Sorte sua não ter nascido da Idade Média

Muita gente adora sonhar com a Idade Média. Normalmente elas querem ser cavaleiros, rainhas ou príncipes, mas o mundo naquela época era muito menos glorioso e belo do que os filmes retratam no cinema:




Mulher

women

A vida de mulher na Idade Média era complicada. Elas eram tratadas apenas como objetos sexuais por seus maridos, não possuíam muitos direitos e tinham que casar com quem seus pais bem entendessem. Naquela época, ter uma filha nunca era algo muito bom, a não ser que um bom casamento fosse arranjado para ela.

Já ter um filho homem era melhor, pois ele era mais valioso e poderia se casar com alguma mulher para trazer mais poder para sua família ou mesmo dinheiro.




Sistema prisional

prison-n04

Antigamente existiam muito menos leis do que atualmente, mesmo assim não era incomum que pessoas acabassem sendo presa. Por isso, os castelo costumavam contar com celas, que mais pareciam jaulas para os criminosos que não tivessem sido mortos pela guarda que os prendeu.

Uma pessoa presa, muitas vezes, não tinha direito a julgamento ou nada parecido. Ela era jogada na cela e não recebia comida, nem água direto. Naquele tempo, era coisa normal um prisioneiro morrer de sede ou fome. Visitas de parentes ou passeios para pegar Sol não eram cogitados. Tudo que restava para o prisioneiro era torcer para receber água e comida o bastante para não morrer e aproveitar o tempo dentro de um buraco na pedra.




Sobrenome

a_knights_tale_heath_ledger

Na Idade Média, como a população era muito menor, as pessoas ainda não tinham o costume de adotar sobrenomes. Para diferenciar quem tinha o mesmo nome, era utilizado o nome da cidade da pessoa ou a profissão que ela tinha.

Ou seja, uma pessoa chamada Artur, poderia ser reconhecida como Artur de Londres ou como Artur Açougueiro. Muitos dos sobrenomes que temos atualmente vem dessa época, por isso, não é incomum vermos gente com nomes que remetem a profissões da Idade Média.




Medicina e expectativa de vida

medici1

A medicina na Idade Média, quando vista da atualidade, mais parecia coisa do louco. Muito dos medicamentos e tratamentos se baseavam totalmente na velha superstição. Um das maneiras mias usadas para a cura de qualquer tipo de doença era a sangria. Os “médicos” abriam buracos nos doentes ou usavam sanguessugas para retirar uma parte do sangue. Eles acreditavam que isso fazia com que a doença fosse expelida com o sangue para fora do corpo, o que, obviamente, não faz nenhum sentido.

Por causa desse tipo de tratamento médico e pela desigualdade social gritante, a expectativa de vida naquela época é de pouco mais de 30 anos para o homem e um pouco mais para a mulher. A mortalidade infantil era gigantesca e o trabalho forçado fazia com que muitos morressem ainda bem jovens.




Bêbados

uugnlgndkq4imtnvvrex

Hoje em dia nós contamos com sofisticados sistemas de tratamento de água para podermos tomá-la. Naquele período, nada disso existia, por isso, beber água era mais complicado do que parece. Os rios não eram tão poluídos, porém também não eram limpos, principalmente aqueles que ficavam no meio das cidades. Devido a esse problema, água potável e boa era um item raro. Além disso, era de conhecimento popular que água pura era ruim para a digestão.

Somando esses fatores, muitas pessoas simplesmente desistiam de beber água e como não existiam refrigerantes naquele tempo, a bebida oficial era a cerveja e o vinho. Era mais do que normal as pessoas tomarem bebidas alcoólicas junto com as refeições ou a qualquer hora. A verdade é que todo mundo estava sempre bêbado, nem que fosse um pouco.

  1. Geisi

    29 de outubro de 2015 em 14:56

  2. Rosana Leite

    28 de junho de 2015 em 20:26

    Não dá pra uniformizar a história do mundo todo dessa forma. Toda essa “descrição” teve m ponto de partida eurocêntrico. nesse mesno periodo, outras culturas afloravam tecnologicamente, culturalmente e poderiam possuir sistemas legais beeem diferentes desse mencionado aí – aliás, quais as refencias para fazer essas afirmações? o bom e velho “passou num filme”, “eu acho que era assim” ou “meu amigo me disse”?

  3. viktor knust

    22 de maio de 2015 em 01:02

    Entao quem tem sobrenome picasso ? ( ͡° ͜ʖ ͡°)

  4. Fred Baskerville

    19 de abril de 2015 em 03:41

    Continuo achando fascinante um mundo onde pai e filhos caçavam suas próprias jantas, andavam a cavalo, brincavam de luta entre espadas e só tinham a obrigação de constituir uma família e viver para sempre com ela no meio de alguma planície esverdeada sem nenhum tipo de poluição.

  5. Near Ghale

    30 de março de 2015 em 20:34

    atualmente eu ouço muitos comentarios como ” é o fim do mundo” por causa de um homicidio ou outra coisa bisarra acontecendo no mundo afora.
    esses comentarios vem principalmente de pessoas mal informada em relação a historia,
    isso é triste

  6. Jeff Dantas

    30 de março de 2015 em 12:12

    Por essas e outras, que eu adoro pinturas: http://cdn.minilua.org/wp-content/uploads/2015/03/medici1.jpg

  7. Weverton Costa

    30 de março de 2015 em 08:09

    Sorte de quem era Dragonborn

  8. chapolim do mal

    29 de março de 2015 em 09:46

    A idade média era um lixo, as pessoas eram ignorantes, pensavam que iam cair do fim da Terra, por exemplo, pensavam que tudo que acontecia era magia, queimavam mulheres nas fogueiras e eram capachos da igreja no ocidente e viviam com medo do sobrenatural e muitas outras coisas terríveis, ainda bem que o renascentismo apareceu e acabou com esse tempo de trevas.

    • Mutley

      29 de março de 2015 em 13:51

      ”queimavam mulheres nas fogueiras e eram capachos da igreja no ocidente e viviam com medo do sobrenatural” ainda bem que superamos esse tempo não é ? 😛

      • chapolim do mal

        29 de março de 2015 em 19:50

        Em grande parte sim mas ainda existe o oriente pra seguir a tradição da ignorância.

  9. Vinicius de Oliveira

    29 de março de 2015 em 08:25

    errado uma pessoa podia viver normalmente a 60 anos na idade media se nada acima acontecer com ela

    • Pedro Vieira

      29 de março de 2015 em 20:37

      Exatamente, caso você não morresse quando criança e não pegasse alguma doença a média era até uns 60 ou 70 anos. A maioria das estatísticas mostram apenas 30 devido ao fato de muitas crianças e jovens morrerem, o que reduzia a expectativa de vida.

    • João Rodrigues

      29 de março de 2015 em 13:33

      30 anos é a media geral de expectativa de vida naquela época, não q cada pessoa vai viver exatamente 30 anos

  10. Oseias Filipe

    29 de março de 2015 em 00:51

    Prazer Oséias de Cabo Frio – RJ hehehe

    • Kuzan

      29 de março de 2015 em 14:10

      Prazer, Alisson Gabriel de Ribeirão Preto.

  11. Greengineer

    28 de março de 2015 em 20:40

    Então quem tem sobrenome Pinto hoje…( ͡° ͜ʖ ͡°)

    • Near Ghale

      30 de março de 2015 em 20:37

      vem do trabalho da pessoa como cuidados com aves

    • Jon- ken José johnny

      28 de março de 2015 em 21:36

      Pintava casas

      • Greengineer

        28 de março de 2015 em 21:46

        Mas será que pintavam como eu pinto?

        • Luiz Henrique Romanhol Ferreira

          29 de março de 2015 em 11:57

          Poderiam criar pintinhos e vender as galinhas

          • Kuzan

            29 de março de 2015 em 14:08

            Ou eles vieram de uma cidade chamada pinto.

          • Greengineer

            29 de março de 2015 em 14:50

            Pinto é um município localizado no sudoeste da Comunidade autónoma de Madrid, na Espanha.
            É, tem sentido. Deve rolar altas menagens por lá

          • Jeff Dantas

            30 de março de 2015 em 12:12

            Hheheh eu não duvido, sinceramente!! 🙂

  12. Mutley

    28 de março de 2015 em 20:37

    Continuo achando a Idade Média legal , e acho que como a maioria das pessoas que gostam de história com certeza um dia já pensaram em viver numa certa época , ver como era o mundo naqueles tempos , por mais que não fosse tão acessível quanto o atual .

    • Blue

      28 de março de 2015 em 23:21

      Com esse pensamento de curioso que gosta de estudar o mundo você iria pra fogueira antes de conseguir aprender alguma coisa, eu gosto de história, e por isso vejo que todos os períodos e civilizações possuíam algum defeito, seja a desigualdade, o preconceito, a ignorância, a estupidez, a violência ou qualquer outro. A idade média era longe dos livros de fantasia, era ruim, higiene simplesmente não existia, a igreja controlava tudo e quem tentasse pensar de maneira diferente era torturado de maneiras muito cruéis e queimado vivo, corrupção existia por todo lado, os porcos eram mais inteligentes que as pessoas, qualquer doença de merda já matava metade da cidade, ninguém tinha liberdade, e outros, não é à toa que é chamada de Idade das Trevas, os gregos e egípcios vieram antes e eram mais inteligentes que esse povo de merda.

      • Guilherme Gonçalves da Silva

        29 de março de 2015 em 00:12

        Tirando a tecnologia e a higiene atual que são infinitamente superiores tudo ainda continua na mesma…ignorância, violência, desigualdade, preconceito… e isso em todas as épocas em que os humanos povoaram a Terra, o defeito está em cada um de nós e não na maneira de se viver propriamente dita.

        • chapolim do mal

          29 de março de 2015 em 09:39

          Pelo menos vc não acaba em um desses
          [img]http://http://cabuloso.xpg.uol.com.br/portal/images/galleries/7069/26431.jpg[/img]
          Ou esse
          [img]http://http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/64/Zelazna_dama.svg/150px-Zelazna_dama.svg.png[/img]

    • Lhama Charmosa

      28 de março de 2015 em 21:19

      tbm gosto da Idade Média, acho uma época muito interessante, cheia de mistérios e tragédias onde as pessoas viviam como que “isoladas” do mundo, super foda!

    • Like A Dreamer

      28 de março de 2015 em 20:53

      Por mais que falem mal da Idade Média, não adianta: sempre que leio algum livro de fantasia ou escuto Metal, minha vontade de viver naquela época só aumenta 🙂

  13. Rodrigo Duarte

    28 de março de 2015 em 20:13

    Só bêbado mesmo pra suportar a idade média.

30 Comentários
mais Posts
Topo