Minilua

Sith, “o lado negro da força”

Há muitas eras atrás a raça chamada Sith foi criada pelo Jedi Sith (um Jedi renegado). Sith se uniu ao lado sombrio, mas devido a um treinamento aprimorado que teve na Ordem Jedi, acabou tornando-se o líder.

Os Sith acabaram se espalhando pela galáxia, passando a aceitar inclusive membros de “outras espécies”. Esta nova raça tinha como objetivo o poder acima de qualquer coisa.

Os Jedi, ao longo dos tempos, destruíram todos os Sith, restando somente um. Para que esta nova ordem sobrevivesse, a partir daquele momento somente haveriam dois Sith: um mestre para passar o conhecimento e um aprendiz que, quando já tivesse adquirido o conhecimento necessário, mataria o mestre, assumindo o lugar do mestre e adquirindo um novo discípulo. A partir daquele momento ele começou a se intitular “Darth” (Dark Lord oh the Sith” – Lorde Sombrio de Sith).

Muitos anos acabaram se passando, até que surgiu “Darth Plagueis”, um novo mestre Sith, também originalmente Jedi, que acabou lutando em Kashyyyk ao lado do mestre Yoda, mas que decidiu optar pelo lado “sombrio da força”. Plagueis tinha “o poder de manipular os midiclorianos e criar vida, acabou sendo assassinado por Palpatine, seu aprendiz, ao dormir.

Palpatine acabou se tornando um dos mais poderosos Sith, adotando o nome “Darth Sidious”. Usando manipulações, ele conseguiu tornar-se Supremo Chanceler, posto máximo na Velha República e, posteriormente Imperador da Galáxia.

Sidious teve ao todo quatro discípulos, mas somente três foram revelados: Darth Maul, que acabou sendo morto por Padawan Obi-Wan Kenobi; Darth Tyranus, também conhecido como Conde Dookan (ex-Jedi morto pelo Cavaleiro Jedi Anakin Skywalker em Coruscant); e  Anakin, que adotou o título de Darth Vader.

Vader morrerria na “segunda Estrela da Morte”, após se arrepender e salvar seu filho.  Atingido por “Raios da Força” criados pelo seu mestre, o imperador, Vader acabou não suportando os ferimentos, já que seu estado físico também estava debilitado.

Foi revelado porém, no romance “O Império do Mal”, que Sidious teria diversos clones em um lugar desconhecido e distante da galáxia. Palpatine, sempre que sentia a morte se aproximar, transferia sua “mente para outro corpo”. Ele acabou atraindo Luke Skywalker para o “Lado Sombrio”, porém este acabou se arrependendo e matou o imperador, antes que ele transferisse sua mente para outro corpo, fazendo com que a Ordem desaparecesse da Galáxia.
Sabe-se porém que vários artefatos referentes à Ordem estão espalhados pela Galáxia, possibilitando a volta dos Sith no futuro.

O código Sith descreve:

Paz é uma mentira, só existe paixão.
Através da paixão, ganho força.
Através da força, eu ganho poder.
Através do poder, eu ganho a vitória.
Através da vitória, minhas correntes são quebradas.
A força me libertará.

Os Sith têm potencial inato, podendo desenvolver vários tipos poderes. Os poderes são geralmente violentos e bem maiores se comparados aos do Jedi.

 

Adaptado de origin-symbol