Minilua

O Sol vai virar de cabeça para baixo

O Sol é um monstro furioso, que vive com suas entranhas em chamas. De tempos em tempos, ele fica mais raivoso que o normal, liberando uma ira gigantesca e nesses momentos coisas estranhas e ruins acontecem:

Ciclo solar de Schwabe

O Sol brilha há bilhões de anos, mas sua vida pode ser dividida em ciclos bem pequenos. A cada 11 anos, nossa estrela passa por um período de mínimo e por um de máximo. Momentos onde a atividade solar aumenta e diminui, algo que afeta o clima na Terra, pois recebemos mais radiação quando ele está em seu pico.

Só que não é apenas isso que ocorre nesse período, pois o Sol também acaba virando de cabeça para baixo de seu campo magnético. Devido as grandes movimentações e forças do seu núcleo, o Sol passa por grandes mudanças que refletem no seu jeito de funcionar.

A última vez que a nossa estrela passou por isso foi em 2000, quando a NASA previu que tal fenômeno se repetiria em 2011, mas acabou acontecendo um atraso, pois a previsão para que o campo magnético do Sol vire de cabeça para baixo é o final desse ano.

Os cientistas ainda não tem certeza da força que o Sol pode liberar em seu pico, contudo existem registros de máximos solares onde a coisa foi tão forte que era possível ver auroras boreais de quase todos os cantos do planeta. E caso algo semelhante aconteça, a situação pode ficar bem feia para nosso lado.

Ferrando com tudo

Muito interessante que o Sol vai virar seu campo magnético de cabeça para baixo, mas o que isso influencia nossa vida? Em praticamente tudo, começando pelo computador que você está usando para ler essa matéria ou mesmo a internet do seu celular, ou qualquer coisa eletrônica perto de ti.

Quando o Sol está “trabalhando para valer”, ele libera mais radiação e raios cósmicos que afetam a ionosfera da Terra, causando perturbações. Isso faz com que as comunicações no planeta sejam bem prejudicadas, pois as ondas de rádios se perdem nessa bagunça. Assim qualquer coisa que necessita de um satélite pode parar de funcionar: Celular, GPS, TV, internet… Fora que se dermos o azar de uma grande tempestade solar vir direto para nossa cara, os eletrônicos que temos podem simplesmente queimar. Um dia você vai dormir e seu computador acaba queimando sozinho, como se fosse magia negra, mas é o Sol com sua fúria.

Felizmente os cientistas estão de olho nos acontecimentos do Sol, afinal satélites podem ser desligados (para evitar maiores perdas) e até mesmo a Estação Espacial Internacional pode sofrer com esses problemas solares.

Vamos torcer para que o Sol fique doido e vire sua cabeça para baixo, sem nos trazer problemas.

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/