Minilua

Sociedades secretas que mudaram a história

A humanidade sempre gostou de criar grupos secretos para fazer as mais diversas coisas. Muitos nunca fizeram nada demais ou não foram capazes de realizar seus planos, mas outros chegaram a mudar o mundo a sua volta:

Secret Six

Entre 1920 e 1930, a cidade de Chicago era governada por um poderoso criminoso: Al Capone. A polícia, com mais de 300 homens, trabalhava 24 horas para colocar o criminoso atrás das grades, mas ele era mais esperto e acabava sempre escapando de todas armadilhas e leis existentes. Todos na cidade sabiam que ele era o mandante de dezenas de crimes, mesmo assim as provas nunca apareciam ou desapareciam misteriosamente, dependendo da situação.

Nesse cenário caótico, a próspera Chicago começou a sofrer duros golpes em sua economia, afinal ninguém queria investir em uma cidade dominada pelo crime. Por isso, alguns dos mais poderosos empresários locais resolveram contratar pessoas de talento e as colocaram nas ruas, com todo dinheiro necessário para conduzir investigações que a polícia jamais poderia fazer. Além disso, esses justiceiros não precisavam andar nos trilhos ou seguir todas as leis como as autoridades. Por isso, essa força tarefa podia usar os mesmos truques que os criminosos usavam.

O Secret Six contratou Alexander Jamie, Agente do Departamento de Justiça, que por sua vez entrou em contato com o Xerife da região, conseguindo montar um time de primeira linha para o trabalho contra o crime.

Durante sua atuação, o grupo de detetives investigou 595 casos diferentes, conseguindo 55 condenações. O total de fiança arrecada pelas prisões realizadas, graças as ações dos homens do Secret Six, chegou a totalizar 11 mil dólares (um valor gigantesco para época). Além disso, mais de 600 mil dólares foram tirados das mãos dos bandidos e 25 casos de sequestro foram desmantelados.

Graças a todos esses movimentos feitos por esse grupo secreto de justiceiros bancados por empresários, a cidade de Chicago conseguiu se livrar dos criminosos.

Guido von List Society

Antes do nazismo assumir o controle da Alemanha e colocar o mundo inteiro em guerra, houve um grupo secreto de onde muitos dos pensamentos utilizados por Hitler surgiram. Conhecido como Guido von List Society esse grupo fundado por um homem é o pai de grande parte dos pilares da ideologia nazista.

Guido List foi um jornalista, escritor e homem de negócios, que adorava se envolver com misticismo. Ele foi um dos fundadores da Ariosofia, que é uma ideologia de origem esotérica, surgida em 1890. Junto com essas ideias malucas, esse grupo pregava a superioridade ariana, usava a suásticas e o braço estendido para frente era sua maneira de cumprimento.

A sociedade, que em seus primeiros dias era secreta, se transformou em um grupo político de forte influência. Alguns dos mais importantes alemães da época eram parte do Guido von List Society. Muitas dessas ideias e símbolos de Guido List foram passadas adiante e caíram no gosto dos Socialistas Nacionais, mais conhecidos como nazistas.