Minilua

Somos mais inteligentes do que pensávamos

Todo mundo já ouviu, alguma vez na vida, aquela história de que nós usamos apenas 10% de nosso cérebro. E parece que essa lenda é uma “meia verdade”, pois alguns cientistas acabaram de descobrir que nosso cérebro é muito mais potente do que imaginávamos.

Funcionamento

Nosso cérebro se parece muito com um computador, pois assim como as máquinas que usamos para acessar a internet, ele usa impulsos elétricos para processar a informação. Quando vemos ou pensamos em algo, uma sinal é disparado no cérebro, percorrendo um intricado caminho de neurônios e dendritos.

Essa estrutura chamada dendritos são uma espécie de fio condutor, que antigamente os cientistas acreditavam servir apenas para transportar a informação necessária de um ponto a outro, mas um novo estudo mudou essa concepção.

Mais do que se imaginava

Quando igualamos o cérebro ao computador, podemos dizer que os neurônios são os processadores e que os dendritos são os barramentos. E, assim como no PC de verdade, os barramentos do cérebro não processam informação, apenas a movimentam… Isso era o que todo mundo pensava.

Um estudo feito pela Universidade da Carolina do Norte e publicado na importante revista Nature, revelou que esses fios do cérebro também são capazes de processar informação. Isso quer dizer que o cérebro humano pode ser muitas vezes mais potente do que um dia se imaginou!

Para descobrir tal coisa, os cientistas, depois de muitas tentativas falhas, conseguiram colocar um fio em contato direto com um dendrito, assim captaram os sinais emitidos por ele. Esse teste revelou que os dendritos computam informação, como se fossem pequenos processadores escondidos.

Essa descoberta é simplesmente incrível e pode mudar a maneira de enxergarmos a nós mesmos e também pode criar espaço para o melhor entendimento de nosso cérebro!

Siga Diego Martins no Google+: gplus/diegomartins

Ou adicione no Facebook: http://www.facebook.com/diegominilua

Faça parte de nosso grupo: http://www.facebook.com/groups/188760724584263/