa se quer interage com as outras a sua volta, como se realmente estivesse morta. A cabeça de uma pessoa com tal síndrome fica tão virada, que até mesmo o organismo dela fica estranho, enfiando ela ainda mais em sua loucura de morte.

Casos

Mesmo sendo rara, algumas pessoas acabam tendo essa doença. Um caso famoso foi de um motoqueiro que se acidentou e depois de ficar muito tempo no hospital, ele acabou sendo transferido para outro país. E quando ganhou alta, começou a pensar que estava no inferno e que tinha morrido. Ele teve que ser tratado, pois dentro de sua mente a vida tinha acabado e ele nada mais era que um morto.

Outro caso foi de um menino, que sofria dessa síndrome de maneira esporádica. As vezes ele agia como uma pessoa normal, mas em alguma épocas acreditava estar morto. Além disso, ele enxergava todas as coisas a sua volta como mortos, não conversava com as pessoas durante as crises e seu organismo ficava todo descontrolado. Até as tentativas de criar situações prazerosas eram ignoradas, pois ele se sentia excluído do mundo dos vivos.

Cura

Não parece existir um cura definitiva para isso, mas normalmente as pessoas tomam antidepressivos e outros remédios que mexem com “a cabeça”. Algumas vezes eles se curam, mas outros muitas vezes continuam acreditando serem mortos e vagam por aí, como se fossem zumbis.

Caso esteja se sentindo meio morto, tome cuidado! Você pode estar sofrendo da Síndrome de Cotard.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/